Questões de Administração

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Joint venture é um dos tipos mais importantes de relacionamento colaborativo e que, claramente mais tem crescido nos últimos 20 anos (Cateora, 1996). Assinale a alternativa que não representa motivação à formação de joint venture.

  • A.

    O acesso rápido à tecnologia, visando produzir com custos inferiores.

  • B.

    A ampliação da força de trabalho do tipo "chão de fábrica".

  • C.

    A complementação técnica e comercial.

  • D.

    Redução do impacto da legislação local sobre investimentos estrangeiros

  • E.

    Busca de parceiros para conseguir economias de escala

Uma filosofia da qualidade denominada Kaisen preconiza um sistema contínuo de aprimoramento no serviço público, visando o desenvolvimento e a melhoria dos processos. Para tanto é necessário:

  • A.

    legislação sobre o assunto;

  • B.

    envolvimento de todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos;

  • C.

    criação de um grupo de trabalho para planejar o desenvolvimento e executar as melhorias;

  • D.

    que os servidores públicos executem com perfeição suas tarefas;

  • E.

    que se tenha uma estrutura orgânica compatível.

A empresa União consome diariamente 450 unidades do material XPTO. Esse material é comprado de terceiros e usado na montagem do produto final da empresa. Sabendo-se que, em uma semana útil de 5 dias, a empresa recebeu dois lotes de 2.500 unidades do material XPTO, a variação do estoque desse material nessa semana foi de

  • a.

    2.050 unidades.

  • b.

    2.250 unidades.

  • c.

    2.500 unidades.

  • d.

    2.600 unidades.

  • e.

    2.750 unidades.

Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Isto caracteriza:

  • A. Adesão involuntária a um conjunto de regras da Ética Profissional.
  • B. Adesão voluntária determinante de um sistema social da Ética Profissional.
  • C. O aspecto moral da chamada Ética Profissional.
  • D. Um conjunto de deveres que fogem à Ética Profissional.
  • E. N.R.A.

Os termos contratação, treinamento, carreira, salário e incentivos dizem respeito à

  • A.

    aprendizagem organizacional.

  • B.

    flexibilidade organizacional.

  • C.

    avaliação de desempenho.

  • D.

    organização do trabalho.

  • E.

    política de recursos humanos.

A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.

Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Sorvetes não proporcionam o nível de lucratividade desejado pela Sanduíche e Cia. Apesar disso, após sugestões de clientes, a empresa decidiu incluir esse produto entre os produtos que oferece. Nessa situação, a atitude adotada pela empresa está em consonância com a tendência de mercado de que se deve satisfazer os clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a alternativa correta:

  • A. Na análise da função de um cargo se trabalha essencialmente com testes e entrevistas.
  • B. Quando se pesquisam as funções de um vendedor, na análise de funções se faz um levantamento de interesses desse profissional.
  • C. No estudo de funções de determinado cargo se realiza o levantamento de medidas de qualidade da execução que o cargo requer enfim, a análise do desempenho.
  • D. No estudo de uma função deve-se observar o desempenho do profissional, medir o seu quociente de desempenho e compará-lo ao do indivíduo bem dotado.
  • E. No estudo de aptidão para o desempenho de determinada atividade deve-se levar em conta apenas a disposição natural.

A qualidade no serviço público é alcançada quando se pratica uma gestão direcionada:

  • A. ao servidor público;
  • B. ao aporte de investimentos;
  • C. à melhoria das comunicações;
  • D. ao cidadão;
  • E. à terceirização de serviços.

Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Perda de controle, excesso de conflitos, perda de autoridade e responsabilidades negligenciadas são indicativos de problemas de direção.

  • B.

    Empowerment não pode ser considerado como simples delegação, pois pressupõe adicionalmente a criação ou o fortalecimento do poder para atuar das pessoas que receberam as novas responsabilidades.

  • C.

    Amplitude de controle consiste na quantidade de subordinados que podem ser administrados por uma pessoa. A amplitude ideal de controle depende apenas da quantidade de subordinados e de chefes.

  • D.

    Segundo as modernas visões de controle, o controle da estratégia deve considerar se a estratégia está sendo implementada conforme estabelecido e se os resultados obtidos estão de acordo com o esperado.

Indique a resposta que preenche corretamente a lacuna a seguir.

O _________________, projetado para assegurar que as necessidades de pessoal sejam constantemente e adequadamente atendidas, é realizado por meio da análise de fatores externos, como o mercado de mão-de-obra e de fatores internos, como a necessidade de qualificações, de vagas, de expansões e reduções departamentais.

  • A.

    desenvolvimento de recursos humanos

  • B.

    treinamento de recursos humanos

  • C.

    recrutamento de recursos humanos

  • D.

    planejamento de recursos humanos

  • E.

    banco de dados de recursos humanos

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