Questões de Administração

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A manutenção de uma política salarial traz como vantagem para a organização:

  • A.

    mantém uma política salarial rígida e imutável.

  • B.

    permissão para que os gerentes façam alterações à sua própria vontade.

  • C.

    a garantia do atingimento dos resultados da organização.

  • D.

    a padronização das rotinas de trabalho.

  • E.

    a aplicação das faixas e classes salariais aos casos, facilitando o tratamento do assunto.

O processo decisorial depende das características pessoais do tomador de decisões e da situação na qual está envolvido. Este processo desenvolve-se em sete etapas. Assinale a alternativa que não se refere a uma das etapas do processo decisório:

  • A.

    procura de alternativas de solução ou de cursos de ação.

  • B.

    implementação da alternativa escolhida.

  • C.

    controle e análise da situação que envolve algum problema.

  • D.

    definição de objetivos.

  • E.

    percepção da situação.

Uma consultora de Recursos Humanos foi contratada por uma multinacional para reavaliar os processos de comunicação interna da empresa. A preocupação da empresa era com as relações interpessoais, que estavam impedindo o funcionamento adequado da organização devido à existência de muitos conflitos não administrados (competições exacerbadas, rivalidade e disputas pelo poder). Para tentar retratar as relações interpessoais, a consultoria utilizou-se da "Janela de Johari", conforme tabela abaixo:

  • A.

    na relação "eu aberto" com "eu aberto", a pessoa compartilha reações ou sentimentos gerados por acontecimentos imediatos, revelando deliberadamente algo que esconde, nivelando a comunicação.

  • B.

    na relação "eu cego" com "eu aberto", comunicações que a própria pessoa não percebe são reveladas de forma inconsciente.

  • C.

    na relação "eu aberto" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.

  • D.

    a relação "eu cego" com "eu cego" é um estágio de relacionamento interpessoal profundo, a comunicação é intensa.

  • E.

    na relação "eu cego" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.

A empresa possui a área de serviços e áreas funcionais normais. Assinale a alternativa abaixo que não compreende a função de Planejamento e Controle de Projeto (PCP):

  • A. planejamento da estrutura do projeto.
  • B. planejamento de controle de progresso.
  • C. planejamento e controle de custos.
  • D. controle da documentação.
  • E. planejamento e integração de objetivos.

O PERT e o CPM são ferramentas úteis em problemas de coordenação de atividades, que devem ser executadas em determinada ordem. A respeito dos elementos do PERT/CPM, pode-se afirmar que:

  • A.

    atividade fantasma é a que não consome tempo nem recursos, sendo utilizada apenas para definir relações de interdependência;

  • B.

    tempo mais cedo é a data-limite para sua realização, além da qual o tempo total de execução das atividades será alterado;

  • C.

    folga livre é o atraso máximo em uma atividade sem alterar o prazo máximo para seu término;

  • D.

    folga total é o atraso máximo em uma atividade sem alterar a data mais cedo de início da atividade seguinte;

  • E.

    primeira data de início é a última data possível para iniciar uma atividade sem alterar a programação.

A linha de autoridade contínua, que une todas as pessoas da organização demonstrando quem se reporta a quem, é identificada pela

  • a.

    estrutura plana.

  • b.

    prestação de contas.

  • c.

    responsabilidade social.

  • d.

    cadeia de comando.

  • e.

    estrutura por processos.

A estrutura organizacional que centraliza o poder de decisão no presidente e nos departamentos subordinados é a

  • a.

    por processo.

  • b.

    matricial.

  • c.

    divisional.

  • d.

    por produto.

  • e.

    funcional.

Estratégia é

  • A.

    um nível da hierarquia que garante que a organização transforme seus objetivos em ações.

  • B.

    uma forma de planejamento com vistas a garantir que a organização torne seus objetivos adequados às decisões do nível tático.

  • C.

    um curso de ação com vistas a garantir que a organização formalize os objetivos estabelecidos no nível operacional.

  • D.

    um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos.

  • E.

    um curso de ação com vistas a garantir que a organização funcione sem a formalização de objetivos.

Em relação aos critérios de avaliação do desempenho das organizações, analise as seguintes conceituações:

  • A.

    I e II;

  • B.

    I e III

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    II e III

Os critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho dos sistemas organizacionais são: eficiência, eficácia e competitividade. A eficácia pode ser vista como:

  • A. a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas;
  • B. a capacidade de realizar tarefas com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível dos recursos;
  • C. a relação entre esforço e resultado;
  • D. o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos;
  • E. a relação entre itens produzidos dentro das especificações e a quantidade total de itens.
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