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Administração - Eficiência X Eficácia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.
O departamento de recursos humanos do ISP Contabilidade deve pôr em prática as funções e as técnicas administrativas para cumprir o objetivo de alcançar a eficiência e a eficácia através das pessoas.
A figura acima apresenta uma pirâmide de planejamento, na qual se estabelece uma relação hierárquica entre elementos de planejamento estratégico definidos segundo o modelo de balanced scorecard. Considerando essa pirâmide, julgue os próximos itens, acerca dos conceitos e fundamentos de estratégia e planejamento estratégico, planejamento estratégico de recursos tecnológicos, planejamento estratégico de sistemas de informação e ciclo de planejamento estratégico de SI.
Usualmente, espera-se que as estratégias e os objetivos de uma organização sejam ajustados durante o ciclo de planejamento estratégico.O estoque existente na empresa e que tem, entre suas finalidades, cobrir eventuais aumentos de demanda é o do tipo:
médio
variável
máximo
constante
de segurança
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa que apresenta os sete fatores que condicionam o comportamento da empresa:
Pessoas, habilidades, estrutura, objetivos empresariais, cultura organizacional, sistemas e estilo.
Habilidades, aprendizagem, cultura organizacional, sistemas, estrutura, processos e organograma.
Pessoas, concorrentes, clientes, consumidores, funcionários, estratégia e cultura organizacional.
Estilo gerencial, macroeconomia, microeconomia, consumidores, clientes, funcionários e concorrentes.
Administração - Gestão de Equipes - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
São três os fatores que contribuem para a efi cácia da equipe: fatores relacionados a pessoas, fatores relacionados à organização e fatores relacionados a tarefas. Colocar P para os itens que dizem respeito aos fatores relacionados a pessoas, O para os itens que dizem respeito aos fatores relacionados à organização e T para os itens que dizem respeito a fatores relacionados a tarefas:
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta:
O, O, P, T, T, P, O, P, T, P
T, T, O, P, P, O, T, O, P, O
T, T, P, O, O, P, T, P, O, P
T, T, T, P, O, P, T, O, O, P
A figura acima apresenta uma pirâmide de planejamento, na qual se estabelece uma relação hierárquica entre elementos de planejamento estratégico definidos segundo o modelo de balanced scorecard. Considerando essa pirâmide, julgue os próximos itens, acerca dos conceitos e fundamentos de estratégia e planejamento estratégico, planejamento estratégico de recursos tecnológicos, planejamento estratégico de sistemas de informação e ciclo de planejamento estratégico de SI.
Objetivos e metas são sinônimos, e representam resultados mensuráveis tipicamente de forma numérica.O estoque constituído por peças que sofrem demora ou armazenamento durante sua produção é classificado como:
especial
em processo
em consignação
de matéria-prima
de produto acabado
A tomada de decisão é um processo contínuo e permanente na vida de uma organização. Ao identificar um problema, o administrador tem de tomar uma decisão para resolvê-lo. Autores desenvolveram modelos que descrevem as etapas do processo decisório. Modelos são instrumentos eficazes para assegurar um curso de ação organizado e coerente desse processo. O Modelo de Simon distingue as decisões programadas das não programadas. Decisões programadas são:
orientadas por competidores.
executadas pelo alto escalão.
repetitivas e de rotinas.
simuladas por computador
processadas eletronicamente.
O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Considere que Jonas, gerente geral do Hotel Maresia, possui liderança orientada para a execução da tarefa e para a produção, enfatizando a produtividade ou a eficiência do grupo de empregados da organização. Nesse caso, é correto afirmar que Jonas é caracteristicamente um líder autocrático.
A figura acima apresenta uma pirâmide de planejamento, na qual se estabelece uma relação hierárquica entre elementos de planejamento estratégico definidos segundo o modelo de balanced scorecard. Considerando essa pirâmide, julgue os próximos itens, acerca dos conceitos e fundamentos de estratégia e planejamento estratégico, planejamento estratégico de recursos tecnológicos, planejamento estratégico de sistemas de informação e ciclo de planejamento estratégico de SI.
A especificação de alvos de planejamento geralmente define uma data ou período para o alcance desse alvo.{TITLE}
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