Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de funções básicas de recursos humanos, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Angélica e Thaís foram recentemente aprovadas em processo seletivo para ocupar o cargo de recepcionista de um hospital. Nessa situação, elas necessitam passar por um processo de socialização organizacional que objetiva adaptar as pessoas às conveniências organizacionais.
As rápidas transformações do mundo contemporâneo impuseram modificações na forma de gerir pessoas. Novos referenciais passaram a orientar as ações da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). Assim, do RH mecanicista passa-se para o RH holístico, no qual:
todo gerente é também um gerente de RH.
o processo é centralizado e obscuro.
o treinamento é restrito às tarefas.
a visão de emprego é de curto prazo.
os cargos são pouco mutáveis.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As teorias administrativas contemplam variáveis básicas como tarefas, pessoas, estrutura, ambiente e tecnologia. Cada uma dessas teorias enfatiza uma ou mais variáveis, o que lhes fornece caráter específico. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. A eficiência organizacional é uma grande preocupação dentro da teoria burocrática, a qual busca o detalhe de como as coisas devem ser feitas na organização, ou seja, a particularidade de seu funcionamento.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
W. Edwards Deming é reconhecido internacionalmente por sua contribuição fundamental aos programas de aprimoramento da qualidade. Ele defendia que, para atingir a qualidade de um produto, a empresa deve aprimorar continuamente seu design e o seu processo, sendo a alta gerência a maior responsável por atingir a qualidade. Ele aconselhou a gerência a seguir 14 pontos para atingir um alto nível de qualidade. Isto fi cou conhecido como os 14 Pontos de Deming. Assinale abaixo a alternativa que não corresponde aos pontos de Deming:
Tolher o surgimento de liderança nas empresas; instituir o treinamento.
Instituir treinamento; tomar medidas para realizar a transformação; ensinar e instituir liderança.
Afastar o medo; criar a confi ança; criar um clima favorável às inovações; entender a fi nalidade da inspeção para o aprimoramento de processos e a redução de custos.
Eliminar a prática de recompensar os negócios com base, apenas, no preço do produto; ensinar e instituir a liderança.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, referentes à administração financeira.
O valor da prestação mensal para amortização de uma dívida envolvendo a venda de uma casa, cujo valor é R$ 10.000,00, considerados um prazo de 10 anos e juros de 10% pela tabela Price, é de R$ 132,15.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.
Considere a seguinte situação hipotética.
Jonas, vendedor, está muito empenhado em aumentar o seu nível de vendas. Soube-se que o seu chefe se dirigiu a ele dizendo: Jonas, conheço sua capacidade como vendedor mas preciso que você atinja, no mínimo, a meta prevista para o semestre, senão não terei como mantê-lo na empresa.
Nessa situação, tem-se um exemplo de uma forma de influência no comportamento denominada punição.
São fatores que influenciam as decisões de localização do ponto de vista do fornecimento:
Assinale ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas, a respeito do Planejamento Estratégico:
A sequência assinalada acima é:
V, V, F, V, V
V, V, F, V, F
F, V, V, V, V
F, V, V, V, F
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da qualidade e produtividade nas organizações.
As organizações de sucesso serão aquelas mais aptas a identificarem as necessidades dos clientes e satisfazê-las de forma mais rápida e eficiente.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.
Considere que o acionista majoritário de uma empresa, já com idade avançada, deseja que Joseph, seu primogênito, assuma a direção geral da empresa. Se os integrantes da organização estão satisfeitos com a mudança, então, no mínimo, reconhecem o poder de legitimidade e(ou) de tradição de Joseph.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...