Questões de Administração

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A propósito de mudança organizacional, assinale a opção correta.

  • A. O êxito de um processo deliberado de mudança organizacional depende de alterações legítimas nas atitudes dos dirigentes, cujos comportamentos servem de estímulo para que os demais trabalhadores confiram credibilidade ao processo em curso.
  • B. Mudanças são consideradas disfunções organizacionais cujos efeitos previstos demandam configurações do processo de gerenciamento do fenômeno entendido como uma construção de novas habilidades técnicas e comportamentais.
  • C. Para que se caracterize determinado processo de aprendizagem como uma mudança organizacional, é necessário que ocorram transformações mais radicais que afetem aspectos substanciais do comportamento dos trabalhadores.
  • D. Se o processo de mudança organizacional exigir dos trabalhadores o desenvolvimento de novos repertórios técnicos e comportamentais, que constituem objetos de programas e ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, serão notados resultados substanciais dessas mudanças no curto prazo.
  • E. A mudança organizacional pressupõe ações deliberadas, objetivas e racionais, de forma que o conhecimento e o domínio das forças ambientais que afetem a dinâmica organizacional se tornem objeto central da gestão dos processos de mudança.

No que concerne à gestão de cultura organizacional, assinale a opção correta.

  • A. A socialização visa adaptar os novos funcionários à cultura dominante de uma organização, de modo que os valores, as convicções e os costumes organizacionais não sejam despropositadamente desorganizados.
  • B. Entre os traços de cultura comuns às organizações públicas, incluem-se a alta suscetibilidade do ambiente a turbulências, a insegurança em relação aos termos de manutenção do vínculo profissional e a desvalorização dos padrões formais de trabalho.
  • C. As práticas de seleção adotadas em concursos, geralmente compostas de testes de conhecimento, constituem iniciativas orientadas exclusivamente para a manutenção dos traços culturais das organizações públicas.
  • D. A cultura de uma organização não pode ser notada em registros documentais; apenas pelo convívio com os trabalhadores é que se identificam os traços distintivos de uma organização.
  • E. Nas organizações públicas, as ações da alta liderança tendem a exercer menos impacto na cultura organizacional dado o caráter temporário das funções e dos cargos ocupados por esses líderes.

Com relação à gestão de desempenho, assinale a opção correta.

  • A. Iniciativa, foco em resultados e trabalho em equipe são categorias comportamentais, enquanto índices de retrabalho e de satisfação dos clientes são perspectivas de resultados do desempenho individual.
  • B. Apesar de representar uma tendência no campo da gestão de pessoas, o uso da avaliação 360º pode ser prejudicial uma vez que a troca de papéis entre avaliado e avaliador durante o processo avaliativo tende a aumentar as chances de erros como leniência e tendência central.
  • C. A vinculação dos desempenhos individuais com os objetivos e as metas das equipes de trabalho e as respectivas organizações é dispensável nos casos em que os cargos ocupados pelos trabalhadores sejam adequadamente especificados.
  • D. A gestão de desempenho assume caráter somativo uma vez que visa comparar os resultados de desempenho apresentados pelos trabalhadores com padrões anteriormente estipulados pelas lideranças organizacionais.
  • E. A intervenção no plano de trabalho, nos casos de dificuldades sentidas pelos trabalhadores, deve ser realizada apenas ao fim de cada ciclo de avaliação, momento em que os atores envolvidos detêm informações suficientes para revisarem o que foi planejado.

Acerca dos modelos de gestão de pessoas e da gestão estratégica de pessoas, assinale a opção correta.

  • A. De acordo com o modelo estratégico, a missão, a visão, os valores, os objetivos, as metas e os processos de trabalho são elementos norteadores das políticas e práticas de gestão de pessoas.
  • B. A característica distintiva do modelo político de gestão de pessoas refere-se à ideia de que as práticas da área devem ser projetadas para influenciarem o comportamento dos trabalhadores em prol dos objetivos das organizações.
  • C. Conflitos de trabalho tendem a ser compreendidos como funcionais no modelo estratégico de gestão de pessoas, de modo que compete aos profissionais da área e das demais unidades organizacionais administrá-los com vista à aprendizagem organizacional.
  • D. Atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e gestão da remuneração compõem o leque de atuação de uma área de gestão de pessoas orientada pelo modelo político.
  • E. O modelo instrumental comporta uma série de prescrições sobre como vincular os métodos e as técnicas de gestão de pessoas com os objetivos das organizações e seus respectivos trabalhadores.

Em relação aos conceitos e conteúdos referentes à gestão por processos e à gestão por projetos, assinale a opção correta.

  • A. O escopo do projeto define todas as atividades a serem desenvolvidas na fase de execução e acompanhamento do projeto, incluindo o plano de ação, monitoramento e avaliação.
  • B. A identificação da necessidade de criação de um projeto em um órgão público sempre ocorre em âmbito estratégico, uma vez que a necessidade identificada no âmbito operacional é um processo.
  • C. A especialização do conhecimento, a visão individual sobre a administração e o foco restrito na atividade exercida para a operacionalização do produto ou serviço são características de uma estrutura organizada por processos.
  • D. O gerenciamento por projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas com a finalidade de atender às necessidades dos indivíduos que estejam diretamente envolvidos no projeto e possam ser afetados, positiva ou negativamente, pelos resultados desse projeto.
  • E. A área de gerenciamento da qualidade do projeto é responsável pela identificação e análise de riscos, bem como pelo planejamento das respostas aos riscos que possam atrapalhar o andamento do projeto.

Assinale a opção correta a respeito de planejamento estratégico, tático e operacional.

  • A. Para a formulação da estratégia de uma instituição, segundo a análise SWOT, é relevante que se avalie o ambiente interno com a finalidade de se identificarem as oportunidades e as ameaças existentes dentro da organização.
  • B. Os planos operacionais correspondem à tradução e à interpretação das decisões estratégicas e são realizados nos níveis intermediários de uma instituição.
  • C. A definição da visão de uma instituição é compreendida como uma etapa do planejamento estratégico, com o foco no futuro e naquilo que se pretende alcançar no longo prazo.
  • D. O planejamento estratégico, para ser eficaz, deve possuir conteúdo detalhado e analítico, e a amplitude de sua abrangência deve ser orientada para cada unidade organizacional.
  • E. Com o detalhamento das tarefas, os planos de curto prazo para dar cobertura às atividades individuais dos servidores de um órgão são inerentes ao planejamento tático.

Os processos de planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação são integrantes do processo administrativo ou organizacional. Acerca desses processos, assinale a opção correta.

  • A. O processo de avaliação de desempenho possibilita a verificação da eficiência, da eficácia e da efetividade organizacional, visa ao aperfeiçoamento da gestão e tem foco prospectivo.
  • B. Atividades de acompanhamento e monitoração do trâmite dos processos judiciais de um tribunal são inerentes ao processo de planejamento do órgão.
  • C. O processo de direção em uma instituição está vinculado ao ordenamento das tarefas, possui foco na execução dos processos e tem caráter impessoal por se referir aos padrões técnicos estabelecidos.
  • D. São necessários grandes avanços tecnológicos para que a comunicação se concretize por meio das soluções tecnológicas, pois estas ainda estão restritas à transmissão de informações.
  • E. No processo de planejamento, a análise do cenário presente é preponderante em relação às perspectivas futuras, pois a etapa mais importante do planejamento é a identificação da situação atual.

Assinale a opção correta com referência à gestão de desempenho e à gestão de resultados na produção de serviços públicos.

  • A. Na gestão de desempenho por competências, o conhecimento é o componente mais importante a ser observado no empregado, pois a entrega do serviço final para a instituição depende de essa característica estar presente no indivíduo.
  • B. Na gestão de desempenho por competências, a prioridade é avaliar, em detrimento de competências individuais, o alcance das competências organizacionais, porque são estas últimas que contribuem para a sobrevivência e a diferenciação da organização no segmento em que atua.
  • C. A gestão por resultados envolve o monitoramento e a avaliação de desempenho da instituição para a verificação dos resultados almejados, bem como a retroalimentação e a adoção de medidas corretivas decorrentes da avaliação.
  • D. A administração gerencial no setor público absorveu características da administração burocrática por remunerar e promover servidores com base no tempo de serviço.
  • E. A administração por resultados no setor público tem como foco o alcance de metas orçamentárias, independentemente do grau de satisfação do cidadão.

Assinale a opção correta relativa a tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização das organizações formais modernas.

  • A. Uma condição almejada pelas organizações modernas é a sustentabilidade, que se restringe à adoção de medidas ecologicamente responsáveis.
  • B. Assessoria, departamentalização funcional e descentralização são princípios de organização instituídos neste terceiro milênio.
  • C. A teoria da contingência defende a utilização, pela organização, do princípio geral e universal da administração para as situações específicas.
  • D. As organizações com áreas funcionais orientadas para processos alocam pessoas de departamentos permanentes para executarem atividades temporárias em uma única função como, por exemplo, a prestação de serviços.
  • E. As renovações ocorridas nas estruturas organizacionais do século XXI caracterizam-se pelo corte ou enxugamento no tamanho das organizações e pelo desenvolvimento das estruturas matriciais e das redes horizontais.

Na elaboração de relatórios, observam-se alguns aspectos básicos (OLIVEIRA, 1998). Analise as asserções a seguir:

Um aspecto de grande valia para os relatórios gerenciais são os gráficos

PORQUE

têm finalidade de facilitar o entendimento do assunto através de melhor visualização dos níveis de tomada de decisão, por exemplo.

É correto afirmar que

  • A. tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
  • B. a primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma preposição verdadeira.
  • C. as duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • D. as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
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