Questões de Administração

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Considere que determinada organização esteja estruturada em dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, com vida limitada à duração do projeto; e os órgãos de apoio funcional, de natureza permanente, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados, atuando principalmente em termos normativos e na qualidade de prestadores de serviços. Referida estrutura organizacional é do tipo

  • A. matricial.
  • B. divisional.
  • C. funcional.
  • D. gerencial.
  • E. comissional.

O Balanced Scorecard − BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica e avaliação de desempenho organizacional que apresenta, entre suas características,

  • A. priorização de indicadores financeiros, que contemplam pontuação superior aos organizacionais.
  • B. equilíbrio entre diversas perspectivas, incluindo a dos processos internos.
  • C. negativa do conceito de top-down, propondo que se parta do particular para o geral.
  • D. instituição do mapa estratégico, que contempla medidas quantitativas para cada indicador.
  • E. fixação exclusivamente de metas de curto prazo, em contraposição a outros modelos gerenciais.

Os métodos de avaliação de desempenho mais tradicionais têm como característica o papel passivo do avaliado, enquanto os métodos contemporâneos preconizam a participação deste como agente ativo do processo avaliatório, tal como ocorre na avaliação

  • A. 360°, ou circular, onde recebe feedbacks dos agentes com quem se relaciona e o critério de escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.
  • B. Critical Path Method − CPM, que identifica e trabalha os pontos fracos do avaliado com o objetivo de atingir um nível desejável de desempenho.
  • C. Escala Gráfica, na qual o avaliado recebe, ao final, uma orientação quanto ao seu posicionamento no ranking da organização.
  • D. Escolha Forçada, onde o avaliado é exposto a diversas situações hipotéticas e deve demonstrar suas habilidades e competências para o correspondente enfrentamento.
  • E. Diagrama de Ishikawa, que situa o avaliado no centro de um conjunto de stakeholders (agentes relacionados com a organização).

De acordo com as abordagens mais atuais, o objetivo principal de uma empresa é a satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através da qualidade), empregados (através do crescimento do ser humano), acionistas (através da produtividade/ lucratividade), e comunidade (através da contribuição social). Este objetivo pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control − TQC), que compreende, entre outros, os seguintes tópicos:

I. Controle de resultados: uma empresa não pode ser controlada por processos, mas apenas em função do resultado final, quando é possível se tomar ações corretivas.

II. Controle da dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.

III. Controle à montante: a satisfação do cliente se baseia exclusivamente em funções à montante. As contribuições à jusante são pequenas. Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estágio, prevendo falhas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. I.
  • E. II e III.

As principais abordagens sobre qualidade nas organizações remontam aos princípios estabelecidos por Deming, nos Estados Unidos, fortemente acolhidos no Japão após a Segunda Guerra Mundial, tendo como um de seus postulados

  • A. o pressuposto de que as transações devem ser avaliadas com base nos preços.
  • B. a premissa de que, quanto maior a qualidade, menores serão os custos de produção.
  • C. o incentivo a slogans e exortações para os empregados como forma de alinhamento.
  • D. o estabelecimento de quotas numéricas para avaliação dos produtos e serviços.
  • E. a disseminação da inspeção em massa como forma eficiente de controle da qualidade.

Com o aumento da competitividade entre as empresas verificou-se, nas últimas décadas, uma intensa busca por inovações como forma de superação dos concorrentes, incluindo redução de custos e melhoria da qualidade, com foco na satisfação dos clientes. Uma das abordagens para atingir esses objetivos consiste na adoção de um processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou com empresas que são reconhecidas como líderes. Esse processo é conhecido como:

  • A. Ciclo PDCA.
  • B. downsizing.
  • C. benchmarking.
  • D. Kaizen, ou melhoria contínua.
  • E. Reengenharia.

Suponha que determinada organização esteja iniciando um processo articulado de definição de objetivos e escolha de meios para atingi-los, nos moldes tradicionais de planejamento estratégico. Nesse diapasão, com base nas metodologias disponíveis e nos conceitos consolidados na literatura especializada, uma etapa a ser percorrida consiste em

  • A. definir a visão, que expressa a própria razão de ser da organização, ou seja, sua essência.
  • B. estabelecer a missão da organização, o que corresponde ao consenso sobre os objetivos a serem atingidos.
  • C. criar cenários a serem perseguidos pela organização, representados por indicadores e metas.
  • D. realizar uma análise do ambiente externo da organização, identificando ameaças e oportunidades.
  • E. efetuar o diagnóstico institucional, que é restrito à identificação dos pontos fortes e fracos da organização.

Suponha que, no curso de um processo seletivo para a contratação de um gerente de projetos, tenha sido realizada uma entrevista na qual o mesmo foi indagado sobre ações realizadas e resultados obtidos em experiências profissionais anteriores. O candidato foi selecionado por ter demonstrado excelente performance em sua atividade anterior, não ligada a gestão de projetos, mas que fez o entrevistador presumir que aquelas mesmas características favoráveis ao bom desempenho na função pretérita estariam presentes também em outras competências do candidato, necessárias ao bom desempenho na posição a ser preenchida. A situação narrada indica a aplicação de

  • A. processo de recrutamento aberto, comumente aplicado quando há urgência no preenchimento da posição.
  • B. entrevista situacional e a potencial ocorrência do denominado efeito de contraste.
  • C. processo de seleção por competências, que afasta o denominado enviesamento por afinidade.
  • D. entrevista diretiva, com grande potencial de interferência das primeiras impressões.
  • E. entrevista comportamental e a possível ocorrência do denominado erro de halo.

No bojo do processo seletivo, um dos primeiros passos é a identificação do perfil profissiográfico, baseado na coleta de informações sobre o cargo, que pode ser adquirida, entre outros, pelos seguintes procedimentos:

I. requisição de pessoal: formulário em que o gerente anota os requisitos e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo.

II. técnica dos incidentes críticos: anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho.

III. comparação binária: compara diferentes aptidões, utilizando formulário para indicação das características desejáveis do futuro ocupante do cargo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I.
  • E. III.

No contexto da Administração de Recursos Humanos, o desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. Um dos modelos de desenho de cargos apontado pela literatura é o modelo contingencial, que

  • A. apresenta ênfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, tendo como objetivo a redução de custos e a padronização de atividades.
  • B. surgiu com a Escola de Relações Humanas, na década de 1930, como reação ao mecanicismo da Administração tradicional.
  • C. é dinâmico e considera, simultaneamente, como variáveis, as pessoas, as tarefas e a estrutura da organização.
  • D. somente é adotado quando as abordagens tradicionais não são adequadas para as especificidades da organização ou das demandas de mercados.
  • E. preconiza a criação de uma estrutura de cargos intercambiáveis, apropriado para momentos de crise ou dificuldades circunstanciais.
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