Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de análise dos cenários interno e externo de uma organização e à gestão de projetos. Os escritórios de projeto podem ser estruturados em três níveis distintos, que são o operacional, o tático e o estratégico, de acordo com o incremento de responsabilidades que recebem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de análise dos cenários interno e externo de uma organização e à gestão de projetos. Na administração de projetos, o escopo do produto faz parte do escopo do projeto, mas com ele não deve ser confundido. O escopo do produto refere-se às características, ou seja, às especificações funcionais e técnicas do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Função Organizacional Marketing, embora muito presente nas empresas privadas, não é exclusiva desse setor, sendo desenvolvida também nas organizações públicas e no terceiro setor. Sobre as atividades e estratégias de Marketing, analise as assertivas abaixo.

I - A Secretaria de Ação Social de um município, ao enviar um comunicado à imprensa, está se utilizando da ferramenta do composto de comunicação denominada marketing direto.

II - Uma Prefeitura Municipal, ao construir um condomínio exclusivo às pessoas a partir de 60 anos de idade, utilizou-se da base de segmentação chamada demográfica.

III - Um Banco Público, ao lançar um novo produto a seus clientes dentro de uma linha já existente, está utilizando a estratégia denominada profundidade.

IV - O Departamento Estadual de Trânsito, ao levantar as situações mais recorrentes em que os usuários de carros descumprem a Lei Seca, está utilizando a pesquisa causal.

Estão corretas as assertivas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I e IV.

O diretor de marketing de uma empresa farmacêutica recebeu as seguintes incumbências: estruturação do departamento de marketing, alocação da força de vendas por área geográfica e atribuição de bônus e prêmios aos vendedores. Ao realizar essas incumbências, o diretor estará exercendo as seguintes funções administrativas:

  • A. planejamento, organização e direção;
  • B. planejamento, organização e controle;
  • C. organização e controle;
  • D. direção e controle;
  • E. organização e direção.

Uma fabricante de calçados esportivos adota a estratégia de liderança em custo - fortemente apoiada no volume de produção maior que o dos concorrentes e na eficiência logística - e oferece produtos a preços significativamente mais baixos que a concorrência a seus clientes. Essa estratégia permite que a empresa se proteja, com relação às forças competitivas da indústria, da seguinte forma, entre outras:

  • A. a eficiência logística dá à empresa poder de barganha junto a fornecedores;
  • B. o volume de produção representa barreira à entrada de novos concorrentes;
  • C. o volume de produção permite que a empresa aumente continuamente seus lucros;
  • D. o custo baixo permite que a empresa continue obtendo lucros quando seus concorrentes já tiverem suas margens de lucro consumidas pela competição;
  • E. a eficiência logística permite que a empresa combine estratégia de liderança em custo e estratégia de foco em nicho.

Um gerente de marketing recebeu cerca de 50 currículos de candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do grande número de informações e das restrições de tempo e de recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas duas universidades consideradas as melhores da cidade, pois acredita que “dessas universidades só sai gente bem formada”. Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está utilizando-se de uma heurística conhecida como:

  • A. representatividade;
  • B. disponibilidade;
  • C. ancoragem;
  • D. framing;
  • E. decisão satisfatória.

Segundo Porter, para que a organização possa planejar sua estratégia e obter vantagem competitiva, faz-se necessário observar e compreender a empresa em sua totalidade. Para isso, propôs a cadeia de valores genérica como base de análise. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. A gerência de recursos humanos faz parte do grupo de atividades primárias.

II. Logística externa e marketing e vendas fazem parte do grupo de atividades primárias.

III. Logística interna faz parte do grupo de atividades de apoio.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Para a previsão de consumo de materiais adequados, NÃO deve ser utilizado o método

  • A. das expectativas móveis.
  • B. do último período.
  • C. da média móvel.
  • D. da média com ponderação exponencial.
  • E. dos mínimos quadrados.

A Cia. Tudo Certo compra 1.000 unidades de um componente por ano. O custo fixo por pedido é US$ 40,00. O custo anual unitário de manter o componente no estoque é US$ 0,50. O lote econômico de compras que otimiza os custos de manter e de adquirir o componente deve conter

  • A. 200 unidades.
  • B. 400 unidades.
  • C. 540 unidades.
  • D. 100 unidades.
  • E. 1.000 unidades.

Os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos denominam-se estoque em

  • A. consignação.
  • B. trânsito.
  • C. processos.
  • D. movimentação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...