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Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
A comunicação organizacional diz respeito especificamente ao processo segundo o qual a informação se movimenta e é trocada na organização e entre a organização e seu ambiente.
Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das metodologias de gestão da informação e dos conceitos de informática e processamento eletrônico de dados, julgue os itens que se seguem.
À medida que uma organização cresce em tamanho e complexidade, aumenta a necessidade de informatização dos processos de trabalho e diminui a importância dos instrumentos de gestão da informação para essa organização.
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações abaixo que representam a(s) finalidade(s) da técnica do Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT).
( ) Relacionar todas as atividades desenvolvidas pela área em estudo, observando a ordem crescente de importância.
( ) Apontar imediatamente desequilíbrios na distribuição das tarefas, entendimento e uso, havendo desvantagem apenas no que diz respeito às relações interpessoais
( ) Estabelecer as tarefas efetuadas dentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada funcionários individualmente e na atividade total.
( ) Reduzir o quadro de pessoal, levando a demissão de funcionários, o que, normalmente, é feito de forma empírica, e gera perdas de bons colaboradores.
A seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é:
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do tema do texto acima, assinale a opção correta.
Diferentemente do desenvolvimento, o treinamento tem como foco ensinar aos empregados habilidades e competências mais amplas para o desempenho de funções futuras.
A busca de consenso entre empregados e seus supervisores acerca das metas organizacionais é uma característica da moderna avaliação de desempenho.
Na avaliação de desempenho, deve-se evitar a participação dos subordinados, por serem eles mais propensos a fornecer informações influenciadas por insatisfações resultantes da relação com seus superiores.
A avaliação de desempenho deve ter como foco o desempenho técnico do empregado no cargo ocupado, evitando-se analisar o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho, tarefa esta que é de competência do responsável pelo regime disciplinar.
Quando, no desempenho da função gerencial, o bibliotecário incentiva a tomada de decisões por funcionários de menor escalão, principalmente aqueles que atuam diretamente no atendimento aos clientes, tem-se caracterizada a prática conhecida como
just-in-fact.
empowerment.
just-in-case.
desintermediation.
intelligent front ends.
Julgue os próximos itens, referentes a administração de recursos humanos (RH).
Quando as atividades relativas a pessoal tornam-se incômodas para os demais departamentos na organização, a criação de departamentos de RH independentes é necessária.
Instruções: Para responder às questões de números 57 a 60 considere as seguintes informações:
"A Teoria de Reddin estabelece que o gerente deve analisar a situação para saber qual o estilo mais eficaz naquela circunstância específica e aumentar sua flexibilidade, procurando aproximar seu estilo pessoal do exigido pela situação".
A figura III apresenta uma elipse vazia e outra elipse hachurada. O estilo pessoal de um gerente com a elipse vazia posicionada nos quadrantes 1 e 2 indica um estilo
Com relação às técnicas de análise e tratamento de vulnerabilidades, julgue os itens subseqüentes. Em relação às técnicas de tratamento de risco, pode-se ignorar, reduzir ou eliminar o risco, mas a transferência do risco é inviável.
A era do conhecimento que estamos vivendo vem valorizando nas pessoas a capacidade específica de executar uma ação em um nível tal de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado. Tal capacidade denomina-se:
competência.
aprendizado.
complexidade.
mentalidade global.
característica pessoal.
Quanto aos níveis de administração pode-se afirmar que:
Os gerentes de primeira linha são responsáveis pelo planejamento estratégico das organizações.
Os gerentes médios nunca terão subordinados operacionais.
Os gerentes de topo são responsáveis pelo planejamento operacional das organizações.
Os gerentes de topo são responsáveis pelo planejamento estratégico das organizações.
Os gerentes médios definem a forma e a cadência do crescimento das organizações, e são chefiados pelos gerentes de primeira linha.
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