Questões de Administração

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Embora guarde certa semelhança com o marketing de produtos, o marketing de serviços apresenta características e diferenças inerentes. O critério de satisfação é diferente, e o cliente participa do processo. Observe a citação: É fato que serviços não podem ser provados, apalpados, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos. Uma pessoa que contrata um arquiteto não receberá os planos completos antes de formalizar a transação. O resultado disso é que os clientes tentam reduzir a incerteza, procurando "sinais" da qualidade do serviço e tirando conclusões a partir das evidências concretas, dos equipamentos utilizados, das pessoas envolvidas e das comunicações que recebem. O profissional de serviços precisa oferecer uma representação real que comunique o processo e os prováveis resultados do serviço que irá prestar.
A citação acima está relacionada à seguinte característica:

  • A. indivisibilidade.
  • B. imparcialidade.
  • C. intangibilidade.
  • D. perecibilidade.
  • E. variabilidade.

Selecione a opção correta.

O redesenho de um processo visando seu alto desempenho se apoia fundamentalmente em investimentos nas áreas de

  • A.

    expansão da frota de veículos.

  • B.

    tecnologia da informação e qualificação da equipe de trabalho.

  • C.

    levantamento de fluxos de trabalho.

  • D.

    compra de equipamento de segurança.

  • E.

    certificação ISO9000.

A estrutura organizacional que divide de forma desigual a autoridade entre gerentes de projetos e os gerentes funcionais é denominada de:

  • A. matricial balanceada.
  • B.

    funcional por empreendimentos conjuntos.

  • C.

    matricial pura.

  • D.

    funcional por projetos.

Com base nas concepções X e Y de Douglas McGregor, é CORRETO afirmar.

  • A.

    Segundo a teoria X, o potencial intelectual humano está longe de ser totalmente utilizado.

  • B.

    Segundo a teoria Y, as pessoas, em geral, preferem ser dirigidas a dirigir.

  • C.

    Segundo a teoria Y, as pessoas podem aprender a assumir responsabilidades.

  • D.

    Segundo a teoria Y, as pessoas preocupam-se, acima de tudo, com a própria segurança e bem-estar.

  • E.

    Segundo a teoria X, as recompensas no trabalho estão ligadas aos compromissos assumidos.

Clientes buscam melhores serviços e melhores produtos. Empresas têm de facilitar as escolhas dos clientes agregando a seus serviços e produtos o maior valor possível. Valor, para o cliente, consiste em uma soma de benefícios que ele pode receber do produto ou do serviço. Os benefícios que o cliente espera do produto podem ter valor econômico, funcional e psicológico. Este último tipo de valor refere-se a:

  • A.

    marca.

  • B.

    preço.

  • C.

    durabilidade.

  • D.

    atributos.

  • E.

    design.

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de recursos humanos.

O uso adequado da avaliação de desempenho inclui o fornecimento de feedback ao funcionário, de forma a destacar os aspectos positivos de seu desempenho e motivar o seu desenvolvimento em áreas em que melhorias sejam necessárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determine, dentre as afirmativas a seguir, a que se enquadra nas condições que, segundo Blake e Mouton, favorecem o êxito da mudança organizacional.

  • A.

    Para mudar uma empresa, não é necessário mudá-la por completo.

  • B.

    Para mudar uma empresa, é necessário que a mudança seja liderada pelos que formam a base da empresa, ou seja, o seu nível operacional.

  • C.

    Para mudar uma empresa, é necessário aplicar maneiras assistemáticas de pensamento e de análise.

  • D.

    Para mudar uma empresa, basta que a sua alta direção se envolva, diretamente, no processo.

  • E.

    Para mudar uma empresa, nada do que nela existe deve ser considerado satisfatório.

As funções do administrador, baseadas nos estudos de Henry Fayol, e aprofundadas por outros autores, podem ser entendidas como:

  • A.

    a capacidade de o administrador desenvolver suas competências para gerenciar os grupos e as equipes;

  • B.

    um método para monitorar as atividades, garantindo a correção dos objetivos e dos desvios;

  • C.

    uma forma de classificar o ato de administrar, envolvendo: previsão ou planejamento; organização; direção, liderança ou comando e controle;

  • D.

    a competência de organizar os recursos materiais da empresa, visando o lucro e a competitividade;

  • E.

    um método de desenvolver as habilidades de planejamento tático e operacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A situação financeira de uma organização pode ser avaliada também em função de sua capacidade de satisfação de suas obrigações de curto prazo, no vencimento. A facilidade com a qual uma organização pode quitar suas obrigações constitui assim a sua liquidez. A medida de liquidez calculada através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante é conhecida como:

  • A.

    Capital Circulante Líquido.

  • B.

    Índice de Liquidez Seco.

  • C.

    Índice de Liquidez Corrente.

  • D.

    Índice de Atividade.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A gestão de desempenho deve incluir políticas de avaliação, monitoramento, treinamento e capacitação dos funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado
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