Questões de Administração

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A supervisão do almoxarifado de uma organização pública vem controlando os níveis de estoque, de forma a provocar a redução do volume de compras e a provocar o aumento nas quantidades de pedidos. Ou seja, o setor tem gerenciado o tamanho dos lotes e o intervalo de tempo dos pedidos, por considerar que lotes pequenos significam uma redução do nível de estoque, um acréscimo no número de pedidos e uma redução no intervalo de tempo existente entre dois pedidos.

Essa nova forma de gestão do setor está relacionada a uma supervisão que busque no controle a garantia de

  • A. lucratividade
  • B. economicidade
  • C. isonomia
  • D. legalidade
  • E. moralidade

Uma empresa pública definiu como estratégia desenvolver e lançar um novo serviço a ser realizado pelo próprio cidadão (autosserviço) por meio de uma plataforma informatizada e integrada aos bancos de dados existentes. Entretanto, após um ano de tentativa de implementação, a empresa percebeu que não tinha recursos financeiros e humanos adequados à execução do projeto e optou por descontinuá-lo. Nesse caso, ocorreu um erro na seleção dessa estratégia, dentre as alternativas disponíveis.

Esse erro aconteceu porque a empresa desconsiderou na seleção da estratégia o critério de

  • A. viabilidade
  • B. vantagem
  • C. simbologia
  • D. consonância
  • E. consistência

Para um gestor público, diante de um contexto de garantia de acesso à informação, é relevante diferenciar métricas de eficiência de métricas de eficácia da Tecnologia da Informação (TI) na prestação de serviços públicos em novos formatos de oferta e acessibilidade.

A seguinte medida é uma métrica de eficácia da plataforma de TI para acesso à informação:

  • A. os custos envolvidos no consumo de recursos diretos e indiretos que estão implicados na disponibilização da TI.
  • B. o tempo de resposta medido pelos minutos exigidos para responder às demandas dos usuários.
  • C. a velocidade de transação medida pelo tempo que o sistema leva para realizar uma transação.
  • D. a usabilidade mensurada pelo número de cliques necessários para que um usuário encontre a informação desejada.
  • E. a taxa de rendimento monitorada pela quantidade de informação que pode deslocar-se por meio do sistema a qualquer momento.

O planejamento estratégico de uma companhia de limpeza urbana apresenta a finalidade da organização como sendo a seguinte: “Manter a cidade limpa, fazendo o cidadão mais orgulhoso, saudável e feliz, gerenciando resíduos sólidos de forma eficiente, sustentável e universalizada”.

A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de

  • A. Cultura
  • B. Força
  • C. Missão
  • D. Posição
  • E. Processo

Uma empresa do ramo de trens urbanos, em seu processo de planejamento estratégico, formulou a seguinte declaração: “Tornar-se referência no planejamento, projeto, implantação e operação do transporte urbano de pessoas sobre trilhos, propiciando a ampliação da participação nas cidades e expansão da malha metroferroviária nacional”.

A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de

  • A. Meta
  • B. Objetivo
  • C. Tática
  • D. Valor
  • E. Visão

Para gerenciar o comportamento das pessoas nas organizações, é preciso examinar a natureza básica da relação indivíduo-organização.

Nesse sentido, é preciso compreender o contrato psicológico dessa relação, que é um(a)

  • A. acordo explícito e formal entre os empregados e empregadores que define a expectativa de comportamento que acompanha cada papel.
  • B. conjunto de expectativas de uma pessoa acerca de como contribuirá para uma organização e aquilo que a organização fornecerá em troca.
  • C. aglomerado de padrões comportamentais esperados e atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social.
  • D. situação em que uma pessoa é confrontada por diferentes expectativas associadas a seus papéis.
  • E. extensão em que as contribuições feitas pelo indivíduo coincidem com os incentivos oferecidos pela organização.

A perspectiva da racionalidade limitada é associada frequentemente aos processos de decisão intuitivos.

A tomada de decisão intuitiva é um(a)

  • A. processo cognitivo inconsciente, apoiado nas experiências vividas, em associações holísticas ou em conexões difusas entre informações divergentes.
  • B. processo de tomada de decisões a partir de modelos simplificados que extraem aspectos essenciais dos problemas sem capturar toda a sua complexidade.
  • C. conjunto de escolhas consistentes, feitas de forma imparcial, baseadas em opções relevantes, para maximizar valor dentro de certos limites e restrições.
  • D. sequência lógica ou um raciocínio explícito usados para tomar decisões, em vez da experiência e do discernimento.
  • E. tendência individual de acreditar que se pode prever e controlar o resultado de eventos aleatórios, buscando informações que corroborem escolhas anteriores.

Independentemente das características ou dos comportamentos do líder, ninguém pode ser um líder sem a capacidade de influenciar os outros; portanto, para aumentar a capacidade de afetar as percepções, as atitudes e os comportamentos dos outros são utilizadas algumas táticas, como as três apresentadas a seguir:

  • A. persuasão racional, apelo inspiracional e coalização
  • B. persuasão racional, pacificação terceirizada e negociação
  • C. negociação, coalização e socialização
  • D. pacificação terceirizada, coalização e decodificação
  • E. decodificação, apelo inspiracional e socialização

As redes de comunicação organizacional podem diferir das estruturas hierárquicas, pois os funcionários procuram a melhor informação para realizar o seu trabalho. As funções que os indivíduos desempenham nas redes organizacionais podem ser analisadas de acordo com as suas contribuições para o funcionamento da rede.

Assim, o funcionário que desempenha a função de cosmopolita

  • A. tem uma posição estratégica na rede que lhe permite controlar as informações, movendo-se para qualquer direção do canal.
  • B. serve de ponte entre os grupos, unindo-os e facilitando o fluxo de comunicação necessário para integrar as atividades grupais.
  • C. tende a trabalhar sozinho, interagindo e se comunicando pouco com outros já que não tem função importante na rede de comunicação.
  • D. favorece a rotatividade de funcionários compartilhando sentimentos sobre a organização e influenciando quem deseja sair ou ficar.
  • E. liga a organização ao ambiente externo participando de convenções e feiras, podendo ser um líder de opinião no grupo.

O desempenho de qualquer grupo é afetado por diversos fatores, além dos motivos da formação e das etapas de desenvolvimento.

Três fatores básicos que contribuem para o desempenho de um grupo são:

  • A. coesão, folga social e conformidade
  • B. coesão, composição e rotatividade
  • C. folga social, conformidade e status
  • D. composição, tamanho e normas
  • E. normas, tamanho e rotatividade
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