Questões de Administração

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As estratégias das organizações são baseadas em estudos feitos no meio ambiente interno e externo. Existem quatro fatores que são determinantes nesses estudos. Indique a alternativa que contém os quatro fatores corretamente.

  • A.

    Pontos fortes, pontos fracos, concorrência e governos.

  • B.

    Pontos fortes, pontos fracos, concorrência e imprensa.

  • C.

    Pontos fortes, pontos fracos, imprensa e governos.

  • D.

    Pontos fortes, sindicatos, concorrência e governos.

  • E.

    Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Ensinar e adestrar os empregados nas habilidades ou nos conhecimentos requeridos pelo cargo é:

  • A.

    Aconselhamento individual.

  • B.

    Treinamento e desenvolvimento de pessoal.

  • C.

    Recrutamento de pessoal.

  • D.

    Seleção de pessoal.

  • E.

    N.R.A.

Acerca da liderança nas relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

De modo geral, as relações interpessoais entre líder e liderados são favorecidas e o comportamento do líder é mais aceitável quando os liderados percebem o líder como uma fonte de satisfação imediata ou futura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens a seguir.

O fenômeno da aprendizagem humana no trabalho consiste em um processo psicológico que ocorre no indivíduo e nos grupos, caracterizado pela interação entre indivíduos e ambiente, que possibilita ao indivíduo apreender algo que futuramente poderá ser manifestado por meio de mudança no comportamento do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A fórmula abaixo é utilizada para calcular:

  • A.

    o Lote Econômico de Produção

  • B.

    o Lote Econômico de Entrega

  • C.

    o Lote Econômico de Compra

  • D.

    o Lote Econômico de Venda

Acerca das metodologias de gestão da informação e dos conceitos de informática e processamento eletrônico de dados, julgue os itens que se seguem.

Em uma perspectiva histórica e evolutiva, observa-se a seguinte seqüência de atividades em uma organização: processamento de dados, sistemas de informação, gestão da informação, gestão do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cabe ao gestor organizacional identificar a melhor forma de estruturação organizacional para alcançar a máxima eficiência. Uma forma de estruturação amplamente empregada nas organizações públicas é aquela na qual as atividades semelhantes são agrupadas sob um mesmo título, com o aproveitamento da especialização das pessoas. Esta forma é a estruturação por:

  • A.

    processo.

  • B.

    departamentalização.

  • C.

    funções.

  • D.

    divisões.

  • E.

    serviços.

Buscar o equilíbrio entre os objetivos organizacionais e as necessidades dos empregados e obter baixos índices de rotatividade são papéis da administração de recursos humanos. Quanto à administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O recrutamento interno é o mais adequado quando a organização tem como objetivos manter a cultura organizacional existente, aumentar a motivação dos empregados e incentivar seu desenvolvimento.

  • B.

    O método dos incidentes críticos para avaliação do desempenho baseia-se nas características relacionadas aos desempenhos altamente positivos dos empregados.

  • C.

    O estabelecimento de critérios relevantes para se avaliar o desempenho dos empregados, como, por exemplo, comportamentos e atitudes definidos e considerados essenciais para a empresa, é uma características do método das escalas gráficas.

  • D.

    Na seleção de pessoas, as organizações devem privilegiar a utilização dos métodos mais complexos, independentemente do cargo a ser provido.

"Delegação é a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada". Do Ponto de vista do chefe, não se constitui obstáculo para a delegação:

  • A.

    medo de perder poder.

  • B.

    falta de tempo para treinar os subordinados.

  • C.

    mania de perfeição (julga que faz qualquer tarefa melhor do que o subordinado).

  • D.

    autovalorização.

  • E.

    falta de confiança própria.

Julgue os próximos itens, referentes a administração de recursos humanos (RH).

Os objetivos da administração de pessoal são: societário, organizacional, funcional e logístico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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