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Um fabricante opera com os seguintes custos e expectativas de vendas:
– Custo variável unitário (por produto fabricado): R$15,00
– Custos fixos totais: R$150.000,00
– Venda esperada (em unidades): 50.000
Se o fabricante desejar realizar uma margem (mark-up) de 10% sobre as vendas, que preço, em reais, deverá cobrar dos fornecedores?
16,50
18,00
18,30
19,80
20,00
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
As técnicas de Organização e Métodos (O & M) permitem, com maior segurança, a análise da unidade de informação concebida como um sistema aberto, fornecendo elementos seguros para diagnósticos e estruturações. Adotadas para eliminar tarefas desnecessárias, aumentar a produtividade e melhorar a eficiência dos serviços, são um valioso instrumento especializado de administração. De acordo com a assertiva, é correto dizer que as técnicas de O & M estão relacionadas, a (ao):
processo de execução de tarefas.
promoção e adequação de serviços.
controle de rotinas administrativas.
racionalização dos métodos, processos e rotinas de trabalho.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As rápidas mudanças do mundo contemporâneo provocaram alterações na dinâmica das carreiras e nas relações entre empregados e empregadores. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.
Os planos de carreira passaram a incluir movimentações de carreira apenas em sentido vertical.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Sobre o princípio da Hierarquia das Necessidades de Maslow é correto afirmar:
a necessidade social está no topo das necessidades;
a necessidade fisiológica está logo acima da necessidade de segurança;
a necessidade social se encontra no mesmo nível da necessidade de segurança;
a necessidade de auto-estima está posicionada antes da necessidade de auto-realização;
a necessidade de auto-realização é a terceira necessidade na hierarquia das necessidades.
O Just in Time – JIT é um sistema (ou filosofia) de administração surgido no Japão na década de 70, como uma contraposição, ou crítica aparente, às abordagens tradicionais herdeiras do taylorismo. Aponte aquela que não é uma característica do JIT.
Esforço contínuo na resolução de problemas.
Eliminação de desperdícios.
Busca de economias de escala, com grandes lotes de produção.
Melhoria contínua dos processos.
Produção sem estoques.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.
Os valores individuais dos membros organizacionais são considerados o núcleo da cultura da organização.
A segunda etapa da pesquisa de marketing tem a ver com desenvolvimento do mais eficiente plano para a coleta das informações necessárias. Caso haja dificuldade orçamentária e de prazos para a realização da pesquisa de forma abrangente, uma das opções é a realização de consultas a:
Administração - Manuais de Organizações - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Manual é todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidos e cumpridos pelos executivos e empregados da instituição, bem como a forma como estes devem ser executados, quer seja individualmente, quer seja em conjunto. Considerando esse contexto, julgue os itens subseqüentes.
Os manuais administrativos não possibilitam a normatização das atividades administrativas, eles apenas evitam equívocos e discussões, muito freqüentes nas instituições.
As decisões da Unidade Administrativa de Documentação de uma determinada organização pública são tomadas de forma centralizada. Isto significa dizer que o poder de decisão está concentrado nas mãos de uma pessoa e que essa autoridade detentora do poder de decisão está alocada no topo da referida Unidade Administrativa. A escolha dessa forma de gerenciar a organização considera como vantagem da centralização
os tomadores de decisão no topo da hierarquia são eficazmente assessorados pelos supervisores operacionais que informam quando de fato as ordens devem ser executadas.
os tomadores de decisão no topo da hierarquia garantem velocidade e filtram a qualidade das mensagens transmitidas, evitando assim as possibilidades de erros e fraudes.
os tomadores de decisão no topo fazem a ordem fluir, entre os gerentes intermediários, de forma mais lenta, para garantir a qualidade da informação.
os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.
os tomadores de decisão no topo da hierarquia têm contato direto com os executores e conseguem garantir total cumprimento da ordem transmitida
A célebre experiência de Hawthorne representou um marco na história do pensamento administrativo. As principais conclusões dessa experiência contribuíram para:
Lançar as bases de uma nova filosofia de administração, a filosofia das relações humanas.
Integrar os enfoques entre a escola clássica, com predomínio dos fatores técnicos, e a escola comportamental, onde predominam os fatores humanos.
Prover os elementos cognitivos que deram sustentação à concepção do enfoque sistêmico enquanto teoria administrativa.
O surgimento das teorias sobre o comportamento coletivo nas organizações, cobrindo temas como clima e cultura organizacional e grupos informais.
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