Questões de Administração

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Uma das formas de avaliar um treinamento é a avaliação de aprendizagem, que se caracteriza por:

  • A. verificar o que foi assimilado pelos participantes na situação de treinamento, comparativamente aos conhecimentos que possuíam antes do treinamento.
  • B. compreender como os treinandos reagiram ao conteúdo, ao instrutor e às condições em que o treinamento foi realizado.
  • C. efetuar uma comparação entre os períodos pré e pós-treinamento, levando-se em conta metas organizacionais, tais como: aumento da eficiência, otimização da qualidade, redução do absenteísmo etc.
  • D. analisar os efeitos do treinamento sobre crenças e valores dos indivíduos, buscando-se identificar mudanças no perfil cultural individual e, consequentemente, na cultura organizacional.
  • E. comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como, por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.

A implantação de um sistema de avaliação de desempenho em uma organização pode atender a diversos objetivos. Todavia, um objetivo geral e fundamental e que é, em última análise, o que a organização pretende com esse instrumento, refere-se a:

  • A. oferecer gratificações de acordo com o desempenho.
  • B. estimar o potencial dos empregados para outras funções.
  • C. facilitar as relações interpessoais no contexto organizacional.
  • D. possibilitar a transferência de trabalhadores para outras áreas.
  • E. melhorar os resultados obtidos pelos funcionários da organização.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas texto a seguir, levando em consideração que as organizações também podem ser compreendidas como grupos sociais.

  • A. forma de comunicação entre os membros … uso das mais recentes tecnologias … o diagnóstico psicossocial
  • B. convivência de seus integrantes … adaptação ao mundo exterior … a análise da cultura
  • C. suprimento de recursos … relações com outros grupos … a análise dos valores pessoais
  • D. alimentação saudável … formas de moradia … o levantamento de recursos materiais
  • E. convivência com o mundo externo … estrutura organizacional … a pesquisa acadêmica

A respeito de métodos e técnicas de treinamento, é correto afirmar que

  • A. para garantir bons resultados, é importante definir uma postura diante do treinamento (método), mas os procedimentos (técnicas) não precisam ser coerentes com a postura adotada.
  • B. princípios universais de aprendizagem são impróprios para situações de sala de aula convencional ou para situações de treinamento.
  • C. não existem técnicas melhores ou piores em todas as circunstâncias, e sim técnicas mais adequadas ou menos adequadas, em função dos objetivos que se pretenda atingir.
  • D. a população-alvo e as condições gerais (tempo, material, recursos humanos e financeiros disponíveis) são fatores pouco relevantes para a determinação dos métodos e técnicas de treinamento.
  • E. trabalho em equipe, dramatização, experiência individual em laboratório, debates e jogos são diferentes meios ou técnicas, e devem ser utilizados somente em treinamentos comportamentais.

Alguns autores procuraram categorizar os recursos e competências importantes para a organização. As competências consideradas fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia são denominadas:

  • A. essenciais.
  • B. de suporte.
  • C. de capacidade dinâmica.
  • D. específicas.
  • E. de unidades de negócio.

A Gerência Industrial de uma empresa é constituída pelos seguintes setores: Perfuração, Polimento, Tratamento Térmico, Pintura e Montagem. Essa divisão da área industrial revela uma departamentalização por

  • A. número de funcionários.
  • B. produto.
  • C. cliente.
  • D. processo.
  • E. região geográfica.

O grau de sofisticação da tecnologia revela um dos componentes da cultura organizacional: os hábitos, atitudes e valores em relação ao próprio conhecimento. Nesse sentido, podemos saber se uma organização valoriza o conhecimento por meio de alguns indicadores. Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois desses indicadores.

  • A. Existência de estruturas para intercâmbio de experiências; frequente participação de novos produtos no faturamento da organização.
  • B. Oferta dos mesmos produtos aos consumidores, ao longo dos anos; redução do percentual de técnicos e pesquisadores em relação ao total de funcionários.
  • C. Ênfase na padronização dos processos de produção; índice elevado de rotatividade dos funcionários.
  • D. Estímulo à hierarquia no âmbito das relações interpessoais; valorização do processo decisório conduzido individualmente.
  • E. Busca de maior nível de departamentalização organizacional; redução do investimento nas atividades de treinamento e desenvolvimento.

A agregação de valor das pessoas constitui uma forma de contribuição efetiva ao patrimônio de conhecimentos da organização, permitindo-lhe manter suas vantagens competitivas no tempo. Essa afirmação refere-se a uma estreita relação entre

  • A. estratégia organizacional e inovação em produtos.
  • B. conhecimentos e habilidades dos trabalhadores.
  • C. volume de vendas e excelência operacional.
  • D. perfil do cargo e características de seus ocupantes.
  • E. competências individuais e organizacionais.

O toyotismo, também conhecido como modelo japonês de administração, tem dois princípios fundamentais:

  • A. estrutura hierarquizada e linha de montagem móvel.
  • B. controle do estoque e racionalização do movimento humano.
  • C. eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade.
  • D. uma única tarefa para cada trabalhador e uso de peças padronizadas.
  • E. especialização do trabalhador e produção em massa.

Quando se realiza um programa de treinamento, existem diferentes níveis de avaliação dessa atividade. Um deles diz respeito à satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento, envolvendo: desempenho do instrutor, efetividade dos exercícios, conforto da sala, duração do treinamento etc.

Trata-se da avaliação de

  • A. reação.
  • B. aprendizagem.
  • C. resultados.
  • D. retorno.
  • E. desempenho.
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