Questões de Administração

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Bons líderes são capazes de fazer o diagnóstico do nível de desenvolvimento do colaborador e adaptar-se à necessidade para lidar com o problema de desempenho existente. Essas premissas referem-se à Teoria

  • A. da Liderança Situacional.
  • B. das Contingências.
  • C. Y.
  • D. dos Traços.
  • E. do Grid Gerencial.

Conhecer a raiz das motivações que impulsionam a atitude de um colaborador é fundamental no processo de gestão de pessoas. O gestor, ao exercer sua função,

  • A. identificará as motivações com facilidade, se desejar.
  • B. deverá observar o comportamento aparente do colaborador.
  • C. poderá identificar as motivações e apenas administrá-las.
  • D. terá facilidade porque as motivações se evidenciam no comportamento.
  • E. poderá identificar as motivações para modificá-

A cultura de uma empresa tem sua origem

  • A. nos valores do fundador da empresa.
  • B. nas ideias de várias pessoas de dentro e fora da empresa.
  • C. nas características individuais do nível gerencial.
  • D. nos valores dos colaboradores da base da empresa.
  • E. nas intenções e pensamentos dos acionistas.

A competência de um profissional poderá ser mapeada a partir de ações observáveis e dos resultados que produz, apoiando-se em três pilares fundamentais:

  • A. agilidade, assertividade e comunicação.
  • B. compreensão, análise e comportamento.
  • C. raciocínio, agilidade e valores.
  • D. conhecimento, habilidade e atitudes.
  • E. comportamento, crenças e inteligência.

O principal objetivo para se realizar treinamentos formais de colaboradores é

  • A. criar oportunidades de desvelar bons profissionais.
  • B. ampliar a rede de relacionamento.
  • C. promover reconhecimento aos bons profissionais.
  • D. criar sinergia entre áreas.
  • E. acelerar a aprendizagem funcional.

O processo de avaliação de perfil de um profissional exige muito cuidado e possui alta dependência da capacitação dos avaliadores. Para assegurar resultados eficazes ao estruturar um processo seletivo, a área de RH deve EVITAR:

  • A. Vários avaliadores no mesmo processo.
  • B. Processos rápidos, de curta duração.
  • C. Procedimentos e tratamentos estatísticos.
  • D. Vieses de avaliação e interferências subjetivas.
  • E. Escalas de competências corporativas.

A área de desenvolvimento da organização, quando solicitada a construir o conteúdo programático de um treinamento empresarial, deve ter como conceito evolutivo dos níveis de aprendizagem

  • A. a taxonomia de Bloom.
  • B. fundamentos da organização.
  • C. a curva de aprendizagem.
  • D. temas significativos relacionados ao negócio.
  • E. o público a que se destina.

Embora existam zonas de intersecção, os conceitos de cultura organizacional e clima organizacional diferem entre si, sendo que:

I. clima organizacional possui natureza descritiva e avaliativa, podendo ser aferido por meio de pesquisa específica.

II. cultura engloba tanto aspectos formais, abertos, como aspectos fechados, tais como crenças e ideologias.

III. a cultura organizacional é mais estática que o clima organizacional, somente sendo passível de modificação mediante os denominados ritos de degradação.

Está correto o afirmado APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. I e III.

Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, impactando a maneira de conceber a figura do líder. Nesse contexto, emergem as Teorias de Estilos de Liderança, também chamadas Teorias Comportamentais, nas quais se sustenta que

  • A. os líderes possuem habilidades inatas, ligadas ao desempenho da tarefa, não passíveis de serem desenvolvidas.
  • B. os traços de personalidade, como o carisma, são determinantes para a construção da liderança.
  • C. existem características individuais, de natureza universal, relativas à liderança, notadamente os traços intelectuais.
  • D. o que determina o desenvolvimento do líder são as contingências apresentadas pelo ambiente.
  • E. a liderança não decorre exclusivamente de traços de personalidade, podendo ser aprendida e desenvolvida.

Uma das classificações das teorias sobre motivação divide as abordagens em “de conteúdo” e “de processo”. Nesse cenário, a Teoria Bifatorial, preconizada por Herzberg, caracteriza-se como

  • A. de conteúdo, estática e prescritiva das ações a serem adotadas para induzir a motivação nos indivíduos.
  • B. de processo, abordando a forma como se desencadeia a motivação, sem indicar os fatores motivacionais propriamente ditos.
  • C. mista, com elementos descritivos e prescritivos, sendo aplicada em ambientes instáveis.
  • D. de conteúdo, apontando fatores que causam insatisfação, chamados higiênicos, e os que produzem sentimentos positivos, de motivação.
  • E. de processo, indicando as ações capazes de induzir a motivação nos indivíduos.
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