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Obter integração estrutural é um desafio importante com que se defronta todos os gerentes, obrigando-os a tomar decisões em torno da coordenação das relações entre pessoas e grupos interdependentes por eles gerenciados. O mecanismo dessa integração é a coordenação composta de ajustamento mútuo, supervisão direta e padronização, assim entendidos:
I. Ajuste mútuo é a coordenação realizada por processos de comunicação interpessoal.
II. Na supervisão direta, uma pessoa assume a responsabilidade pessoal pelo trabalho de um grupo de pessoas, adquirindo a autoridade hierárquica para determinar as tarefas a serem realizadas.
III. Padronização compreende a coordenação dos trabalhos, fornecendo padrões e procedimentos que ajudam os trabalhadores a definir o modo de executar suas tarefas.
Está correto o que se afirma em
Com relação às técnicas de análise e tratamento de vulnerabilidades, julgue os itens subseqüentes. Em uma organização, a realização de uma análise de risco restringe-se à maneira quantitativa.
Quanto à estrutura organizacional de uma empresa podese afirmar que:
Se a empresa prestar vários tipos de serviços de elevado grau técnico, deve-se estruturá-la de forma verticalizada.
Se a empresa prestar um tipo de serviço de elevado grau técnico, pode-se estruturá-la de forma verticalizada.
Se a empresa vende vários tipos de itens destinados a fornecedores diferentes em ambientes diferentes, então o treinamento das equipes de vendas deve ser feito de maneira que todos os vendedores possam ser alocados em qualquer departamento;
A departamentalização do tipo linha-staff não deve ser mais utilizada, pois várias pesquisas científicas comprovam que esse tipo de departamentalização não funciona;
A estrutura de uma organização por administração por objetivos não deve ser executada em empresas que prestam serviços, pois aumenta muito a necessidade dos meios necessários.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Há vários elementos que concorrem para acelerar a descentralização da autoridade nas organizações, entre as quais está
a complexidade dos problemas empresariais.
a empresa como um organismo passível de permanecer estático.
a simplicidade das empresas que se tornam cada vez maiores.
a dificuldade de se encontrar o bom senso.
a homogeneidade dos mercados e dos clientes.
Os trainess, num treinamento de sensibilidade examinam:
Sentimentos.
Expressões.
Gestos.
Modos de agir
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.
A relativa estabilidade e sua constante mensuração permitem mudança e gerenciamento do clima organizacional.
São funções do MRP- Material Requirements Planning:
I. Determinar as necessidades brutas e líquidas.
II. Projetar as necessidades de capacidade.
III. Explodir a programação mestre de produção através das listas de materiais.
IV. Determinar o que pedir, quando pedir e quando programar a entrega.
V. Determinar a inadimplência dos clientes.
Das afirmações acima, não são verdadeiras:
Somente II e III.
Somente V.
Somente IV e V.
Somente I e IV.
Julgue os próximos itens, referentes a administração de recursos humanos (RH).
São aspectos importantes da administração de RH: o planejamento de RH, o recrutamento e seleção, o treinamento e desenvolvimento de pessoal, a avaliação e as atividades de controle.
Quanto a departamentalização das organizações, pode-se afirmar que uma das desvantagens da departamentalização por funções é:
Permitir agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
Não garantir plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.
Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.
Não refletir elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.
Não orientar as pessoas para uma específica atividade, não concentrando sua competência de maneira eficaz, e também não simplifica o treinamento do pessoal.
O processo de planejamento consiste em uma cadeia de meios e fins, que se encaminham para realização de resultados. O processo de planejamento operacional compreende as seguintes etapas ou decisões:
Análise dos problemas, proposta de soluções, investimentos financeiros, contratação de pessoas e retorno esperado.
Análise dos objetivos, planejamento do uso do tempo, planejamento dos recursos, avaliação dos riscos e previsão dos meios de controle.
Análise dos objetivos, investimentos financeiros, planejamento dos recursos, avaliação das alternativas e escolha de quem irá executar as atividades.
Planejamento do uso de recursos, estabelecimento da missão e negócio, levantamento das alternativas e avaliação e controle.
Análise do ambiente da organização, definição dos objetivos, estabelecimentos das estratégias, análise de custos e benefícios e controle do quadro e pessoal.
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