Questões de Administração

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Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A possibilidade de atritos entre as pessoas é uma desvantagem da estrutura formal.

  • B.

    A redução da carga de comunicação dos chefes é uma vantagem da estrutura informal.

  • C. A dificuldade de controle é uma desvantagem da estrutura formal.
  • D.

    A disputa pelo poder é uma desvantagem da estrutura informal.

Um dos principais pontos da abordagem sistêmica das organizações é

  • A.

    o reconhecimento de que quanto mais o agrupamento de tarefas em departamentos obedecer o princípio de semelhança mais eficiente será a organização.

  • B.

    a compreensão adequada de conceitos de papéis, normas e valores, como componentes relevantes de um sistema social.

  • C.

    o reconhecimento de que o homem é, ao mesmo tempo, condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

  • D.

    a definição de organização como um sistema de forças ou atividades conscientes e coordenadas, de dois ou mais indivíduos.

  • E.

    a possibilidade de analisar a organização e seu relacionamento com os sistemas políticos.

Julgue os itens abaixo, relativos a organização e métodos.

A construção da missão das organizações pauta-se na análise de suas atividades-meio.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atividades organizacionais dependem de algumas funções essenciais para se chegar à eficácia, ou seja, a resultados desejados pela organização. O planejamento e o controle são funções gerenciais que auxiliam intensamente no crescimento da organização. Nesse sentido, julgue os itens abaixo.

Os sistemas de controle burocrático baseiam-se em normas e regulamentos rígidos, na formalização da estrutura e na centralização das decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A metodologia da pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade de pesquisa também para o contexto organizacional. A introdução dessa metodologia de pesquisa nesse contexto exige, contudo, que certos obstáculos sejam superados. As alternativas abaixo expressam corretamente esses obstáculos segundo Thiollent (1985), EXCETO:

  • A.

    O forte espírito empresarial da área organizacional, o que faz com que seja mal vista por pesquisadores de outras áreas.

  • B.

    A dependência do consentimento dos diretores para a realização para a realização da pesquisa.

  • C.

    A progressiva "moralização" da área empresarial.

  • D.

    As limitações oriundas do poder privado.

Assinale a alternativa que define corretamente o significado de Pesquisa Par-ticipante de acordo com Brandão (1981).

  • A.

    Trata-se de uma pesquisa sobre a participação da população nas deci-sões políticas do país.

  • B.

    É uma forma coletiva de obtenção de conhecimento que possibilita que grupos e classes participem do direito e do poder de pensarem e produzi-rem saber sobre si próprias.

  • C.

    Pesquisa científica sobre a realidade social com vista à elaboração de projetos políticos de desenvolvimento social.

  • D.

    Pesquisa onde o "objeto de pesquisa" são as classes populares.

A eficiência e a eficácia da ARH de uma organização dependem da ação conjunta de todos os empregados, mas é de responsabilidade gerencial. Cabe ao gerente a missão de comando; ele deve ser um líder a fim de conseguir a colaboração de sua equipe, em benefício da organização e da coletividade. Nesse âmbito, ao desempenhar suas atividades, o gerente de recursos humanos deve

  • A.

    distribuir o trabalho, comprar novos equipamentos, acompanhar e avaliar o desempenho.

  • B.

    emitir opinião pessoal acerca de aspectos do trabalho e do funcionamento da organização a terceiros.

  • C.

    reconhecer a individualidade manifestada por meio de características herdadas ou adquiridas e dispensar tratamento particularizado aos empregados da organização.

  • D.

    proferir em público reações de apreço a grupos religiosos ou comunitários que compartilhem de suas crenças.

  • E.

    oferecer feedback aos empregados, bem como promover o bem-estar das equipes, concedendo remuneração variável como diferencial para os mais competentes.

Podemos definir liderança como

  • A. combinação de recursos, conhecimentos e técnicas que criam e produzem um produto ou serviço.
  • B. influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana, para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
  • C. função administrativa que define os objetivos a atingir e estabelece os meios e programas para alcançá-los.
  • D. o processo de manutenção que as pessoas da organização utilizam para administrar suas relações com o futuro.

A pesquisa participante exige que se formule um conceito de ciência desvincu-lado de padrões universais e aplicado a situações mais específicas, a chamada ciência popular. Todas as afirmações abaixo representam características des-se novo conceito de ciência, EXCETO:

  • A.

    O conhecimento, produto dessa ciência, é codificado segundo os padrões da forma dominante.

  • B.

    O conhecimento produzido é empírico, fundado no senso comum.

  • C.

    Essa forma de produção de conhecimento possui sua própria racionalida-de e sua própria estrutura de racionalidade.

  • D.

    Trata-se de uma dimensão antiga e válida da atividade científica e cultural que avançou e continua a avançar fora dos canais acadêmicos institucio-nais e governamentais.

A administração de recursos humanos (ARH) é uma área interdisciplinar e relativamente nova. Envolve conceitos de áreas de conhecimento como Psicologia Organizacional, Engenharia Industrial, Direito, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho etc.

Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos internos da organização (abordagem introversiva), como a aspectos externos (abordagem extroversiva).

A ARH faz uso de técnicas que são aplicadas diretamente ou indiretamente às pessoas, visando obter e fornecer dados ou subsídios para a tomada de decisões organizacionais.

Com relação a esse tema, é correto afirmar que as técnicas de ARH de abordagem introversiva incluem

  • A.

    plano de carreiras, plano de cargos e salários e política de incentivo ao bom desempenho.

  • B.

    análise e descrição de cargos, treinamento operacional, recrutamento e seleção de pessoal.

  • C.

    acompanhamento e avaliação de desempenho, pesquisa de benefícios e remuneração variável.

  • D.

    higiene e segurança no trabalho, relações sindicais e legislação trabalhista.

  • E.

    pesquisa de salários e benefícios, relações com entidades de formação profissional e seleção de pessoal.

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