Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
A hierarquização impede o fluxo eficaz de informações e favorece o trabalho isolado dos setores.
No planejamento de marketing voltado à exportação, as empresas devem estar atentas não apenas ao conhecimento dos mercados, mas, também, à promoção comercial como uma estratégia fundamental, pois ela:
permite à empresa promover de maneira eficiente seus produtos no Brasil e no exterior.
auxilia a vender os produtos, mesmo que não estejam adequados às exportações.
otimiza o processo produtivo qualitativamente.
contribui para melhorar a logística.
age como um agente de vendas e diminui os custos com o Departamento de Vendas.
O comportamento dos indivíduos no trabalho só pode ser compreendido através da organização informal interagindo com a organização formal. O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal, em contraposição à organização formal representada pela estrutura organizacional. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Traduz-se por meio de atitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento. Representa a expressão da necessidade de associação e não se modifica rapidamente e nem procede da lógica. Ela está relacionada com senso dos valores, estilos de vida e com as aquisições da vida social que a pessoa se esforça por preservar e pela defesa das quais está disposta a lutar e resistir. Pode-se afirmar que a estrutura informal numa organização existe enquanto houver
recursos humanos.
atividades mal definidas.
insubordinação e estrutura.
hierarquia e poder de condução
As grandes transformações da indústria no pós-guerra tiveram, como uma de suas resultantes, as crescentes demandas por qualidade, inicialmente de produtos e, mais recentemente, até mesmo de serviços públicos. Essas novas demandas deram origem ao surgimento do enfoque da qualidade na administração, que atravessou três períodos sucessivos, relacionados na coluna da esquerda da tabela. Relacione as três eras com as respectivas características, sintetizadas na coluna da esquerda e selecione a alternativa correta.
A-III; B-I; C-II.
A-II; B-III; C-I.
A-III; B-II; C-I.
A-I; B-II; C-III.
A-II; B-I; C-III.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
Os fluxos de informação eficazes devem fluir unicamente pela estrutura formal da organização.
Qual das alternativas seguintes é incorreta quanto ao uso de pesquisas de marketing?
Os procedimentos da pesquisa devem ser planejados antecipadamente.
As pesquisas de marketing servem preponderantemente para dar suporte a planos já existentes.
O processo de pesquisa de marketing pressupõe a definição de um problema a ser estudado.
Um pesquisador pode reunir dados secundários, dados primários ou ambos.
Dados primários podem ser coletados através de pesquisa por observação, grupo de foco, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental.
Para uma bem sucedida implantação de planos de ação, estes devem buscar alinhamento com a estratégia da organização. Neste sentido, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A organização deve manter suas estratégias em segredo, compartilhando-as apenas com a alta direção.
II. O alinhamento da organização à estratégia compreende a utilização de mecanismos como programas de comunicação e educação, programas de estabelecimento de metas e vinculação dos sistemas de incentivo e compensação.
III. A implementação é feita de modo centralizado, no estilo de comando e controle.
IV. A implementação da estratégia começa pela capacitação e envolvimento das pessoas que devem executá-la.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Somente as afirmativas II e IV estão certas.
Somente as afirmativas III e IV estão certas
Todas as afirmativas estão certas.
Como a departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada unidade administrativa, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Por outro lado, a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si.
I - D/ II - A e E/ III – F/ IV – G/ V – C/ VI – B (especialização em nível horizontal).
I - A/ II - D e E/ III – F/ IV – C/ V – G/ VI – B (especialização em nível vertical).
I - B/ II - D e E/ III – G/ IV – C/ V – F/ VI – A (especialização em nível horizontal).
I - C/ II - E e F/ III – D/ IV – A/ V – G/ VI – B (especialização em nível vertical).
I - G/ II - D e E/ III – F/ IV – C/ V – A/ VI – B (especialização em nível horizontal).
A gestão do conhecimento é um dos temas de maior atualidade no campo da administração. No campo empresarial, vem sendo tratada, cada vez mais, como ação estratégica. Na administração pública, sua adoção também vem se difundindo rapidamente. Aponte a alternativa que NÃO contempla uma iniciativa própria de gestão do conhecimento em unidades da administração pública direta.
O desenvolvimento e a implementação de sistemas informatizados internos, integrando as mais variadas unidades da administração.
Valorização e dinamização de centros de documentação e informação.
Implementação de políticas e programas de desenvolvimento de pessoal.
A implantação de portais corporativos, com vistas a agilizar e democratizar o acesso a serviços e informações.
Instalação e modernização de laboratórios e centros de P&D, para o desenvolvimento de tecnologias de novos produtos.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
A linguagem utilizada nas organizações pode ser vista como um catalisador para focalizar e desenvolver interesses e pontos de vista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...