Questões de Administração

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Considere o organograma abaixo.

Ele se refere a uma estrutura de tipo

  • A. funcional: ênfase na especialização.
  • B. linear: possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinado.
  • C. mista: presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha.
  • D. colegiada: caracteriza-se pela pluralidade de membros, que dividem a responsabilidade.
  • E. com base em projetos: cada unidade da organização está voltada para o desenvolvimento de um único projeto e chefiada por um único gerente.

Segundo alguns autores, a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a elas pertinentes. Este raciocínio é a base da prática administrativa conhecida como

  • A. gatekeeping.
  • B. empowerment.
  • C. descentralização.
  • D. reengenharia.
  • E. contingenciamento.

Tendo em vista que o planejamento estratégico permite, a partir da análise do ambiente externo e interno da organização, estabelecer a missão, visão, valores, políticas e diretrizes que norteiam suas decisões a médio e longo prazo, assinale a opção correta.

  • A. Os planos estratégicos dos tribunais devem estar alinhados ao plano plurianual como forma de garantir os recursos necessários à sua execução.
  • B. A missão do Poder Judiciário é promover a justiça social.
  • C. A formulação do plano estratégico dos órgãos do Judiciário deve estar alinhada à sua estratégia nacional para o sexênio 2015/2020.
  • D. Os planos estratégicos no Poder Judiciário são elaborados para uma abrangência mínima de quatro anos e máxima de seis anos.
  • E. A estratégia do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020 poderá se desdobrar apenas em dois níveis: nacional, com aplicação obrigatória a todo judiciário; e por segmento de justiça, de forma facultativa.

Sobre desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa CORRETA.

I. Tem como finalidade preparar e promover o crescimento pessoal e profissional para atingir as expectativas pessoas e organizacionais.

II. Tem como finalidade o estudo e a descrição que se faz para apresentar as tarefas e atribuições de um cargo.

III. Tem como finalidade definir as prioridades de formação e/ou aprimoramento de acordo com a necessidade do ponto de vista corporativo, setorial e individual.

IV. Tem como finalidade apresentar de forma detalhada, para cada colaborador, as competências e capacidades.

  • A. Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • B. Somente as alternativas II e IV estão corretas.
  • C. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • D. Somente as alternativas I e III estão corretas.
  • E. Somente as alternativas III e IV estão corretas.

A administração de recursos humanos (gestão de pessoas) é um sistema composto de cinco subsistemas básicos, sendo eles:

  • A. Provisão, Aplicação, Manutenção, Desenvolvimento, Monitoração.
  • B. Improvisação, Aplicação, Manutenção, Desenvolvimento, Maturação.
  • C. Provisão, Teste, Manutenção, Desenvolvimento, Monitoração.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A gestão de pessoas é uma área extremamente sensível a três aspectos organizacionais, sendo eles:

  • A. Estrutura organizacional escolhida – cultura organizacional escolhida – estilo de gestão opcional.
  • B. Estrutura profissional escolhida – cultura organizacional dominante – estilo de profissional abordado.
  • C. Estrutura organizacional escolhida – cultura organizacional dominante – estilo de gestão abordado.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A gestão de custos visa assegurar que o projeto seja concluído com observância de seu orçamento. De forma resumida, esta gestão compreende três processos:

  • A. Identificação de custos – Compreensão dos processos – Controle dos custos.
  • B. Estimativa de custos – Orçamentação – Controle dos custos.
  • C. Identificação de custos – Estimativa das etapas – Orçamentação.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Ao iniciar suas atividades, a nova gerente da biblioteca convocou todos os funcionários e comunicou-lhes que, após avaliar o ambiente de trabalho, pretendia introduzir várias iniciativas. Dentre elas, destacavam-se duas medidas: uma nova organização do espaço de trabalho, com locais definidos para a colocação de material em processamento, material já processado e pertences pessoais dos funcionários, e uma política de valorização de propostas de melhoria do serviço ou solução de problemas, com compensação monetária para as sugestões aproveitadas. Trata-se, neste caso, da aplicação, respectivamente, dos princípios de administração

  • A. disciplina e centralização.
  • B. autoridade e equidade.
  • C. unidade de comando e estabilidade do pessoal.
  • D. hierarquia e espírito de equipe.
  • E. ordem e iniciativa.

Uma determinada entidade está realizando reestruturação das suas atividades. Um dos pontos de reestruturação foi a incorporação de novos serviços, que exigirá a contratação de mais pessoas e a aquisição de novos materiais. Em decorrência disso, a entidade identifica e avalia as mudanças que poderiam afetar, de forma significativa, o sistema de controle interno.

Essa postura da entidade está relacionada ao seguinte componente da estrutura de controle interno:

  • A. ambiente de controle;
  • B. avaliação de riscos;
  • C. atividades de controle;
  • D. atividades de monitoramento;
  • E. informação e comunicação.

Além da classificação da despesa com aquisição de material (material de consumo ou material permanente) devem ser adotados alguns parâmetros para distinguir um material de consumo de um permanente. Um dos critérios para um material ser considerado de consumo é: “estrutura quebradiça, deformável ou danificável, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade.”

A definição apresentada se refere ao critério de:

  • A. perecibilidade;
  • B. durabilidade;
  • C. fragilidade;
  • D. transformabilidade;
  • E. incorporabilidade.
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