Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Fausto, analista de organizações, ao estudar o comportamento de algumas empresas na região de Tabatinga, quanto ao emprego de estratégias organizacionais, constatou que duas delas adotavam a teoria estruturalista, considerando a interação organização-ambiente. Verificou, assim, que quando havia necessidade de mais recursos que não eram possíveis para cada uma, isoladamente, as duas empresas agiam como uma só, com relação a determinados objetivos. Estabelecia-se a combinação das duas para alcançar um objetivo comum, com uma decisão conjunta de atividades futuras. Esta situação indica a estratégia organizacional do tipo:
ajuste.
cooptação.
coalizão.
negociação.
especialização.
Na gestão de empresas, ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes é ser
globalizado.
competitivo.
organizado.
ético.
controlado.
Considere as informações abaixo.
R$ 11,50.
R$ 15,50.
R$ 16,00.
R$ 21,50.
R$ 22,60.
A ferramenta da qualidade, utilizada quando se pretende descobrir na organização a importância relativa de dados ou variáveis, é o diagrama de:
efeito
causa
Pareto
dispersão
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Muitos autores classificam a comunicação organizacional como um dos grandes desafi os gerenciais, devido à complexidade que o tema envolve. Nesse sentido, existem alguns tipos de cadeias de comunicação que ocorrem no ambiente organizacional.
Classifique as assertivas abaixo com ( V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas, a respeito dos tipos de cadeias de comunicação:
( ) Neutra
( ) Cadeia de via única
( ) Escalar
( ) Proporcional
( ) Rede informal
( ) Probabilidade
( ) Aglomerado
( ) Multifocal
A seqüência correta de respostas acima é:
V, V, F, V, V, V, F, F
F, V, V, V, V, V, V, F
F, V, V, V, F, V, V, F
F, V, F, F, V, V, V, F
A maior consciência ambiental do cidadão, mercados cada vez mais competitivos e consumidores mais exigentes promoveram mudanças nas estratégias das organizações produtivas.
Escolha a opção que indica corretamente o rumo de mudanças voltadas à responsabilidade social.
Implantação de programa ISO9.000 e correspondente certificação para os serviços prestados ao consumidor.
Cumprimento das leis ambientais do país de origem das matérias-primas e do país comprador.
Maior transparência de informações relacionadas ao balanço da organização e cumprimento das leis trabalhistas.
Implantação da certificação ISO14.004 relativa a ciclo de vida do produto e ética organizacional.
Ética nos negócios e maior transparência de informações relacionadas aos produtos e atividades da organização.
Administração - Administração de Projetos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Entende-se por projeto o conjunto de informações internas e/ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de se analisar uma decisão de investimento. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa correta:
o projeto de viabilidade constitui-se no conjunto de informações em que a grande maioria dos parâmetros críticos, para a fase de implantação, já se encontra defi nida e congelada.
o projeto fi nal é um projeto de estudo e análise, ou seja, é um projeto que procura verifi car a viabilidade ao nível interno da própria empresa.
projeto de fi nanciamento é um projeto feito para atender às exigências e quesitos dos órgãos fi nanciadores e/ou órgãos que concedem incentivos.
o projeto de viabilidade, via de regra, resulta do preenchimento de formulários padronizados que são distribuídos pelos órgãos que darão fi nanciamento e/ou incentivos.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Podemos aplicar as técnicas de Heurística aos problemas de Logística quando:
Uma organização denominada Hospital de Saúde Infantil (HSI) tem tido dificuldades para se destacar no mercado. O atendimento oferecido pelo setor de recepção/marcação, por exemplo, deixa os clientes irritados, pois, com freqüência, ocorrem marcações duplas de consulta com o mesmo médico, no mesmo horário. O gestor dessa instituição acredita que, apesar dos problemas, a modernização das instalações, efetivada recentemente, e a campanha de divulgação, a ser realizada em breve, possibilitarão ao hospital captar novos clientes.
Considerando a situação descrita no texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca da estrutura e da estratégia organizacional de empresas prestadoras de serviços.
A avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelo HSI foi afetada pelos problemas na marcação de consultas. A estratégia mais adequada para esse caso é mostrar que a organização está atenta às opiniões. Entretanto, não deve admitir os erros, pois, assim, o cliente confiaria ainda menos nos seus serviços.
A aquisição alavancada é uma técnica:
que envolve o uso de grandes montantes de crédito para aquisição de empresas;
que envolve grandes endividamentos com garantias de bens patrimoniais para aquisição de empresas;
que envolve o uso de grandes montantes de dívida para a aquisição de outras empresas;
de coalizão na tomada de grandes empréstimos para aquisição de empresas;
que envolve o lançamento de títulos privados para aquisição de empresas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...