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Administração - Administração da Produção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Acerca da formação de preços, julgue os itens que se seguem.
Quando um concorrente ataca o mercado de uma empresa com retorno excessivo, esta pode ter dificuldades para reagir devido à possibilidade de os produtos e serviços deficitários estarem sendo subsidiados por aqueles com rentabilidade excessiva.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, referentes à administração financeira.
A 10% a.a. de juros, o valor futuro dos custos com um serviço de R$ 5,00 por ano acumulados depois de 8 anos é inferior a R$ 60,00.
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O processo de mudança bem sucedido pressupõe três fases. Assinale a alternativa correta:
Descongelamento, aprendizado e recongelamento
Descongelamento, mudança e recongelamento
Congelamento, mudança e recongelamento
Mudança, aprendizado e acoplamento
Administração - Administração da Produção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Acerca da formação de preços, julgue os itens que se seguem.
O método de formação de preço com base no mark up sobre o custo não difere daquele embasado no conceito de custo econômico.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de atividades destinadas a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter empregados. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Dados referentes a relacionamento interpessoal, avaliação de desempenho e satisfação do cliente são insumos para elaboração de programas de desenvolvimento de pessoas.
O controle é um processo cíclico e interativo constituído de quatro fases. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
A fi nalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes (elaboradas no nível tático), dos planos táticos (elaborados no nível institucional) e dos planos operacionais (elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.
Um sistema de controle tem quatro fases: estabelecimento de padrões de desempenho; avaliação do desempenho; comparação do desempenho com o padrão; e ações corretivas.
A fi nalidade do controle é assegurar que os resultados das estratégias, políticas e diretrizes (elaboradas no nível institucional), dos planos táticos (elaborados no nível intermediário) e dos planos operacionais (elaborados no nível operacional) se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.
O controle está presente, em maior ou menor grau, em quase todas as formas de ação empresarial.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto à gestão do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A motivação do indivíduo para compartilhar o conhecimento é uma questão-chave para a gestão do conhecimento.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que concerne à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
I Trata-se de um fenômeno cumulativo, adaptativo que se caracteriza por determinar o comportamento humano, por auxiliar a sobrevivência dos indivíduos, dar sentido a sua relação com o mundo, além de contribuir para o controle das pessoas nos grupos sociais.
II Em virtude de ser um conceito oriundo da antropologia, sua aplicação aos ambientes organizacionais é inadequada, simplista e reducionista na medida em que fenômenos como o mito de origem das sociedades não pode ser comparado ao mito de origem das organizações.
III Corresponde a ativos psicológicos de uma organização, concebidos como programação mental construída no ambiente social.
IV Pode ser considerada como algo que a organização possui — histórias, lendas, crenças e simbolismos organizacionais que afetam o comportamento em conjunto com outros fatores — ou ainda como algo que a organização é, pois as organizações são produtos da realidade social construída pelos membros e são vistas como padrões de relacionamentos ocorridos dentro e fora de suas fronteiras.
V A abordagem cultura corporativa enfatiza a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, considerando que o controle e o aumento da produtividade, além do uso adequado de técnicas, ocorreriam se os dirigentes compreendessem o comportamento das pessoas, as expectativas, os pensamentos e os sentimentos dos empregados.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Administração - Abordagens da Administração - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A história das empresas pode ser dividida em fases. Assinale a alternativa correta:
Fase inicial, média, geral, organizada, moderna e da globalização.
Fase artesanal, da transição do artesanato à industrialização, do desenvolvimento industrial, do gigantismo industrial, moderna e da globalização.
Fase artesanal, da transição do artesanato à industrialização, do desenvolvimento da agricultura, do gigantismo das empresas, moderna e pós-moderna.
Fase da agricultura, da revolução industrial, da pós-revolução industrial, tecnológica, digital, da internet e biotecnológica.
Administração - Administração de Projetos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
As atividades funcionais são aquelas rotineiras, que se repetem sempre do mesmo modo, com pequenas variações ao longo do tempo, sem perspectiva de terminar. Elas compreendem tanto o trabalho burocrático interno usual em qualquer organização quanto a maioria das operações comerciais e industriais destinadas aos clientes. São atividades de produção, serviços, vendas e fi nanças de todos os tipos de organizações. Estas atividades predominam também nas organizações bancárias, onde os serviços são prestados sempre do mesmo modo, dia após dia, onde as atividades pouco mudam. Outras atividades são realizadas uma a uma, sob encomenda. Nelas se pode observar começo, meio e fi m. Essas atividades são:
Contabilidade.
Fluxo de Caixa.
Projetos.
Recursos Humanos.
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