Questões de Administração

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Considerando que as organizações têm focado importante atenção no gerenciamento das competências dos funcionários, julgue os próximos itens.

O desenvolvimento na carreira deve-se basear na apresentação de múltiplos caminhos a serem percorridos, com oferta de oportunidades de crescimento horizontal e de desenvolvimento contínuo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de gestão das organizações, os planos identificam os objetivos e ações necessárias para realizá-los, enquanto que as expressões quantitativas desses planos, em termos físicos e financeiros, as quais devem traduzir as metas e estratégias em termos operacionais, ocorrem pelo método de

  • A. orçamento.
  • B. balanço patrimonial.
  • C. demonstração do resultado.
  • D. fluxo de caixa.
  • E. demonstração do valor adicionado.

Acerca de prospectiva tecnológica e metodologias, julgue os itens de 102 a 111 a seguir.

A análise morfológica, muito usada para avaliação dos ambientes onde se desenvolvem inovações, explora as tendências de um conjunto de atributos ou variáveis que permitem fazer previsões sobre a evolução dos sistemas de inovações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que as organizações têm focado importante atenção no gerenciamento das competências dos funcionários, julgue os próximos itens.

A tarefa é o ponto unificador nos processos de seleção, treinamento, avaliação e reconhecimento, em que cada indivíduo tem responsabilidades, deveres e atividades determinadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas. Uma das etapas abaixo NÃO faz parte desse conjunto. Assinale-a.

  • A.

    Desenho.

  • B.

    Diagnóstico.

  • C.

    Implementação.

  • D.

    Condicionamento.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 35 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O âmago de uma estratégia de sucesso em marketing é uma boa estratégia de posicionamento, que permite à empresa alcançar uma presença singular no mercado. O posicionamento é a criação de uma imagem na mente do consumidor que seja diferenciada em relação aos produtos oferecidos pela concorrência. Quanto ao posicionamento de produtos é correto afirmar:

I- A empresa é que posiciona o produto, e não o mercado.

II- A empresa deve estar disposta a experimentar, corrigindo rapidamente os erros a partir das respostas do mercado.

III- Deve basear-se em fatores intangíveis, como liderança tecnológica ou qualidade.

IV- Deve fixar o alvo em um público específico.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

Com relação ao EDI (Electronic Data Interchange), podemos afirmar.

  • A.

    O Sistema não necessita de testes antes de sua operacionalização.

  • B.

    Todas as empresas de uma cadeia produtiva podem participar, informalmente, do processo, agilizando o trânsito de informações entre elas.

  • C.

    A empresa pode optar por uma solução ASP na qual ela aluga essa tecnologia que tem de ser compatível com os sistemas de todas as empresas envolvidas.

  • D.

    É um formato padrão para troca de dados de negócios, criado pela NOVEL.

  • E.

    As mensagens EDI não podem ser criptografadas.

Acerca de prospectiva tecnológica e metodologias, julgue os itens de 102 a 111 a seguir.

A busca de idéias contidas em bancos de patentes que oferecem boas pistas sobre inovações em gestação é um método de vigilância tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que define a diretriz mais adequada para uma política de recursos humanos de caráter estratégico.

  • A.

    Introdução da gestão por competências, visando a especialização funcional e o fortalecimento dos níveis hierárquicos da organização.

  • B.

    Alinhamento e integração da política de RH ao planejamento estratégico da organização.

  • C.

    Implantação de uma estratégia de gestão de pessoas, onde cada um será incentivado a desenvolver seu potencial individual, independente de um planejamento estratégico comum a toda a organização.

  • D.

    Fortalecimento do RH, através da especialização do setor de recrutamento e seleção, tornando-o menos dependente do setor financeiro.

  • E.

    Descentralização da política de RH, visando atribuir o máximo de autonomia na gestão de pessoas para cada departamento da organização.

Correlacione as duas colunas, segundo a metodologia de levantamento das neces-sidades de treinamento, e depois escolha a seqüência CORRETA de cima para bai-xo:

  • A.

    I; II; III; IV.

  • B.

    I; IV; II; III.

  • C.

    II; III; IV; I.

  • D.

    III; IV; I; II.

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