Questões de Administração

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O planejamento

I. eficaz depende da qualidade e quantidade de dados disponíveis e confiáveis.

II. operacional decide “o que fazer” e “como fazer”.

III. é um acontecimento.

IV. é o sinônimo da improvisação.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. II e III.
  • E. III e IV.

Quanto a seus atributos, os projetos

  • A. carregam, em geral, pouco risco e incerteza.
  • B. são não repetitivos e tendem a ter características únicas.
  • C. independem de compromissos com resultados e/ou com custos predefinidos.
  • D. são geralmente responsabilidade de equipes permanentes de trabalho.
  • E. são, quando de longa duração, imunes a interferências externas.

Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos critérios para escolha de indicadores de desempenho.

I. Caráter operacional: o indicador deve ser fácil de estabelecer, fácil de utilizar, vendável ou aceitável.

II. Caráter consolidável: deve ser calculável monetariamente e ser útil à prevenção.

Em relação aos critérios para escolha de indicadores de desempenho,

  • A. a afirmação I está correta e a II confunde a descrição do critério com a do caráter econômico.
  • B. a afirmação II está correta e a I confunde a descrição do critério com a do critério de pertinência.
  • C. as afirmações I e II estão incompletas, pois não abordam os critérios em sua plenitude, enfocando apenas seu aspecto mais saliente.
  • D. as afirmações I e II estão corretas.
  • E. as afirmações I e II estão incorretas.

Na avaliação de serviços de informação, os indicadores qualitativos indiretos são aqueles que

  • A. envolvem a satisfação do usuário.
  • B. dizem respeito ao valor agregado pelo trabalho do profissional da informação.
  • C. representam a medida da notoriedade dos serviços.
  • D. estão ligados à qualidade e ao número de fontes de informação escolhidas.
  • E. implicam a definição de uma unidade de contagem.

Na administração contemporânea, a gestão de pessoas deixou de ser vista como a definição de recompensas adequadas e/ou punições merecidas. Cada vez mais, ela envolve processos de aconselhamento que buscam levar o trabalhador, especialmente jovens administradores, a desenvolver seu potencial de trabalho e suas capacidades. Uma prática que atende a essas preocupações e está sendo cada vez mais adotada nos últimos tempos, inclusive na área de serviços de informação, é

  • A. o advising.
  • B. o coaching.
  • C. a aprendizagem organizacional.
  • D. o treinamento criativo.
  • E. o endomarketing.

Considere os dois agrupamentos abaixo, referentes às Teorias da Administração e os resultados esperados da aplicação de suas teorias.

I. Administração Científica.

II. Neoclássica.

III. Relações Humanas.

a. Satisfação do operário.

b. Eficiência e eficácia.

c. Máxima eficiência.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ic; IIa; IIIb.
  • B. Ib; IIa; IIIc.
  • C. Ia; IIc; IIIb.
  • D. Ib; IIc; IIIa.
  • E. Ic; IIb; IIIa.

É um dos recursos mais eficazes de qualidade organizacional, baseando-se, em processos de controle das experiências dos outros, na busca de ideias, modelos, soluções com as quais comparar-se e nas quais eventualmente se inspirar. Trata-se do

  • A. benchlearning.
  • B. benchlearning.
  • C. consórcio.
  • D. benchmarking.
  • E. downsizing.

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a vários instrumentos da qualidade e seus objetivos.

I. Diagrama espinha-de-peixe.

II. Análise de estratificação.

III. Gráfico de controle.

a. Representar graficamente as mudanças sofridas no tempo por um determinado processo.

b. Enquadrar um problema ou um fenômeno de maneira mais analítica.

c. Constatar um efeito e buscar suas causas.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ia; IIb; IIIc.
  • B. Ib; IIc; IIIa.
  • C. Ic; IIb; IIIa.
  • D. Ia; IIc; IIIb.
  • E. Ib; IIa; IIIc.

Considere os dois agrupamentos abaixo, referentes a elementos do marketing e suas definições.

I. Estratégia de marketing.

II. Tática de marketing.

III. Instrumento promocional.

a. Conjunto de relações e atitudes, tendo como princípio fundamental captar e manter clientes dos produtos e/ou serviços, quando aplicadas técnicas mercadológicas.

b. Todo meio, forma ou recurso capaz de levar ao conhecimento do grupo consumidor a mensagem publicitária.

c. Ação no nível operacional de execução para efetivar ou colocar em prática as atividades de promoção.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ic; IIa; IIIb.
  • B. Ic; IIb; IIIa.
  • C. Ib; IIa; IIIc.
  • D. Ib; IIc; IIIa.
  • E. Ia; IIc; IIIb.

Considere as afirmações abaixo.

I. Um grande mal-entendido na aplicação do marketing em organizações de serviço, especialmente bibliotecas, é confundir uma orientação para o marketing com uma orientação para vendas.

II. É necessário, tanto na Biblioteconomia como em todos os setores de atividade, um aprofundamento da dinâmica associada à percepção do marketing.

Em relação ao uso do marketing em unidades de informação,

  • A. as afirmações I e II estão corretas.
  • B. as afirmações I e II estão incorretas.
  • C. a afirmação I está correta e a II não leva em consideração que as proposições do marketing sempre tiveram caráter geral e abrangente, visando sua aplicação em todas as áreas do mercado.
  • D. a afirmação II está correta e a I desconsidera que atualmente os bibliotecários avançaram muito no entendimento das proposições do marketing.
  • E. a afirmação I está correta e a II está incompleta, por não considerar o desenvolvimento científico do marketing nos últimos anos, que o tornou muito mais permeável ao setor de serviços.
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