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o paradigma do cliente não pode ser incorporado, pois as organizações públicas não estão orientadas para o mercado e não necessitam, assim, satisfazer a clientela destinatária dos serviços que prestam.
Administração - Administração Contábil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito das operações típicas de empresas comerciais, prestadoras de serviços e industriais, julgue os itens a seguir.
Considere-se que, ao efetuar aquisição de ativo permanente, a empresa assinou contrato que prevê a cobrança de juros de 5% ao mês no caso de atraso, acrescido de 2% de multa. Os juros serão capitalizados de maneira simples e serão apurados de maneira proporcional ao tempo de atraso. A empresa adquiriu o bem por R$ 62.000,00 no dia 10 de março de 2005 e obteve prazo de pagamento até o dia 15 de abril de 2005. Nessa situação, caso a empresa tenha efetuado o pagamento no dia 1.o de maio de 2005, o lançamento contábil nessa data deve ser feito como mostrado abaixo:
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes, acerca das noções de administração de materiais.
Projeção, explicação e predileção são técnicas de previsão de consumo de materiais de natureza quantitativa.
A empresa Sara Lee, conglomerado norte-americano, foi extremamente bem-sucedida ao crescer via aquisições bem selecionadas. Em vez de substituir as marcas locais adquiridas por uma marca global, investe fortemente nas mesmas, com a esperança de que possam, um dia, serem transformadas em marcas regionais de prestígio, ou mesmo em marcas globais. As aquisições proporcionam vantagens tais como:
diferenças culturais são abolidas; acesso ao ativo humano; acesso instantâneo aos canais de distribuição; facilidade de financiamento.
sinergia com o mercado; eliminação de concorrentes; opção viável para criar uma nova marca sem grandes custos.
controle dos fornecedores; investimento seguro a longo prazo; acesso a nova tecnologia.
acesso rápido a mercados locais; opção viável para a obtenção de marcas bem estabelecidas; acesso instantâneo aos canais de distribuição; acesso a setores de alta tecnologia.
difusão do conhecimento adquirido; redução de impostos locais, através de benefícios concedidos; acesso rápido a mercados locais.
Como em todos os processos que envolvem as pessoas da organização, a avaliação de desempenho, se não for conduzida de forma competente, poderá causar transtornos para a direção da organização como os apontados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
leniência
eqüifinalidade
falsidade
obstáculos interpessoais
efeito de halo (ou efeito halo)
Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em uma instituição de ensino superior, foi criada uma subdivisão do departamento do curso de Administração responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar o estágios supervisionados que integram o currículo do curso. Nessa situação, o processo descrito denomina-se delegação.
A gestão de competência no Brasil é um tema relativamente novo e tem despertado interesse tanto dos estudiosos quanto dos responsáveis pela gestão de pessoas. Contudo, a adoção da gestão de pessoas, fundamentada em competências, requer que a organização:
determine com clareza seus macro-objetivos, metas, missão e visão organizacionais.
possua um quadro de funcionários atento às tendências do macro-ambiente organizacional.
identifique com clareza as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos.
treine seu quadro funcional para que desenvolva suas funções adequadamente.
selecione de forma adequada seus gestores e funcionários, a partir de perfis predeterminados.
Assinale a opção correta em relação aos conceitos de gestão empresarial.
O fato de, muitas vezes, a autoridade ganhar autonomia com relação à informação e à competência não é um problema crítico enfrentado pelas organizações, visto que esse ganho de autonomia se estabelece de forma linear por toda a hierarquia organizacional.
Em seu estágio mais avançado, muitas organizações usam a estrutura organizacional funcional, adicionando, eventualmente, departamentos de assessoria e dando ênfase a um controle centralizado.
Delegação refere-se ao processo pelo qual os gerentes atribuem tarefas, autoridade e a responsabilidade para completá-la. Os autores clássicos de administração definem três diretrizes para a delegação: abrangência, clareza, suficiência.
Uma visão útil do poder sugere que ele pode provir de cinco fontes diferentes: poder de recompensa, poder coercitivo, poder legítimo, poder técnico e poder derivado.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir do tema do texto acima, julgue os itens a seguir.
Com a teoria das relações humanas, surgiu uma nova concepção sobre a natureza do homem: o Homo economicus que se baseia no princípio de que o ser humano é motivado apenas por estímulos econômicos e salariais.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Para analisar as influências do ambiente e da tecnologia, a Teoria Contingencial visualiza estes três níveis organizacionais: Diretoria ou Alta Administração, Média Gerência e Supervisão. Estes três níveis, também denominados Institucional, Intermediário e Operacional, operam em ambientes de certeza e/ou incerteza e são caracterizados como Sistemas Abertos e/ou Fechados. A seguir, a coluna abaixo à esquerda traz os níveis organizacionais (Diretoria ou Alta Administração; Média Gerência e Supervisão) e as categorias de sistema, se fechado, aberto ou fechado/aberto. A coluna da direita contém os ambientes se de certeza, de incerteza ou de certeza/incerteza, e mais os três níveis organizacionais (nível institucional, nível intermediário e nível operacional).
1, A e C / 2, A e F / 3, B e E / 4, C e D / 5, D e F / 6, B e E.
1, B e C / 2, E e C / 3, B e E / 4, C e D / 5, D e F / 6, B e C.
1, C e D / 2, A e F / 3, B e E / 4, C e D / 5, A e F / 6, B e E.
1, C e D / 2, A e F / 3, B e E / 4, C e D / 5, D e F / 6, B e C.
1, D e F / 2, A e B / 3, B e E / 4, C e D / 5, D e F / 6, B e C.
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