Questões de Administração

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No texto, é afirmado que, com dedicação, é possível conquistar a oportunidade dos seus sonhos. Sobre motivação no desempenho profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Para Herzberg, os fatores motivacionais dependem da natureza das tarefas que o indivíduo executa.
  • B. Para Maslow, o comportamento motivado é uma espécie de canal pelo qual muitas necessidades podem ser satisfeitas de maneira isolada ou simultânea.
  • C. Para Mayo, as necessidades de segurança que envolvem a satisfação da autoestima conduzem a sentimento de autoconfiança.
  • D. Para Lewin, uma valência positiva indica um desejo de alcançar determinado resultado final, enquanto uma valência negativa implica desejo de fugir de determinado resultado final.

A partir da leitura da notícia, é possível inferir que o crescimento profissional, para se concretizar, requer algumas posturas. Sobre postura profissional para agir diante de novas oportunidades de trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Construir imagem profissional baseada na imposição de ideias ao grupo de trabalho, com intuito de assegurar a eficiência da interação profissional.
  • B. Recorrer às experiências profissionais anteriormente construídas, destacando-as e valorizando-as para assumir novos desafios.
  • C. Comprometer-se com as metas estabelecidas pela instituição, desempenhando com efetividade a tarefa de sua competência.
  • D. Ser solidário e proativo com os integrantes do grupo de trabalho e compreender a função atribuída para o desenvolvimento de atividades em equipe.

_____________organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu para resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna, são as normas informais que orientam o comportamento dos membros da instituição.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  • A. Missão
  • B. Visão
  • C. Estratégia
  • D. Cultura

Nas organizações, existe uma complexa combinação de meios de comunicação pelos quais as informações são transmitidas. Na coluna da esquerda encontra-se o fluxo direcional da comunicação e, na da direita, a descrição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 2, 3, 1
  • B. 3, 1, 2
  • C. 2, 1, 3
  • D. 3, 2, 1

Em Instituição de Ensino Superior, o investimento e desenvolvimento dos profissionais consiste em estratégia fundamental para qualificá-los, eliminar suas deficiências, aprimorar habilidades e potencializar os resultados. Assinale a ferramenta que possibilita essa ação.

  • A. Programas de capacitação
  • B. Análise de SWOT
  • C. Pesquisa de clima organizacional
  • D. Balanced Scorecard

Organização é uma entidade social composta de pessoas e recursos, orientada para alcançar um objetivo. Sobre as características das organizações formais, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) É constituída pelos usos e costumes, pelas tradições e pelas normas sociais, portanto não se modifica rapidamente.

( ) É constituída pela estrutura organizacional dos órgãos, dos cargos, das tarefas, dos níveis hierárquicos, entre outros elementos.

( ) É conduzida pelas práticas estabelecidas pela empresa, pelas especificações e padrões definidos para atingir os objetivos e que podem ser modificados pela empresa.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima par baixo, é

  • A. V V F
  • B. V F V
  • C. F V F
  • D. F F V
  • E. F V V

As core competences (ou competências essenciais) foram delineadas nos estudos pioneiros de Hamel e Prahalad (2001). Para os autores, deveria ocorrer a mudança de foco das unidades de negócio para as competências, permitindo, desse modo, que as empresas se transformassem em um verdadeiro portfólio dessas competências. No entanto, para serem consideradas core competences, elas deveriam, obrigatoriamente, obedecer a três condições: teriam que atribuir vantagem competitiva às empresas, gerar valor perceptível pelos clientes e serem difíceis de imitar pela concorrência. Com base no texto apresentado acima, analise as empresas:

  I. A Delatel exerce o controle dos seus funcionários quase que exclusivamente através de mecanismos burocráticos, por meio de procedimentos operacionais padronizados, regras, regulamentações e supervisão cerrada, com o objetivo de ganhos de produtividade com uma estrutura bem planejada de cargos e níveis hierárquicos. Um de seus funcionários está interessado em participar de um programa de desenvolvimento gerencial sobre técnicas de liderança. Seu chefe argumenta que a liderança é fruto de qualidades inatas.

II. A Macrosul está promovendo uma verdadeira revolução no seu sistema de vendas, cuja arma principal é a tecnologia da informação. A equipe de vendas será extinta e os vinte melhores vendedores serão transformados em consultores de mercado. Eles não terão mais a obrigação de vender, mas sim de assessorar os clientes em todo o processo de compra e estocagem de eletrodomésticos e móveis. Estarão aptos, inclusive, a orientar os clientes quanto às quantidades ideais de compra para cada tipo de produto, nos diferentes períodos do ano.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Apenas a Delatel utiliza o conceito de core competence e gestão de competências.
  • B. Apenas a Macrosul utiliza o conceito de core competence e gestão de competências.
  • C. A Delatel e a Macrosul utilizam o conceito de core competence e gestão por competências.
  • D. A Delatel e a Macrosul não utilizam o conceito de core competence e gestão por competências.

Assinale a alternativa correta. O grau de coincidência entre a qualidade planejada e o desempenho, formato ou conteúdo que o produto ou serviço apresenta na realidade é chamado de:

  • A. Qualidade planejada
  • B. Qualidade de conformidade (ou de aceitação)
  • C. Produtividade
  • D. Efetividade
  • E. Competividade

Assinale a alternativa correta. É o uso da influência não coerciva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e levá-los à realização dos objetivos do grupo. Trata-se da:

  • A. Hierarquia
  • B. Motivação
  • C. Liderança
  • D. Discrição
  • E. Cortesia

Assinale a alternativa que apresente corretamente a definição de I, II e II na pirâmide de necessidades de Maslow abaixo.

  • A. I = Auto-realização, II = Segurança e III = Estima
  • B. I = Estima, II = Auto-realização e III = Segurança
  • C. I = Segurança, II = Auto-realização e III = Estima
  • D. I = Auto-realização, II = Estima e III = Segurança
  • E. I = Estima, II = Segurança e III = Auto-realização
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