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Administração - Recompensas e Punições - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
A manutenção de uma política salarial traz como vantagem para a organização:
mantém uma política salarial rígida e imutável.
permissão para que os gerentes façam alterações à sua própria vontade.
a garantia do atingimento dos resultados da organização.
a padronização das rotinas de trabalho.
a aplicação das faixas e classes salariais aos casos, facilitando o tratamento do assunto.
Administração - Decisão em Administração - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
O processo decisorial depende das características pessoais do tomador de decisões e da situação na qual está envolvido. Este processo desenvolve-se em sete etapas. Assinale a alternativa que não se refere a uma das etapas do processo decisório:
procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.
implementação da alternativa escolhida.
controle e análise da situação que envolve algum problema.
definição de objetivos.
percepção da situação.
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Uma consultora de Recursos Humanos foi contratada por uma multinacional para reavaliar os processos de comunicação interna da empresa. A preocupação da empresa era com as relações interpessoais, que estavam impedindo o funcionamento adequado da organização devido à existência de muitos conflitos não administrados (competições exacerbadas, rivalidade e disputas pelo poder). Para tentar retratar as relações interpessoais, a consultoria utilizou-se da "Janela de Johari", conforme tabela abaixo:
na relação "eu aberto" com "eu aberto", a pessoa compartilha reações ou sentimentos gerados por acontecimentos imediatos, revelando deliberadamente algo que esconde, nivelando a comunicação.
na relação "eu cego" com "eu aberto", comunicações que a própria pessoa não percebe são reveladas de forma inconsciente.
na relação "eu aberto" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.
a relação "eu cego" com "eu cego" é um estágio de relacionamento interpessoal profundo, a comunicação é intensa.
na relação "eu cego" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.
Administração - Controle - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
A empresa possui a área de serviços e áreas funcionais normais. Assinale a alternativa abaixo que não compreende a função de Planejamento e Controle de Projeto (PCP):
O PERT e o CPM são ferramentas úteis em problemas de coordenação de atividades, que devem ser executadas em determinada ordem. A respeito dos elementos do PERT/CPM, pode-se afirmar que:
atividade fantasma é a que não consome tempo nem recursos, sendo utilizada apenas para definir relações de interdependência;
tempo mais cedo é a data-limite para sua realização, além da qual o tempo total de execução das atividades será alterado;
folga livre é o atraso máximo em uma atividade sem alterar o prazo máximo para seu término;
folga total é o atraso máximo em uma atividade sem alterar a data mais cedo de início da atividade seguinte;
primeira data de início é a última data possível para iniciar uma atividade sem alterar a programação.
A linha de autoridade contínua, que une todas as pessoas da organização demonstrando quem se reporta a quem, é identificada pela
estrutura plana.
prestação de contas.
responsabilidade social.
cadeia de comando.
estrutura por processos.
A estrutura organizacional que centraliza o poder de decisão no presidente e nos departamentos subordinados é a
por processo.
matricial.
divisional.
por produto.
funcional.
Estratégia é
um nível da hierarquia que garante que a organização transforme seus objetivos em ações.
uma forma de planejamento com vistas a garantir que a organização torne seus objetivos adequados às decisões do nível tático.
um curso de ação com vistas a garantir que a organização formalize os objetivos estabelecidos no nível operacional.
um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos.
um curso de ação com vistas a garantir que a organização funcione sem a formalização de objetivos.
Em relação aos critérios de avaliação do desempenho das organizações, analise as seguintes conceituações:
I e II;
I e III
I e IV
II e III
II e III
Os critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho dos sistemas organizacionais são: eficiência, eficácia e competitividade. A eficácia pode ser vista como:
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