Questões de Administração

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Um órgão público com atuação em todas as unidades da federação é caracterizado pela excelente qualificação, profissionalismo e competência do quadro de funcionários. As equipes de trabalho são coesas e as tarefas fortemente estruturadas. O órgão vem enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetivo no desempenho de sua missão institucional. A direção do órgão acredita que a melhoria no desempenho passa por uma mudança na cultura da empresa, especialmente no estilo de liderança. Assim, foi iniciado um processo de substituição de líderes orientados para a tarefa por líderes orientados para as pessoas. No contexto descrito, de acordo com as teorias de liderança, é provável que:

  • A. a experiência e a competência dos funcionários substituam a liderança orientada para as pessoas;
  • B. o porte da organização e o grau de estruturação das tarefas neutralizem a liderança orientada para as pessoas;
  • C. a coesão dos grupos e o profissionalismo dos funcionários substituam a liderança orientada para as pessoas;
  • D. a distribuição geográfica e a experiência dos funcionários neutralizem os efeitos de qualquer estilo de liderança;
  • E. o porte da organização e a experiência dos funcionários neutralizem os efeitos de qualquer estilo de liderança.

O diretor de RH de um órgão público quer implantar a auditoria na área de recursos humanos, como forma de evidenciar sua contribuição no atingimento dos objetivos organizacionais. O diretor precisa selecionar indicadores relativos à eficiência dos processos e rotinas da área de recursos humanos. São indicadores adequados:

  • A. absenteísmo; prazo médio para a solução de reclamações trabalhistas;
  • B. índice de adequação do funcionário à vaga; índice de retenção de mão de obra;
  • C. número total da força de trabalho; qualidade das equipes multifuncionais;
  • D. salário médio por funcionário; índice de acidentes de trabalho;
  • E. índice de backup de talentos; turnover.

Em uma organização pública de grande porte, o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários é realizado pelo método da pesquisa de campo, envolvendo a área de recursos humanos e as áreas funcionais da organização. Os especialistas se reúnem com os gerentes para avaliações iniciais e complementares de cada funcionário e em seguida planejam ações e acompanham seus resultados. Assim, um dos pontos positivos do método é proporcionar o envolvimento da responsabilidade de linha e da função de staff na avaliação de desempenho. No entanto, o método da pesquisa de campo apresenta a seguinte desvantagem:

  • A. produz efeito de generalização (efeito halo);
  • B. superficialidade e subjetividade na avaliação;
  • C. considera apenas o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim;
  • D. custo operacional elevado;
  • E. considera poucos aspectos do desempenho.

O diretor administrativo de um importante órgão público, com atuação em diversos municípios brasileiros, gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o desempenho de processos e pessoas. O órgão tem uma cultura organizacional rígida e o estilo de liderança é autocrático.

Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar no contexto descrito, entre outros, os seguintes controles:

  • A. observação direta e administração por objetivos (APO);
  • B. balanced scorecard e avaliação de desempenho 360 graus;
  • C. formalização das atribuições e responsabilidades, e avaliações de desempenho por comissões;
  • D. ajuste mútuo e controle por imposição externa;
  • E. formalização dos níveis de alçada e controle por motivação interna.

Um gerente da área de finanças afirmou que é responsável pela elaboração de orçamentos, pela composição da estrutura de financiamento e pela aplicação dos recursos financeiros da empresa em que trabalha. Ao realizar essas atribuições, o gerente exerce, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

  • A. controle; planejamento; direção;
  • B. organização; planejamento; controle;
  • C. direção; organização; direção;
  • D. planejamento; direção; organização;
  • E. planejamento; organização; organização.

O Laboratório ZXY é um fabricante de medicamentos que adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. Para fortalecer sua estratégia de negócio, o ZXY quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:

  • A. estrutura funcional; supervisão direta; mensuração de desempenho multidimensional;
  • B. equipes interfuncionais; metas de desempenho mensuráveis; remuneração estratégica;
  • C. relações de reporte simples; metas de custo quantitativas; recompensas por redução de custo;
  • D. estrutura por projetos; diretrizes amplas de tomada de decisão; recompensas por metas grupais;
  • E. quadro executivo reduzido; incentivo à experimentação; recompensas por assunção de riscos.

Em termos práticos, a adoção da denominada Curva S propicia:

I. Identificação dos desvios de um projeto, sejam eles de custo ou de prazo.

II. Gerenciamento dos processos de trabalho, utilizando o fluxograma.

III. Análise do progresso de tarefas, através de sistema informatizado denominado CRP.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II.
  • C. I.
  • D. II e III.
  • E. I e II.

A curva ABC é um método de classificação estatística, baseado no princípio de Pareto, comumente utilizado para a administração de materiais. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada. Relativamente a tal metodologia, considere:

I. No que diz respeito à análise de clientes, é utilizada para segmentá-los por grau de dependência ou de risco, sendo os inseridos na Classe C os mais relevantes.

II. Para a administração de estoques, o administrador a usa como um parâmetro que informa sobre a necessidade de aquisição de itens essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor.

III. No caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas: giro no estoque; proporção sobre o faturamento no período e margem de lucro obtida.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. I.

Suponha que a Eletrosul pretenda iniciar um processo de atualização de seu parque gerador, envolvendo a execução de projetos de construção civil. Como forma de gerenciar a execução do projeto, pretende adotar a metodologia Program Evaluation and Review Technique − PERT, a qual

  • A. propõe o gerenciamento dos custos, mas não do tempo de execução, partindo da premissa de que esta última dimensão é fortemente influenciada por fatores não gerenciáveis.
  • B. calcula o tempo do projeto a partir da média ponderada de três estimativas de tempo das atividades: provável, pessimista e otimista.
  • C. difere de outras metodologias similares em função da não utilização da variável randômica para distribuição de probabilidades.
  • D. trabalha apenas com as variáveis controláveis do projeto, podendo, contudo, ser conjugada com a metodologia CPM, que é exclusiva para dimensionar as variáveis exógenas.
  • E. calcula as variações de custo do projeto, com base em análises estatísticas de perdas e outras ineficiências, ponderadas com variáveis de gestão.

No que diz respeito aos conceitos de centralização e descentralização no âmbito das organizações, com suas correspondentes implicações, vantagens e desvantagens, considere:

I. Delegação não é o mesmo que descentralização, sendo, na verdade, um instrumento para a efetivação desta última.

II. Uma das formas mais eficazes de efetuar a descentralização é por meio de comitês, que são os órgãos de execução das atividades delegadas.

III. Quando há centralização, a maioria das decisões relativas ao trabalho a ser executado não é tomada por aqueles que o executam.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. III.
  • C. II e III.
  • D. I.
  • E. II.
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