Questões de Administração

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Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:

  • A. consultoria de procedimentos e retroação dos dados;
  • B. reunião de confrontação e mentoria;
  • C. desenvolvimento de equipes e treinamento de sensitividade;
  • D. treinamento no cargo e coaching;
  • E. enriquecimento de cargos e rotatividade.

O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações comportamentais e estruturais na organização. Um importante modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as alterações estruturais necessárias ao processo de desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que opera uma organização é diferenciado, e a cada setor especializado do ambiente corresponde um subsistema organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a necessidade de:

  • A. integração;
  • B. planejamento;
  • C. controle;
  • D. diversificação;
  • E. qualificação.

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:

  • A. o foco limitado aos aspectos estruturais da organização;
  • B. a visão reducionista do ser humano contida no conceito de homem funcional;
  • C. a valorização excessiva dos incentivos financeiros aos trabalhadores;
  • D. seu caráter ideológico e manipulador, a favor da administração da empresa;
  • E. a dificuldade de aplicação das ferramentas gerenciais propostas.

A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiava-se em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:

  • A. social;
  • B. funcional;
  • C. organizacional;
  • D. complexo;
  • E. racional.

Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho. As relações de confiança entre os membros de uma unidade ou equipe de trabalho são fundamentais para que as decisões dos gestores e líderes sobre a estruturação do trabalho e dos sistemas de avaliação de desempenho e de recompensas sejam aceitas pelos empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho. O suporte técnico e comportamental provido pelas chefias e colegas de trabalho, o significado atribuído pelos empregados às suas atividades e suas capacidades laborais ilustram aspectos que interferem no desempenho de indivíduos e de equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho. A formação de equipes de trabalho é uma solução apropriada para problemas de desempenho na medida em que essa modalidade de trabalho tende a despender menos recursos que a modalidade de trabalho individual e a reduzir os conflitos entre os funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. O processo de elaboração de estruturas organizacionais deve considerar os seguintes elementos: especialização, departamentalização, hierarquização, centralização e formalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. Estruturas que incentivam o controle rígido do trabalho, a concentração do poder decisório e a criação de regulamentos para dirigir o comportamento dos funcionários são apropriadas para organizações que adotam estratégias competitivas focadas na redução de custos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao conceito e aos tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. Equipes multifuncionais, livre fluxo de informações, cadeias claras de comando, amplitudes de controle abrangentes e elevada especialização são características típicas dos modelos orgânicos de estrutura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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