Questões de Administração

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O responsável pelo treinamento e desenvolvimento de gerentes em uma grande multinacional do setor farmacêutico incentiva a construção de competências essenciais que originarão produtos inovadores. Desta forma, em seus programas de Gestão de Competências, ele incentiva o desenvolvimento de

  • A.

    competências específicas a cada uma das áreas vitais da empresa.

  • B.

    competências que diferenciam a empresa perante concorrentes e clientes e constituem a razão de sobrevivência da empresa.

  • C.

    competências individuais que compreendam as competências gerenciais

  • D.

    competências presentes entre os grupos e pessoas de cada área.

  • E.

    programas de formação e treinamento gerenciais, concebidos como um conjunto de eventos independentes das atividades profissionais.

Os recursos humanos, materiais e financeiros que fluem dentro da organização referem-se ao controle

  • a.

    contingencial.

  • b.

    preventivo.

  • c.

    corretivo.

  • d.

    simultâneo.

  • e.

    automático.

As três dimensões da "cadeia de valor" representadas pela arquitetura de RH são:

  • A.

    a função, o sistema e o comportamento dos empregados.

  • B.

    o ambiente externo, o sistema e o comportamento dos dirigentes.

  • C.

    a função, o sistema político e o treinamento dos empregados.

  • D.

    a decisão, o modelo gerencial e o comprometimento dos empregados.

  • E.

    a metodologia, o scorecard e o comprometimento dos empregados.

A motivação não é comportamento em si, nem é desempenho, mas, refere-se à ação e às forças internas e externas que influenciam a escolha de um indivíduo. As teorias de motivação

  • a.

    são indefinidas na relação comportamental.

  • b.

    são definidas como um fenômeno social.

  • c.

    predizem comportamentos.

  • d.

    são descritas como não-intencionais.

  • e.

    não são multifacetadas.

A Gerência de RH compreende:

  • A.

    planejamento da organização do projeto, aquisição de pessoal, desenvolvimento da equipe e dissolução da equipe.

  • B.

    planejamento da orientação do projeto, aquisição de software de administração de RH, desenvolvimento dos sistemas e disseminação dos resultados.

  • C.

    projeto de competências e oportunidades, treinamento de pessoal, desenvolvimento de procedimentos e realimentação do processo.

  • D.

    organização do projeto hierárquico, alocação de pessoal, movimentação da equipe e desenvolvimento da equipe.

  • E.

    planejamento da organização do projeto, designação do pessoal de decisão, disposição da equipe de patrocinadores e reorientação da equipe de decisão.

Os componentes da Remuneração Total de um funcionário são:

  • A.

    remuneração básica, piso salarial, benefícios.

  • B.

    incentivos salariais e progressões.

  • C.

    remuneração básica, incentivos salariais e benefícios.

  • D.

    remuneração básica e participação nos lucros.

  • E.

    piso salarial e plano previdenciário.

As dimensões essenciais no desenho contingencial de cargos são:

  • A.

    variedade, satisfação, eficiência.

  • B.

    percepção, autonomia.

  • C.

    preocupação com o conteúdo do cargo, baseado na comunicação.

  • D.

    recursos, sistemas, retroação.

  • E.

    variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas, retroação.

O aprendizado na organização deve

  • a.

    ser transferível para o cargo.

  • b.

    atender necessidades pessoais.

  • c.

    ser aberto, adaptando objetivos enquanto ocorre.

  • d.

    ser em sala de aula.

  • e.

    vir do quadro hierárquico inferior.

Uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, como ele faz e por que ele faz é:

  • A. descrição de remuneração.
  • B. função assessoria.
  • C. avaliação de reação.
  • D. modelo administrativo.
  • E. descrição de cargo.

O ciclo de vida de um projeto é composto pelas seguintes etapas:

  • a.

    introdução, concepção, escolha e saturação.

  • b.

    introdução, crescimento, maturidade e declínio.

  • c.

    planejamento, execução, verificação e correção.

  • d.

    concepção, planejamento, execução e conclusão.

  • e.

    introdução, publicação, seleção e contratação.

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