Questões de Administração

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O Balanced Score Card − BSC pode ser utilizado como modelo de gestão estratégica, assim como mecanismo para implementação da estratégia da entidade, bem assim como sistema de avaliação de desempenho organizacional. Nesse contexto, o BSC prioriza o equilíbrio organizacional, a partir de diferentes perspectivas, a saber:

  • A. econômica; social; corporativa e individual.
  • B. organizacional; conjuntural; circunstancial e prospectiva.
  • C. financeira; do cliente; dos processos internos; do aprendizado e crescimento.
  • D. otimista; moderada; cautelosa e pessimista.
  • E. individual; corporativa; coletiva e externa.

Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o

  • A. autoritário-coercitivo, que decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito.
  • B. diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.
  • C. consultivo, que compartilha as decisões com os subordinados, permitindo aos mesmos flexibilidade na realização das tarefas.
  • D. carismático, que motiva os subordinados em face de traços próprios de personalidade e comportamento.
  • E. benevolente, que toma as decisões com base na satisfação das necessidades dos subordinados.

A gestão por competências é uma metodologia que toma por base inicial o mapeamento das competências técnicas e comportamentais necessárias para as atividades que o cargo executa. A partir daí, são identificadas quais as competências disponíveis na organização e quais aquelas que precisam ser desenvolvidas ou captadas no mercado. Entre os instrumentos utilizados em tal mapeamento se inclui(em):

  • A. as reuniões de confrontação.
  • B. os treinamentos de sensitividade.
  • C. os grupos focais.
  • D. a retroação de dados.
  • E. a análise sistêmica.

No âmbito corporativo são utilizadas diferentes abordagens de Desenvolvimento Organizacional, com o objetivo de realizar intervenções na organização especialmente para implementar mudanças e inovações. Nesse contexto, cita-se a análise transacional, cujo escopo é

  • A. o autodiagnóstico das relações interpessoais.
  • B. o diagnóstico do ambiente externo.
  • C. a identificação de desafios e oportunidades.
  • D. o mapeamento dos principais empecilhos à mudança.
  • E. a interação entre chefia e subordinados.

O denominado Ciclo PDCA pode ser entendido como uma técnica para controle de processos que objetiva a melhoria contínua, evitando erros lógicos, a partir das seguintes etapas sequenciais:

  • A. pontos críticos; definição de ações corretivas; controle/monitoramento e adequação.
  • B. prescrição; diagnóstico; controle de qualidade e avaliação.
  • C. execução; conferência; detecção de falhas e adequação.
  • D. previsão de custos; definição de metas; controle de resultados e avaliação.
  • E. planejamento; execução; controle/verificação e ação avaliativa/corretiva.

Objetivando uma significativa mudança em sua forma de atuação tradicional, determinada organização pública decidiu instituir um modelo de gestão estratégica utilizando, como suporte metodológico, o Balanced Scorecard – BSC. Logo na primeira etapa de aplicação, referida organização foi instada a identificar, olhando para o futuro, como pretende ser reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores e pela própria sociedade. De acordo com a visão do BSC, esse aspecto da organização a ser identificado corresponde

  • A. à missão.
  • B. a valores.
  • C. à visão.
  • D. ao mapa estratégico.
  • E. à análise externa.

Existem diferentes classificações preconizadas por instituições e publicações especializadas no que diz respeito ao grau de maturidade no gerenciamento de processos verificado em uma organização. Nessa linha, costumam ser apontados diferentes níveis de maturidade, refletindo o estágio em que se encontra a organização e objetivando a evolução de acordo com a aplicação das melhores práticas de gestão de processos. Uma dessas classificações é apresentada pela SDPS – Society for Design and Process Science, de acordo com a qual, o Nível 1 de maturidade corresponde aos denominados processos

  • A. simulados.
  • B. modelados.
  • C. padronizados.
  • D. otimizados.
  • E. emulados.

Os métodos de avaliação de desempenho ordinariamente aplicados podem se basear em metodologias que levam em conta medidas subjetivas, baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado, ou, em medidas objetivas, com foco na mensuração do desempenho propriamente dito. Constituem exemplos de metodologias que representam essas duas diferentes perspectivas, respectivamente,

  • A. Avaliação 3D e Lista de Verificação.
  • B. Escala Gráfica e Avaliação 360º
  • C. Comparação de Pares e Pesquisa de Campo.
  • D. Incidentes Críticos e Escolha Forçada.
  • E. Lista de Verificação e Escala Gráfica.

Cada organização, pública ou privada, possui um conjunto de elementos e aspectos capazes de orientar e influenciar o comportamento de seus componentes e a forma como se integram e relacionam com a organização. Nesse sentido, tem-se que

  • A. a cultura organizacional corresponde aos elementos internos na organização e o clima aos elementos exógenos, não passíveis de modificação.
  • B. os valores preconizados pela organização constituem a camada mais visível da cultura organizacional, possuindo caráter descritivo.
  • C. clima e cultura organizacional são conceitos coincidentes, apenas diferindo quanto ao observador, dado que a cultura somente é perceptível pelos próprios integrantes da organização.
  • D. o conjunto de percepções experimentadas pelos membros da organização, relativas à qualidade do ambiente, diz respeito ao clima organizacional.
  • E. os pressupostos básicos da cultura organizacional correspondem aos valores perseguidos pela organização, enquanto o clima organizacional se insere nos denominados artefatos observáveis.

Considere a situação hipotética descrita a seguir: o gestor de um projeto prioritário desenvolvido pela área de modernização do Tribunal se defronta com redução do orçamento original e precisa definir quais ações serão descontinuadas. Entre os possíveis modelos preconizados pela literatura para o processo decisório, o gestor em questão poderá adotar uma decisão consultiva, o que significa que a mesma deverá

  • A. refletir o consenso de todos os envolvidos.
  • B. ser tomada mediante a submissão do problema à autoridade superior.
  • C. expressar, necessariamente, a opinião da maioria dos envolvidos.
  • D. ser tomada por um especialista externo ao grupo envolvido.
  • E. ser tomada pelo próprio gestor, que considerará as opiniões apresentadas pelos envolvidos.
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