Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A frase

Processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico.

define a

  • A.

    administração estratégica.

  • B.

    arquitetura da informação.

  • C.

    gestão do conhecimento.

  • D.

    gestão da qualidade.

  • E.

    marketing da informação.

Quanto ao Planejamento Estratégico, é CORRETO afirmar que

  • A.

    dentro da missão, deve-se estabelecer os propósitos da organização, ou seja, explicitar os setores em que ela já atua ou está se analisando a possibilidade de vir a atuar, ainda que essa possibilidade seja reduzida.

  • B.

    a Análise Externa da organização busca identificar os seus pontos fortes e fracos, diante da concorrência efetiva e potencia

  • C.

    faz parte da Análise Interna o estudo do comportamento dos fornecedores.

  • D.

    a Missão da organização é determinar o motivo central do planejamento estratégico e deve estar estritamente relacionada com o seu estatuto social.

  • E.

    na Análise Interna, chamam-se de ponto neutro aqueles em que a concorrência ainda não se localizou.

Nas unidades de informação, as respostas para perguntas importantes, como: quem são os clientes? O que eles querem? O que os satisfaz? Que características do nosso produto são adequadas e satisfazem o cliente? Como controlar melhor o trabalho realizado e os resultados obtidos? relacionam-se com

  • A.

    a avaliação.

  • B.

    a execução.

  • C.

    a coordenação.

  • D.

    o planejamento.

  • E.

    o controle.

O processo administrativo compõe-se de quatro funções básicas. Indique a opção correta.

  • A.

    A função organização refere-se ao sistema de definição de objetivos, alocação de recursos e os meios para alcançá-los. A de direção ao agrupamento das atividades em órgãos e cargos, definindo níveis de autoridade e responsabilidade.

  • B.

    A função planejamento possibilita o monitoramento do desempenho organizacional e a tomada de ações corretivas. A de organização a divisão do trabalho e designação de processos e atividades.

  • C.

    A função controle permite a execução de atividades e alocação de recursos para atingir os objetivos. A de direção o exercício da liderança e coordenação de esforços.

  • D.

    A função planejamento possibilita a definição da missão organizacional e a programação de atividades. A de direção a orientação da mão-de-obra e a coordenação de esforços.

  • E.

    A função controle permite desenhar o trabalho a ser executado e coordenar atividades. A de organização o exercício da comunicação, liderança e motivação.

Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O princípio de aprendizagem da transferência estabelece que a aprendizagem é auxiliada quando a matéria a ser aprendida tem significado em relação à situação-problema encontrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os estudos das organizações há um que mostra que as pessoas têm imagens mentais das organizações em que trabalham. Pelo menos oito tipos de "Imagens da Organização" são apresentados por um determinado estudioso da área. São estes os tipos de imagem: Máquina, Organismo Vivo, Cérebro, Cultura, Sistema Político, Prisão Psíquica, Sistema em Fluxo e Transformação e, por último, Instrumento de Dominação. O autor dessa lista de características de imagens das organizações chama-se:

  • A.

    Max Weber.

  • B.

    Fayol.

  • C.

    F. Taylor.

  • D.

    H. Mintzberg.

  • E.

    Gareth Morgan

Para tornarem-se competitivas, as organizações precisam buscar constantemente a eficiência operacional e a eficácia administrativa. A produtividade é a demonstração de eficiência operacional. Mas isto só não basta.

Para buscar a competitividade, uma das chaves do sucesso da organização é a satisfação do cliente. Em toda esta dinâmica organizacional há necessariamente os envolvimentos táticos, estratégicos e operacionais sempre sob a orientação das unidades administrativas ou departamentais. Dentro do complexo organizacional, a Administração por Objetivos (APO) é a forma de administrar na qual são fixados objetivos a serem alcançados em um período de tempo. É um processo em que objetivos comuns são definidos por gerentes e subordinados de acordo com uma ordem de relevância ou de prioridade. Para tanto, as organizações definem três níveis de objetivos hierarquicamente organizados, que são

I. Eficiência, Eficácia e Operacional.

II. Satisfação, Competitividade e Produtividade.

III. Organizacionais, Estratégicos e Táticos.

IV. Táticos, Estratégicos e Departamentais.

V. Estratégicos, Táticos e Operacionais.

Pode-se afirmar que está (ão) correta(s)

  • A.

    somente as proposições III e V.

  • B.

    apenas a proposição I.

  • C.

    apenas a proposição II e IV.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

  • E.

    apenas a proposição V.

Conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem à trajetória pessoal e profissional para um sucesso, por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo, as quais, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objetivos:

A definição acima refere-se a

  • A.

    marketing pessoal.

  • B.

    diversidade de papéis.

  • C.

    comportamento grupal.

  • D.

    administração de conflitos.

  • E.

    estrutura de personalidade.

Considerando-se a eficiência, a eficácia e a efetividade buscadas pelo planejamento, é CORRETO afirmar.

  • A.

    Reduzir os custos e obter resultados são decorrência da eficiência.

  • B.

    Fazer as coisas certas diz respeito à eficiência.

  • C.

    Salvaguardar os recursos aplicados é fruto da eficácia.

  • D.

    Manter-se no ambiente é sinal de efetividade.

  • E.

    Reduzir os custos e obter resultados são decorrência da eficácia.

Os seguintes módulos das unidades de informação: clientes, atendimentos, relatórios, contratos, controle físico, faturamento e cobrança, custos e propostas, pertencem

  • A.

    ao Planejamento funcional e operacional.

  • B.

    ao Sistema Integrado de Gerenciamento.

  • C.

    à articulação e marketing institucional.

  • D.

    à definição e implementação dos serviços e produtos.

  • E.

    à visão estratégica das unidades de informação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...