Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência a grupos e equipes de trabalho, julgue os itens seguintes.

Uma equipe pode ser definida como um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares, que trabalham juntas, com o objetivo de atingir os propósitos de cada um de seus integrantes, e pelos quais se consideram individualmente responsáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.

Ocorre internalização quando parte do conhecimento tácito de uma pessoa converte-se no conhecimento tácito de outrem, tal como ocorre na realização de atividades práticas sob a supervisão de tutores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:

I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.

II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.

III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.

IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.

V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das organizações e do trabalho.

Na visão culturalista, a organização constitui um sistema de comportamento cooperativo orientado pelo planejamento, o qual tem a função de tornar os comportamentos previsíveis em sua estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenho departamental, ou departamentalização, apresenta uma variedade de tipos, dentre eles o

  • A.

    linear.

  • B.

    staff.

  • C.

    funcional.

  • D.

    programático.

  • E.

    empresarial.

Considerando a necessidade de melhoria contínua dos processos para o atendimento dos objetivos estratégicos da organização, julgue os itens a seguir.

Os dados e as informações coletados durante o monitoramento, que fornecem subsídios para a melhoria dos processos, são sempre obtidos de forma automática, por intermédio de sistemas de gerenciamento de processos de negócios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração apresenta quatro funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Organizar - assegurar-se de que tudo ocorre em conformidade com a regra estabelecida e a ordem expressa.

  • B.

    Planejar - procurar a melhor forma para executar o que foi definido.

  • C.

    Dirigir - visualizar o futuro e traçar um plano de ação.

  • D.

    Controlar - comparar se os objetivos pré-determinados estão sendo alcançados.

  • E.

    Organizar - analisar o ambiente e elaborar ações que serão desenvolvidas.

Em um determinado estoque, o consumo diário de um item de estoque é constante e igual a 30 unidades, incluindo fins de semana e feriados. Sabe-se que o saldo de estoque, no início do dia 1 do mês, era de 500 unidades, e, ao final do dia 30, esse saldo foi de 200 unidades. O gerente de armazenamento perdeu os registros de entrada desse material, mas tem certeza de que foram realizadas duas entradas de quantidades idênticas no mês em questão. Se o ponto de ressuprimento é de 200 unidades, e o tempo de reposição (lead-time) do fornecedor é de 3 dias, conclui-se que houve entradas em estoque nos dias

  • A.

    5 e 19

  • B.

    10 e 20

  • C.

    11 e 25

  • D.

    13 e 23

  • E.

    14 e 26

Como ferramenta na gestão da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito é adequado para

  • A.

    analisar processos cujas causas são suficientemente conhecidas.

  • B.

    solucionar problemas causados por brainstormings.

  • C.

    analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas inter-relacionadas.

  • D.

    ordenar as frequências das ocorrências dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

  • E.

    documentar os passos necessários para a execução de um processo qualquer.

Sob o ponto de vista da tomada de decisão, os problemas podem ser classificados em três categorias, as quais são:

  • A.

    problema de adaptação, problema de inovação e problema estratégico.

  • B.

    problema matemático, problema gerencial e problema não estruturado.

  • C.

    problema estratégico, problema tático e problema operacional.

  • D.

    problema estruturado, problema não estruturado e problema estratégico.

  • E.

    problema estruturado, problema semiestruturado e problema não estruturado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...