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As empresas têm em vista apenas seus próprios interesses. Mesmo quando se pensa que elas estão preocupadas com a sociedade, elas estão sendo egoístas. Pensar nas atividades filantrópicas das fundações empresariais como produto de sensibilidade social é uma visão romântica da realidade. Isto porque as atividades filantrópicas trazem para as empresas mais vantagens econômicas e políticas do que custos. A filantropia empresarial é computada nos custos de representação do capital, melhorando a imagem da empresa e otimizando o marketing comercial. Além disso, em muitos casos, a legislação permite o abatimento de impostos e a obtenção de subsídios. Qual das seguintes alternativas constitui a conclusão mais apropriada para o texto acima?
As empresas desenvolvem atividades filantrópicas por dois motivos: obtenção de ganhos econômicos e romantismo.
A filantropia empresarial é um tipo de investimento por meio do qual as empresas conseguem vantagens variadas.
As atividades filantrópicas das empresas oneram seus custos, mas as empresas devem desenvolvê-las para limpar sua imagem.
As empresas que não desenvolvem atividades filantrópicas não demonstram sensibilidade social e pioram seu marketing comercial.
Os custos das atividades filantrópicas desenvolvidas pelas fundações empresariais são subsidiados, e as empresas são isentas de impostos.
Administração - Direção - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Analise os questionamentos listados a seguir.
I. A departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de adaptar-se às necessidades de cada projeto a ser desenvolvido e executado durante um certo tempo?
II. A departamentalização funcional consiste no agrupamento das atividades de acordo com as funções principais desenvolvidas na empresa?
III. A organização linear adota princípio funcional, por meio de autoridade dividida, com ênfase na especialização?
A opção que corresponde às respostas adequadas a cada questão é, respectivamente,
Sim, Sim, Não
Sim, Sim, Sim
Não, Sim, Sim
Sim, Não, Não
Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Como o conflito é inerente à vida em sociedade, não é recomendável a utilização de mediadores para negociar a busca de acordos.
II. O conflito não é um mal em si mesmo, e muitas vezes ele traz oportunidades para as pessoas e para as organizações.
III. Buscar o acordo, trabalhar o consenso e conquistar a cooperação são importantes aspectos da convivência social
Apenas a afirmativa I está certa.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa II está errada.
Administração - Manuais de Organizações - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O tipo de documento administrativo que apresenta a estrutura organizacional e funcional de uma organização com suas respectivas atividades e relações de mando e subordinação é conhecido por manual de:
normas e procedimentos.
padrões.
organização.
diretrizes e políticas.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando que informação é o elemento central da gestão empresarial moderna, assinale a opção incorreta.
Para fins de administração, a comunicação é o processo pelo qual as pessoas que trabalham em uma empresa transmitem informações entre si e interpretam o seu significado.
A informação para fins de gestão se divide em informação técnica: o que, como e quando fazer; informação de coordenação: quem trabalha com quem; informação de motivação e atitude: estímulo.
O grau de informação deve ser sempre o mais alto possível, logo, todos os empregados de uma instituição deveriam, a princípio, ter acesso a todas as informações produzidas pela mesma.
A informação técnica inclui dados relativos aos objetivos das tarefas, expectativas de desempenho e progresso, procedimentos e políticas.
A Empresa SOLEX havia experimentado um enorme crescimento nos últimos anos em função do volume de projetos contratados. Mas a estrutura organizacional da SOLEX estava extremamente centralizada, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria. Você sugeriu uma reestruturação organizacional através da descentralização de poder baseado no argumento de que:
As figuras abaixo apresentam os 5 tipos de centralização e descentralização horizontal e vertical propostos por Mintzberg. Segundo Mintzberg, eles podem ser distribuídos ao longo de um único continuum, da centralização em ambas as dimensões em um extremo à descentralização em ambas as dimensões em outro extremo. Referem-se, exclusivamente, ao poder sobre as decisões tomadas nas organizações.
Considerando exclusivamente o critério "poder sobre as decisões tomadas nas organizações", estão corretamente relacionados a figura e o respectivo processo em
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens a seguir.
Se houve efeito do treinamento no grupo de trabalho e na organização, pode-se inferir necessariamente que o treinamento estava vinculado às metas grupais e organizacionais pretendidas.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração de materiais tem como responsabilidades as atividades seqüenciais que iniciam na identificação dos fornecedores e terminam na distribuição do bem ao consumidor final. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
Tempo de reposição, volume consumido, tamanho e durabilidade de matérias-primas são fatores que afetam o volume em estoque.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Indique a opção que preenche corretamente a lacuna da frase a seguir.
___________________ obtém dados e informações no nível do empregado, do ambiente organizacional, do ambiente externo e do macroambiente, com o objetivo de apoiar a análise, a gestão e a tomada de decisão nas organizações.
Uma pesquisa de clima organizacional
Um sistema de informações de recursos humanos
Uma avaliação de cargos
Uma avaliação 360 graus
Um sistema estratégico de cargos e salários
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