Questões de Administração

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Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

As recompensas salariais são as únicas responsáveis pela satisfação das necessidades dos funcionários e, conseqüentemente, pela sua motivação para o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A conhecida abordagem da gestão pela qualidade total exige habilidades técnicas, humanas e gerenciais de parte considerável da estrutura social e tende a transformar meios e modos de se administrar uma organização. Uma das principais características dessa abordagem é:

  • A.

    a folha de papel em branco. Não importa o que houve antes neste ou naquele setor. O alcance da qualidade total será obtido a partir da exigência de começar um novo setor do zero, como se ele nunca existisse.

  • B.

    a melhoria contínua. O processo de busca da qualidade implica o alcance de melhorias continuamente. Na verdade, essa característica não permite a conclusão de que algo não tem mais como melhorar. Enfim, a melhoria é sempre contínua.

  • C.

    o empowerment. Todo o poder para as pessoas da organização. Ou seja, cada pessoa terá condições de obter qualidade no que faz porque, para tanto, recebeu delegação nesse sentido.

  • D.

    a negentropia. Negentropia é o mesmo que entropia negativa e essa é uma característica da qualidade que nos leva na direção da contínua negação de qualquer proposta. O processo de convencimento continua, e o resultado final pode ser a aceitação por desistência da contínua negação ou a desistência por falta de argumentos favoráveis à proposta.

  • E.

    a liderança autocrática. Essa liderança confere a quem tem a autoridade um poder de mando excepcional. Isso quer dizer que, para o alcance da qualidade desejada, a liderança autocrática não pode sequer ser colocada em discussão. Cabe à pessoa da organização obedecer integralmente a essa liderança, sem questionamentos.

Nenhum sistema, por si só proporciona toda a informação de que a organização necessita. As organizações contam com muitos sistemas de informação que servem aos seus diferentes níveis e funções. Entre os principais sistemas de informação, requeridos pelos diversos níveis organizacionais, encontram-se os seguintes:

I. Sistema de Suportes a Executivos (SSE) no nível estratégico;

II. Sistema de Informação para Administração (SIA) no nível gerencial;

III. Sistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal (SRS) no nível operacional;

IV. Sistema de Automação de Escritório (SAE) no nível do conhecimento ou operativo

 V. Sistema de Processamento de Operações (SPO) no nível operacional; VI. Sistema de Compras a Distância (SCD) no nível comercial.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) Sistema(s):

  • A. I, II e III
  • B. I, III e IV
  • C. I, IV e V
  • D. II, III e VI
  • E. II, V e VI

As práticas tradicionais de avaliação de desempenho, ao classificar o melhor ou o pior profissionalmente, fomentam a(o):

  • A.

    redução do absenteísmo.

  • B.

    procura do autodesenvolvimento.

  • C.

    criatividade, a iniciativa e a ousadia.

  • D.

    competição entre os funcionários.

  • E.

    estabelecimento de espírito de corpo.

A ação gerencial deve se debruçar sobre as conseqüências dos resultados. Um instrumento importante na busca do trinômio qualidade-tempo-custo é o feedback, que se caracteriza por ser:

  • A.

    uma função projetiva.

  • B.

    um efeito também chamado resiliência.

  • C.

    retroalimentação

  • D.

    item mandatório na elaboração de organogramas.

  • E.

    uma função de marketing.

É importante uma avaliação bem-feita do agente/representante que serão os parceiros da empresa no país importador. Podem ser exclusivos ou não. O agente deve ter conhecimento do produto e do mercado em que atua, ser dinâmico, perseguir os objetivos, ter boa cobertura geográfica e rede de contatos qualificada. Assinale a alternativa que representa o item a ser observado quando da decisão de assinar um contrato de representação com um agente no país importador:

  • A.

    Garantir bonificações materiais e pecuniárias ao agente/representante quando houve alcance da meta estabelecida.

  • B.

    É necessário já ter feito a avaliação da capacidade exportadora da empresa/produto.

  • C.

    Escolher o primeiro agente/representante contactado, de forma a preservar o relacionamento.

  • D.

    Treinar o agente no país importador na cultura e costumes nacionais, mediante visitas ao país exportador.

  • E.

    Supervisionar pessoalmente os contatos feitos pelo agente/representante parceiro da empresa no país importador e verificar ele está valorizando a marca do produto adequadamente.

Gestão por competências propõe-se a

I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.

II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.

III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.

IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II.
  • D. III e IV.
  • E. IV.

Acerca dos conceitos da ergonomia, julgue os itens a seguir.

A prática ergonômica trabalha com características relacionadas aos sistemas musculoesquelético e nutricional dos trabalhadores, cabendo à terapia ocupacional o estudo da fisiologia da atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O inventário físico consiste na contagem física dos itens de estoque com o intuito de avaliar as alterações e ajustar as diferenças entre o inventário e o controle de estoques. Para isso, o inventário físico é efetuado de duas maneiras: periódico ou rotativo. Significa dizer que:

  • A.

    O periódico é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques permanentemente.

  • B.

    O periódico é realizado na contagem física dos estoques de forma permanente e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos.

  • C.

    O periódico é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques somente em períodos de fiscalização.

  • D.

    O periódico é realizado na contagem física dos estoques somente em períodos de fiscalização e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques a todo momento em que ocorre entrada e saída de itens do estoque.

  • E.

    O periódico é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques em períodos de sazonalidade.

Até há pouco tempo, os supervisores não eram avaliados por seus funcionários. Atualmente, esse tipo de avaliação é considerado de grande valor. Dessa forma, Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001) sugerem que sejam contemplados os seguintes fatores:

  • A.

    autoridade; competência; habilidade; tirocínio; energia.

  • B.

    abertura; dinamismo; assertividade; delegação; competência.

  • C.

    criatividade; liderança; compreensão; orientação; confiança

  • D.

    orientação; competência; abertura; delegação; criatividade.

  • E.

    assertividade; companheirismo; energia; confiança; delegação.

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