Questões de Administração

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O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma abordagem do planejamento que pressupõe

  • A. o planejador como um estrategista que usa seu conhecimento e as informações do ambiente para dominar o futuro.
  • B. a elaboração do diagnóstico estratégico, objetivo e único, estabelecendo uma hierarquia entre planos de níveis diferentes.
  • C. que o objeto planejado segue leis e regras, sendo redutível a comportamentos sociais que podem ser modelados.
  • D. a solução para os problemas baseada no conhecimento científico e na racionalidade técnica.
  • E. que o sujeito que planeja está dentro da realidade, fazendo parte de um contexto no qual outros atores também planejam.

Para projetar uma organização em aprendizagem num ambiente turbulento é preciso incluir elementos como:

  • A. informação compartilhada; cultura adaptativa; estratégia colaborativa
  • B. informação compartilhada; tarefas rotineiras; estrutura vertical e hierarquização de autoridade
  • C. informação centralizada e sistemas de controle; estratégia colaborativa; papéis com empowerment
  • D. cultura adaptativa; impessoalidade nas relações; comportamentos previsíveis pautados em normas e regulamentos
  • E. equipes autodirigidas; racionalidade funcional; especialização e divisão do trabalho

Uma estrutura horizontal que organiza os colaboradores em torno de processos centrais possui a(s) seguinte(s) característica(s):

  • A. a estrutura é criada em torno de tarefas ou funções para que os limites interdepartamentais sejam eliminados.
  • B. a tomada de decisão centralizada, muitas normas, poucas equipes e sistemas de subordinação são dominantes nessa estrutura.
  • C. os donos dos processos têm responsabilidade total sobre cada processo central, e há uma cultura de colaboração focada em melhoria contínua.
  • D. os indivíduos são a base do projeto e do desempenho organizacional, favorecendo o conhecimento técnico e o desenvolvimento de habilidades.
  • E. os limites claros entre os departamentos funcionais contribuem para que os colaboradores assumam uma visão mais ampla das metas organizacionais.

Considerem-se os seguintes tipos de competências organizacionais: as básicas e as essenciais.

A respeito de suas características, tem-se que as

  • A. essenciais descrevem as atividades diárias e eventuais a serem executadas pelos profissionais; e definem os desafios, oportunidades e ameaças inerentes à sua função.
  • B. essenciais constituem um conjunto de conhecimentos, habilidades, que permitem aos funcionários desenvolverem suas funções alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.
  • C. básicas são pré-requisitos para manterem a organização no mercado, e são suficientes para garantir liderança e diferencial competitivo.
  • D. básicas garantem o diferencial competitivo: têm valor percebido pelos clientes; contribuem para a diferenciação entre concorrentes e aumentam a capacidade de expansão.
  • E. básicas são as capacidades indispensáveis das quais a empresa necessita para administrar com eficácia o seu negócio.

A estrutura organizacional desempenha um papel fundamental para a dinâmica do fluxo de trabalho.

Assim sendo, na escolha de seu modelo estrutural, as organizações optam por:

  • A. um modelo orgânico caracterizado por extensa departamentalização, elevada formalização e centralização quando se preocupam com a participação de seus funcionários.
  • B. uma estrutura matricial agrupando as tarefas em departamentos funcionais e centralizando a autoridade quando querem manter uma elevada especialização e formalização.
  • C. uma departamentalização de acordo com o produto ou serviço quando querem que aumente a interação e a comunicação entre os colaboradores que produzem produtos iguais ou prestam o mesmo serviço.
  • D. uma departamentalização por cliente ou por mercado quando grupos importantes de clientes diferem substancialmente uns dos outros e há mais especialização de processos e integração de colaboradores.
  • E. uma grande amplitude de administração para manter o controle mais de perto sobre os colaboradores e ficar em contato com as operações diárias do fluxo de trabalho.

Com base nas implicações da teoria da atribuição e da liderança organizacional, especialmente quando a liderança é vista pelos olhos dos seguidores, tem-se que:

  • A. comportamentos observados em um contexto associado à liderança não atribuem habilidades à pessoa que demonstra esses comportamentos.
  • B. não há relação entre o que se atribui a um indivíduo e a seu comportamento como líder.
  • C. quando se avalia o comportamento de um líder, tende- -se a subestimar a influência dos fatores externos e superestimar a influência dos internos ou pessoais.
  • D. para salvar a reputação dos líderes, os indivíduos atribuem o seu sucesso a fatores externos e colocam a culpa de seus fracassos em fatores internos.
  • E. a consistência, a diferenciação e a coerência das decisões dos líderes não são comportamentos avaliados pelos seguidores no cotidiano organizacional.

Há diferentes tipos de equipes nas organizações. Existe um tipo comum de equipe que é formado por pequenos grupos de funcionários da mesma área de atuação, os quais se reúnem regularmente para discutir e recomendar soluções para o ambiente de trabalho.

Esse tipo de equipe é denominado

  • A. Demografia organizacional
  • B. Equipe Virtual
  • C. Folga social
  • D. Círculos de qualidade
  • E. Brainstorming

Um sistema de gestão de desempenho no qual as pessoas recebem retorno de seu desempenho de todos os que formam o círculo de contatos diários do colaborador

— chefes, colegas e pares, e seus próprios subordinados

— é denominado

  • A. balanced scorecard ou BSC
  • B. escala gráfica de mensuração
  • C. incidente crítico
  • D. avaliação de 360 graus
  • E. comparação forçada

Cada vez mais as organizações têm oferecido aos seus funcionários treinamento ético, seja no programa de orientação dos novos colaboradores, seja como parte de um programa contínuo para o desenvolvimento, ou periodicamente como um reforço dos princípios éticos.

Os defensores do treinamento ético argumentam que

  • A. a ética se baseia em valores, e o sistema de valores é aprendido e consolidado e internalizado na infância.
  • B. os valores éticos das pessoas já estão estabelecidos quando elas entram no mercado de trabalho.
  • C. a exposição aos cursos de direito e administração pode diminuir o nível de adesão de seus participantes a valores éticos pró-sociais.
  • D. a identificação de dilemas éticos garante que os participantes irão fundamentar suas ações embasados nos valores organizacionais.
  • E. esse tipo de treinamento reafirma a expectativa da organização de que seus membros ajam eticamente.

A maioria dos gestores precisa de habilidades técnicas, interpessoais, conceituais e de diagnóstico no seu trabalho, porém a importância dessas habilidades varia de acordo com o nível que o gestor ocupa na organização.

Assim sendo, com relação às habilidades relevantes para cada tipo de gestor, tem-se que

  • A. as habilidades conceituais e de diagnóstico são geralmente mais importantes para os gestores operacionais ou da linha de frente, que devem buscar compreender e comunicar-se com os indivíduos.
  • B. os gestores da linha de frente precisam confiar mais em suas habilidades técnicas e interpessoais e menos em suas habilidades conceituais e de diagnóstico.
  • C. os gestores de nível médio tendem a apresentar uma ênfase nas habilidades conceituais e técnicas e menor dependência de habilidades de diagnóstico e interpessoais.
  • D. habilidades técnicas são mais relevantes para os gestores do topo que precisam realizar tarefas específicas, como operações empregadas pela organização em seus processos de produção.
  • E. habilidades interpessoais são mais importantes que as habilidades conceituais e de diagnóstico para os gestores do topo que devem compreender os relacionamentos e promover a motivação.
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