Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.
A autoridade do funcionário aprovado em concurso público é reconhecida pelos seus subordinados em razão do poder de coerção exercido por ele quando empossado.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Marina, após terminar o curso de análise de sistemas, participou de processo seletivo para vaga de emprego em uma rede de drogarias. O processo de seleção consistia em prova de conhecimento, análise de currículo e entrevista situacional. Na entrevista realizada para cada grupo de cinco candidatos , a psicóloga responsável por essa etapa exibiu um filme sobre a filosofia, os objetivos e os processos de trabalho da empresa, e que também apresentava suas dependências físicas. Os candidatos selecionados nessas etapas receberam um padrinho, gerente da unidade de trabalho, para monitorá-los em atividades teóricas e práticas por um período de seis meses na empresa. O gerente também enfatizava as expectativas da empresa em relação aos empregados. Ao final desse período, os candidatos avaliados satisfatoriamente pelos padrinhos foram contratados. Marina, aprovada em todos as etapas do processo seletivo, conseguiu seu primeiro emprego.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Na etapa final do processo seletivo descrito, foram desconsideradas fontes diversificadas de avaliação sobre o desempenho dos candidatos.
As empresas japonesas de automóveis investiram em capacidade produtiva nos Estados Unidos devido às preocupações com o acesso ao mercado. Produzindo nos Estados Unidos, eles tinham:
uma fonte de suprimento que não estariam expostas às ameaças de barreiras tarifárias ou não-tarifárias; garantia de venda, pois estavam no mercado local.
segurança quanto à mão de obra mais barata; economia com frete e distribuição.
mais garantia quanto à qualidade exigida; proteção quanto às barreiras tarifárias.
impostos mais baixos por serem estrangeiros; proteção quanto às barreiras não-tarifárias.
suprimento de matéria prima constante e com mais qualidade; simpatia do mercado americano.
Informações baseadas em dados e fatos são fundamentais para que o planejador possa criar táticas identificadas com a realidade do mercado, seja ele interno ou em um novo país a ser explorado. Em muitos países, a disponibilidade de informações é limitada, ou quando estão disponíveis, podem não ser dignas de confiança. Assinale a seguir a alternativa que contempla as principais informações a serem coletadas quando da elaboração de um plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior.
Histórico e tamanho do mercado, estágio da demanda, sazonalidade, segmentação do mercado e atuação da concorrência.
Concorrentes no mercado, histórico de mudanças climáticas, capacidade empreendedora da população local e nível de integração regional da economia.
Existência de joint ventures, análise dos saltos de qualidade, estágio da oferta de produtos similares, análise de SWOT.
Sazonalidade dos ciclos de produção, estrutura interna de geração de matérias-primas, segmentação do transporte logísitico e atuação da concorrência.
Aspectos geográficos do turismo interno, redes de supermercados e pontos de consumo, ambiente histórico da evolução cultural, meios de transporte de passageiros.
O processo de elaboração e implantação de planos de ação para alcance da estratégia e o processo de elaboração e execução orçamentária da organização mantém forte correlação. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os executivos podem esperar de três a cinco anos (tempo em geral necessário para o alinhamento entre o planejamento estratégico, os planos de ação e o planejamento e execução orçamentárias), para determinar se sua estratégia e visão de empresa são válidos.
II. O planejamento estratégico deve estar vinculado ao orçamento operacional para que a ação esteja vinculada à visão.
III. Para que a alta direção da organização possa monitorar continuamente a maneira como a estratégia está sendo implantada por meio dos planos de ação, devem ser formuladas metas específicas de curto prazo, incorporadas no processo de orçamento.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Somente as afirmativas II e III estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Administração - Métodos e Processos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Analise a seqüência e as afirmativas a seguir.
Diágnóstico – Prognóstico – Assessoramento - Implementação
I. No prognóstico procura-se conhecer o que ocorre, no processo de sistema organização-públicos, e suas respectivas causas.
II. Na implementação, sugerem-se aos líderes políticas administrativas a fim de manter ou modificar a ação organizacional.
III. As ações de Pesquisar – Prever – Ter alternativas – Planejar/executar correspondem, respectivamente, às etapas da seqüência analisada. Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
II, apenas
III, apenas
I e III, apenas
Os clusters industriais, de serviços ou agroindustriais devem satisfazer algumas condições para serem completos e tornarem-se competitivos. Analise as afirmativas a seguir e defina quais indicam as condições mencionadas no enunciado.
I - Alta concentração geográfica (preferencialmente, todo o cluster deve localizar-se em um só município).
II - Existência de todos os tipos de empresas e instituições de apoio, relacionados com o produto/serviço do cluster.
III - Empresas "generalistas" (cada empresa realiza um número diversificado de tarefas);
IV - Presença de muitas empresas de cada tipo.
V - Total aproveitamento de materiais reciclados ou subprodutos.
VI - Baixa cooperação entre empresas, de forma a evitar intercâmbio de informações sigilosas.
VII - Intensa disputa: substituição seletiva permanente.
VIII - Uniformidade de nível tecnológico.
IX - Cultura da sociedade adaptada às atividades do cluster.
Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão certas
Apenas as afirmativas pares (II, IV, VI e VIII) estão certas.
Apenas as afirmativas ímpares (I, III, V, VII e IX) estão certas.
Apenas as afirmativas III e VI estão erradas.
Apenas as afirmativas II e IV estão erradas.
O organograma acima representa uma estrutura funcional caracterizada
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Marina, após terminar o curso de análise de sistemas, participou de processo seletivo para vaga de emprego em uma rede de drogarias. O processo de seleção consistia em prova de conhecimento, análise de currículo e entrevista situacional. Na entrevista realizada para cada grupo de cinco candidatos , a psicóloga responsável por essa etapa exibiu um filme sobre a filosofia, os objetivos e os processos de trabalho da empresa, e que também apresentava suas dependências físicas. Os candidatos selecionados nessas etapas receberam um padrinho, gerente da unidade de trabalho, para monitorá-los em atividades teóricas e práticas por um período de seis meses na empresa. O gerente também enfatizava as expectativas da empresa em relação aos empregados. Ao final desse período, os candidatos avaliados satisfatoriamente pelos padrinhos foram contratados. Marina, aprovada em todos as etapas do processo seletivo, conseguiu seu primeiro emprego.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Apenas aprendizagens vinculadas às tarefas do cargo e expectativas comportamentais relacionadas aos valores organizacionais foram enfatizadas no processo de seleção.
A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de desenvolvimento do plano de pesquisa.p>
O pesquisador deve reunir somente dados secundários ou dados primários. Jamais usá-los complementarmente em uma mesma pesquisa.
Um banco de dados de clientes potenciais ou de clientes regulares é um conjunto organizado de dados abrangentes sobre clientes regulares ou potenciais, atualizado, acessível e utilizável para finalidades de marketing, como geração e qualificação de indicações, venda de um produto ou serviço ou manutenção das relações com os clientes.
Dados primários podem ser coletados de 5 maneiras: pesquisa por observação, focus group, levantamentos telefônicos, dados emocionais e pesquisa científica internacional.
Os questionários são mais adequados à pesquisa a partir de dados subjetivos e não devem ser utilizados para captura de informações objetivas, tais como: mensurar o conhecimento, as convicções, as preferências e o grau de satisfação da população em geral.
Os pesquisadores de marketing têm a escolha de dois importantes instrumentos de pesquisa para a coleta de dados secundários: questionários e instrumentos mecânicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...