Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Na avaliação de desempenho, as escalas de classificação ancoradas comportamentalmente não incluem a abordagem de incidentes críticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão da qualidade exige o desenvolvimento e a qualificação de processos, materiais e fornecedores de modo a garantir a qualidade na fabricação e montagem de equipamentos, bem como na realização de medições, calibrações, testes e ensaios. No Brasil, os sistemas de qualidade de empresas que querem fornecer produtos e serviços com qualidade internacional são orientados pelas normas da série ISO 9000. Os laboratórios de calibração e ensaios brasileiros devem atender à norma ABNT ISO/IEC 17025 (2001) de modo a comprovarem qualidade e competência técnica na realização de seus trabalhos. Considerando as principais definições associadas à garantia da qualidade de projetos e serviços, julgue os itens seguintes.

A garantia da qualidade de projetos e serviços focaliza apenas as metodologias e os equipamentos, sem considerar a qualidade dos recursos humanos envolvidos, pois essa é uma responsabilidade do departamento de pessoal da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

Uma das principais vantagens da descentralização é motivar o indivíduo no momento em que ele participa do processo de tomada de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos gerais da administração, julgue os itens a seguir.

Uma estrutura organizacional menos verticalizada hierarquicamente tem mais oportunidades para refinar a informação de um emissor, permitindo que ela seja percebida mais favoravelmente pelo receptor. No entanto, esse tipo de estrutura organizacional gera uma barreira para a comunicação eficaz.

  • C. Certo
  • E. Errado

É(são) atividade(s) a ser(em) executada(s) pelo assistente de aluno, conforme o plano de cargos e salários.

  • A.

    Assistir o corpo docente nas unidades didáticopedagógicas com os materiais necessários à execução de suas atividades.

  • B.

    Tratar sem urbanidade as pessoas.

  • C.

    Tornar público assuntos sigilosos da repartição.

  • D.

    Zelar pela economia do material e pela depredação do patrimônio público.

  • E.

    Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização.

Em decorrência da implementação de seu projeto de expansão, a empresa ABC precisa aumentar o seu quadro de empregados. As pessoas a serem contratadas serão alocadas na nova sede da empresa, cuja construção está prestes a ser finalizada. Nesse cenário, o psicólogo L da empresa, gerente da área de recursos humanos (RH), é incumbido de realizar os procedimentos necessários para a contratação dos novos empregados, que ocuparão cargos diversos. Com o objetivo de orientar a correta realização desse processo, o psicólogo L tem em mente que as pessoas selecionadas virão se vincular a uma empresa já consolidada, líder no mercado local e com longa história de sucesso financeiro.

Com base na situação hipotética descrita acima, julgue os itens a seguir, que versam sobre os processos de recrutamento e de seleção de pessoal.

daquele atributo para o sucesso no desempenho das atividades.  A avaliação do sucesso do processo de seleção de pessoal da empresa ABC deverá levar em consideração a avaliação que os chefes ou os supervisores imediatos fazem do pessoal selecionado, ainda que alguns desses chefes e supervisores tenham sido contratados juntamente com os funcionários avaliados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um programa de qualidade, são ações básicas de gerenciamento dos processos:

  • a.

    missão, objetivos, metas e estratégias.

  • b.

    missão, objetivos, metas e políticas.

  • c.

    pessoas, tecnologias, sistema de informações e estrutura organizacional.

  • d.

    planejamento, desenvolvimento, controle e ação corretiva.

  • e.

    tecnologias, estruturas, fatores de produção e processos.

Uma vantagem relativa ao sistema de armazenamento de ponto-de-uso é:

  • A. (A) facilidade de controle;
  • B. (B) maior facilidade para manter a precisão do registro de estoque;
  • C. (C) possibilidade de utilizar armazenamento especializado;
  • D. (D) redução do estoque de segurança;
  • E. (E) eliminação ou redução do manuseio do material.

As tecnologias da informação vêm sendo cada vez mais utilizadas no contexto de técnicas e práticas que visam maior produtividade e qualidade, além de mecanismos de aperfeiçoamento contínuo. Algumas dessas práticas encontram-se sistematizadas por instituições reconhecidas na área de gestão das tecnologias da informação, o que levou à publicação de modelos como o capability maturity model (CMM), o control objectives for information and related technology (COBIT) e o information technology infrastructure library (ITIL). Acerca desses modelos, julgue os seguintes itens.

Segundo o ITIL, um informed customer é qualquer indivíduo, equipe ou grupo que tenha recebido informações técnicas ou treinamento sobre um determinado serviço ou produto de tecnologias da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Os sistemas de avaliação de desempenho devem relacionar-se necessariamente ao cargo, ser práticos e usar medidas confiáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...