Questões de Administração

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"Necessidades de treinamento são as .....I..... de .......II.........profissional das pesso-as, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa .........III......... e aquilo que ela real-mente .........IV.........".

Escolha a alternativa que complemente corretamente as lacunas numeradas:

  • A.

    I – carências; II – preparo; III – deveria saber e fazer; IV – sabe e faz.

  • B.

    I – carências; II – preparo; III – sabe e faz; IV – deveria saber e fazer.

  • C.

    I – necessidades; II – capacitação; III – sabe e faz; IV – deveria saber e fazer.

  • D.

    I – necessidades; II – capacitação; III – deveria saber e fazer; IV – sabe e faz.

O modelo de concorrência proposto por Michael Porter estabelece conexões entre ambientes empresariais e clientes, fornecedores, concorrentes e mercados, que sinalizam a emergência de novos produtos. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Segundo o modelo mencionado, as competências essenciais de uma empresa decorrem da gestão do conhecimento e, portanto, são compartilhadas com as concorrentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cadeia de valor das inovações envolve três fases: geração de idéias, conversão em produtos ou processos, e difusão. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem.

A expressão not invented here (não inventado aqui) tem sido uma barreira a ser superada na construção da cadeia de valor da inovação.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    V, F, V, F e F.

  • B.

    F, V, V, F e F.

  • C.

    V, V, F, V e F.

  • D.

    F, F, V, V e F.

  • E.

    V, V, F, F e V

Você é o responsável pelo controle administrativo de toda uma empresa que aluga veículos. Nas reuniões semanais, você chamou a atenção de determinado vendedor que estava mudando os preços previamente estipulados para a locação dos veículos. Na verdade, você se utilizou do controle como:

  • A.

    função restritiva e coercitiva

  • B.

    sistema automático de regulação

  • C.

    sistema não automático

  • D.

    função administrativa

  • E.

    função não administrativa

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que se refere à gestão da rotatividade de pessoal é correto afirmar:

  • A.

    A rotatividade de pessoal não causa impacto no relacionamento entre a empresa e o cliente externo.

  • B.

    A pouca importância para a gestão da rotatividade está relacionada ao fato de que as pessoas apresentam um movimento natural de mudança de emprego.

  • C.

    É importante o controle da rotatividade para não impactar na motivação dos empregados e gerar mais absenteísmo.

  • D.

    A falta de qualificação de grande parte dos candidatos e a necessidade de mão-de-obra desvia o foco do órgão de recrutamento e seleção para o preenchimento das vagas, não considerando, para fins de rotatividade de pessoal, os admitidos nestas condições.

O levantamento de necessidade de treinamento pode ser feito em três níveis de análise. Assinale aquele que NÃO pode ser considerado como nível de análise.

  • A.

    mudança.

  • B.

    organizacional.

  • C.

    recursos humanos.

  • D.

    estrutura de casos.

A departamentalização funcional tende a transferir todas as decisões para o topo da hierarquia, resultando em concentração de responsabilidades e lentidão. O trabalho em equipe tem sido utilizado freqüentemente como recurso para tornar mais ágil e eficaz o desempenho em organizações de todos os tipos. Assinale a alternativa que identifica corretamente características do trabalho em equipe.

  • A.

    O trabalho em equipe exige elevada disciplina, senso de hierarquia e disposição de sacrifício dos membros em relação às decisões do líder.

  • B.

    Uma equipe de trabalho eficaz baseia-se na confiança de cada um em sua competência individual. Quando cada um faz o que considera mais adequado, o trabalho tende a se harmonizar de forma espontânea, sem a necessidade de uma liderança forte.

  • C.

    No trabalho em equipe, as habilidades de cada um são complementares, os conflitos são resolvidos pelo diálogo e a liderança se afirma pela confiança dos demais na sua competência para conduzir a equipe.

  • D.

    O elemento central do trabalho em equipe é o planejamento, a capacidade de se antecipar a todas as possibilidades. O verdadeiro líder de equipe é aquele que controla todas as variáveis internas, evitando os conflitos e externas, eliminando as incertezas.

  • E.

    O trabalho em equipe só funciona quando o líder compreende as necessidades de cada membro e procura satisfazê-las. Isto evita insatisfações, conflitos internos e o surgimento de competição em torno da liderança

O método de avaliação de desempenho que se baseia no fato de que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos é denominado

  • a.

    misto.

  • b.

    da escala gráfica contínua.

  • c.

    da escala gráfica descontínua.

  • d.

    da escolha forçada.

  • e.

    do incidente crítico.

O estilo gerencial, que define os papéis de cada indivíduo, determinando as providências para a execução das tarefas de cada um, sem contar com participação do grupo, caracteriza-se como

  • A. democrático.
  • B. participativo.
  • C. autoritário.
  • D. liberal.
  • E. vertical.
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