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Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
As recompensas salariais são as únicas responsáveis pela satisfação das necessidades dos funcionários e, conseqüentemente, pela sua motivação para o trabalho.
A conhecida abordagem da gestão pela qualidade total exige habilidades técnicas, humanas e gerenciais de parte considerável da estrutura social e tende a transformar meios e modos de se administrar uma organização. Uma das principais características dessa abordagem é:
a folha de papel em branco. Não importa o que houve antes neste ou naquele setor. O alcance da qualidade total será obtido a partir da exigência de começar um novo setor do zero, como se ele nunca existisse.
a melhoria contínua. O processo de busca da qualidade implica o alcance de melhorias continuamente. Na verdade, essa característica não permite a conclusão de que algo não tem mais como melhorar. Enfim, a melhoria é sempre contínua.
o empowerment. Todo o poder para as pessoas da organização. Ou seja, cada pessoa terá condições de obter qualidade no que faz porque, para tanto, recebeu delegação nesse sentido.
a negentropia. Negentropia é o mesmo que entropia negativa e essa é uma característica da qualidade que nos leva na direção da contínua negação de qualquer proposta. O processo de convencimento continua, e o resultado final pode ser a aceitação por desistência da contínua negação ou a desistência por falta de argumentos favoráveis à proposta.
a liderança autocrática. Essa liderança confere a quem tem a autoridade um poder de mando excepcional. Isso quer dizer que, para o alcance da qualidade desejada, a liderança autocrática não pode sequer ser colocada em discussão. Cabe à pessoa da organização obedecer integralmente a essa liderança, sem questionamentos.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Nenhum sistema, por si só proporciona toda a informação de que a organização necessita. As organizações contam com muitos sistemas de informação que servem aos seus diferentes níveis e funções. Entre os principais sistemas de informação, requeridos pelos diversos níveis organizacionais, encontram-se os seguintes:
I. Sistema de Suportes a Executivos (SSE) no nível estratégico;
II. Sistema de Informação para Administração (SIA) no nível gerencial;
III. Sistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal (SRS) no nível operacional;
IV. Sistema de Automação de Escritório (SAE) no nível do conhecimento ou operativo
V. Sistema de Processamento de Operações (SPO) no nível operacional; VI. Sistema de Compras a Distância (SCD) no nível comercial.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) Sistema(s):
As práticas tradicionais de avaliação de desempenho, ao classificar o melhor ou o pior profissionalmente, fomentam a(o):
redução do absenteísmo.
procura do autodesenvolvimento.
criatividade, a iniciativa e a ousadia.
competição entre os funcionários.
estabelecimento de espírito de corpo.
A ação gerencial deve se debruçar sobre as conseqüências dos resultados. Um instrumento importante na busca do trinômio qualidade-tempo-custo é o feedback, que se caracteriza por ser:
uma função projetiva.
um efeito também chamado resiliência.
retroalimentação
item mandatório na elaboração de organogramas.
uma função de marketing.
É importante uma avaliação bem-feita do agente/representante que serão os parceiros da empresa no país importador. Podem ser exclusivos ou não. O agente deve ter conhecimento do produto e do mercado em que atua, ser dinâmico, perseguir os objetivos, ter boa cobertura geográfica e rede de contatos qualificada. Assinale a alternativa que representa o item a ser observado quando da decisão de assinar um contrato de representação com um agente no país importador:
Garantir bonificações materiais e pecuniárias ao agente/representante quando houve alcance da meta estabelecida.
É necessário já ter feito a avaliação da capacidade exportadora da empresa/produto.
Escolher o primeiro agente/representante contactado, de forma a preservar o relacionamento.
Treinar o agente no país importador na cultura e costumes nacionais, mediante visitas ao país exportador.
Supervisionar pessoalmente os contatos feitos pelo agente/representante parceiro da empresa no país importador e verificar ele está valorizando a marca do produto adequadamente.
Gestão por competências propõe-se a
I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.
II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.
III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.
IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.
É correto o que consta APENAS em
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos conceitos da ergonomia, julgue os itens a seguir.
A prática ergonômica trabalha com características relacionadas aos sistemas musculoesquelético e nutricional dos trabalhadores, cabendo à terapia ocupacional o estudo da fisiologia da atividade.
O inventário físico consiste na contagem física dos itens de estoque com o intuito de avaliar as alterações e ajustar as diferenças entre o inventário e o controle de estoques. Para isso, o inventário físico é efetuado de duas maneiras: periódico ou rotativo. Significa dizer que:
O periódico é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques permanentemente.
O periódico é realizado na contagem física dos estoques de forma permanente e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos.
O periódico é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques somente em períodos de fiscalização.
O periódico é realizado na contagem física dos estoques somente em períodos de fiscalização e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques a todo momento em que ocorre entrada e saída de itens do estoque.
O periódico é realizado na contagem física dos estoques em determinados períodos e o rotativo é realizado na contagem física dos estoques em períodos de sazonalidade.
Até há pouco tempo, os supervisores não eram avaliados por seus funcionários. Atualmente, esse tipo de avaliação é considerado de grande valor. Dessa forma, Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001) sugerem que sejam contemplados os seguintes fatores:
autoridade; competência; habilidade; tirocínio; energia.
abertura; dinamismo; assertividade; delegação; competência.
criatividade; liderança; compreensão; orientação; confiança
orientação; competência; abertura; delegação; criatividade.
assertividade; companheirismo; energia; confiança; delegação.
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