Questões de Administração

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São comportamentos que o líder tende a apresentar ao praticar o estilo de liderança orientado para as tarefas, EXCETO:

  • A. Esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas específicas.
  • B. Focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.
  • C. Focaliza o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.
  • D. Insiste na necessidade de cumprir as metas e superar a concorrência ou o desempenho passado.

Sobre às características de um processo eficaz de comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Quanto mais a comunicação se estabelecer de pessoa a pessoa, para além das personagens, das máscaras, dos status e das funções, mais terá possibilidade de ser autêntica.
  • B. Quanto mais as comunicações forem consumatórias (encontros sujeito a sujeito), menos elas serão instrumentais (manipulação do outro), e terão mais possibilidades de serem autênticas.
  • C. Quanto mais as comunicações intragrupos forem abertas, positivas e solidárias, mais terão possibilidades de serem autênticas.
  • D. Quanto menor for a profundidade do contato psicológico estabelecido, mais a comunicação humana terá possibilidade de ser autêntica.

Segundo Maximiano (2011), a administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle.

 Nesse contexto, é correto afirmar que são componentes ou etapas do processo cíclico de controle:

  • A. definição de padrões de controle; aquisição de informações; comparação e ação corretiva; e recomeço do ciclo de planejamento.
  • B. estabelecimento de padrões de desempenho; levantamento de informações sobre o desempenho; comparação do desempenho com o padrão; e ação corretiva.
  • C. monitoração dos processos definidos; identificação de inconsistências; implantação e avaliação; e ação corretiva.
  • D. planejamento e definição de objetivos; acompanhamento da execução; avaliação; e ações de melhoria.

A respeito de desenvolvimento e disponibilização de novas tecnologias, celeridade dos meios de comunicação e transparência das informações, tanto no âmbito privado quanto no público, assinale a opção correta.

  • A. As ações do governo eletrônico, relacionadas especialmente ao e-governança, e-democracia e e-governo, embora favoreçam a transparência, limitam a participação do cidadão e o fortalecimento da cidadania.
  • B. O uso de tecnologias da informação, que possibilita a elevação da eficiência administrativa e a melhoria tanto dos serviços internos como daqueles prestados ao cidadão, deu origem ao chamado governo eletrônico.
  • C. O Programa Sociedade da Informação, do governo federal, relacionado ao governo eletrônico, visava promover o accountability governamental e a transparência das contas públicas.
  • D. A adoção do accountability governamental minimiza a responsabilização dos governantes, devido à eficiência das tecnologias utilizadas para sistematizar os meios de prestação de contas.
  • E. O uso de tecnologias da informação e comunicação, especialmente após a ampliação do acesso à Internet, dificulta a transparência da administração pública devido ao excesso de informações cuja avaliação, em termos de veracidade, depende de conhecimentos técnicos.

O diretor da área de finanças de uma empresa em fase de crescimento, que pretende adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão, precisa propor indicadores relativos ao tema estratégico “crescimento e mix de receita”, dentro da perspectiva financeira.

Seriam indicadores adequados:

  • A. retorno sobre investimento; taxa de utilização de ativos;
  • B. lucratividade por cliente; lucratividade por produto;
  • C. percentual da receita gerado por novos serviços; aumento da taxa de vendas por segmento;
  • D. percentual de participação no mercado; receita por funcionário;
  • E. turnover; taxa de redução de custos.

Uma empresa quer implantar o balanced scorecard como ferramenta de apoio à gestão estratégica. O diretor de marketing quer propor indicadores relativos à perspectiva “clientes”, pois acredita que os problemas mais críticos enfrentados pela empresa estão relacionados à criação de valor para os clientes. Seria um indicador essencial para medir objetivos relativos a essa perspectiva:

  • A. taxa de defeitos;
  • B. número de produtos substitutos;
  • C. participação no mercado;
  • D. rotatividade de estoques;
  • E. número de empresas concorrentes.

Em uma equipe de trabalho de seis pessoas, o funcionário A se destaca por sua autonomia e pela capacidade de propor ideias e conceitos. Já o funcionário B é objetivo e prático. Como B afirmou, “A é quem traz as novas ideias para o grupo, mas quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer sou eu”. Os papéis que A e B desempenham na equipe são, respectivamente, de:

  • A. criador/inovador; impulsor/organizador;
  • B. explorador/promotor; assessor/desenvolvedor;
  • C. criador/inovador; conclusor/produtor;
  • D. assessor/desenvolvedor; defensor/mantenedor;
  • E. explorador/promotor; controlador/inspetor.

Um gerente de operações quer desenvolver uma rede PERT para o projeto de construção de uma nova fábrica. Ele identificou as atividades necessárias para completar o projeto, determinou a ordem em que esses eventos precisam ser completados e diagramou o fluxo de todas as atividades, relacionando-as entre si. O próximo passo para o desenvolvimento do PERT será:

  • A. calcular as folgas dependentes;
  • B. estimar o tempo de cada atividade;
  • C. calcular as folgas independentes;
  • D. calcular o valor esperado da rede;
  • E. estimar a folga do caminho crítico.

Uma empresa do setor químico redefiniu sua estrutura de funcional para matricial, de forma a acomodar equipes multidisciplinares para projetos estratégicos específicos.

A antiga estrutura tem como vantagens em relação à nova:

  • A. estímulo à visão global dos objetivos organizacionais e especialização organizacional;
  • B. geração de economias de escala e maior cooperação entre departamentos;
  • C. claro alinhamento de objetivos e decisão compartilhada;
  • D. melhor capacidade de resposta ao ambiente e rapidez nas decisões;
  • E. maior eficiência operacional e facilidade de responsabilização.

A XYZ é uma fabricante de produtos eletrônicos que atua em um ambiente dinâmico e de forte competição, adotando estratégia de diferenciação de produto no nível do negócio. Para fortalecer sua estratégia de negócio, a XYZ quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:

  • A. poucos níveis na estrutura de reporte; supervisão direta; remuneração estratégica;
  • B. quadro executivo pequeno; metas de custo quantitativas; recompensas pelo instinto criativo;
  • C. relações de reporte simples; política de experimentação; remuneração por competências;
  • D. estruturas matriciais complexas; filosofia de liderança em custo; recompensas por metas grupais;
  • E. bolsões de esforços criativos; diretrizes amplas de tomada de decisão; recompensas por assumir riscos.
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