Questões de Administração

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Com relação às formas de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação formativa tem caráter pedagógico e se dá ao longo do processo.

II. A avaliação somativa se dá ao término de determinado processo ou etapa.

III. As avaliações formativa e somativa pressupõem, a partir do resultado da avaliação, uma classificação final.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A avaliação de desempenho que conta com a participação de diversas pessoas, como chefe, pares, subordinados, clientes internos e externos é denominada avaliação

  • A. de experiência.
  • B. de 180º.
  • C. de 360º.
  • D. por resultados.
  • E. de potencial.

A avaliação 360° é um formato menos utilizado do que a popularidade da metáfora de 360° faz supor. Por um lado, faz sentido utilizá-la, sobretudo, com gestores ou com supervisores e nos contextos organizacionais em que a

  • A. gestão dominante seja focada em resultados mensuráveis e que haja a definição clara de competências acordadas por todos os envolvidos nesse método de avaliação.
  • B. gestão tradicional predomina, mantendo controle prévio e a discricionariedade de benefícios.
  • C. existência da avaliação por objetivos complemente os resultados de percepção de todos os stackeholders.
  • D. legislação trabalhista permita que todos os fornecedores possam efetivamente opinar sobre o desempenho dos colaboradores que fazem parte desse processo de avaliação.
  • E. cultura dominante se caracterize por valores e práticas reais de grande confiança e de abertura na comunicação.

Acerca da abordagem por processos e da mensuração de indicadores de processos, julgue os próximos itens. Tendo em vista que informação constitui o principal insumo para a mensuração do desempenho, o processo de medição deve garantir que tal informação atenda aos requisitos de precisão, exatidão, completude, temporalidade e inadaptabilidade, de modo a não comprometer a qualidade e confiabilidade do indicador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes. O indicador social é uma medida dotada de significado social substantivo que torna palpável um conceito social abstrato e vem adquirindo relevância no processo de tomada de decisão no setor público, pois auxilia o gestor no acompanhamento do resultado efetivo dos programas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes. A adoção do Balanced Scorecard em um contexto público requer adaptações desde a adequação das perspectivas até o rearranjo de indicadores relevantes, válidos e confiáveis, o que, por sua vez, potencializa as chances de sucesso do processo de formulação e implementação de políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes. A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações sociais, o que torna sua utilização inconsistente com metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard, que requer indicadores mais objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem diversos métodos consagrados para avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização. Alguns métodos são pautados por medidas objetivas com foco no resultado alcançado pelo funcionário, enquanto em outros a avaliação se dá por meio de medidas subjetivas baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos do avaliado. O método que constitui exemplo da primeira categoria é:

  • A. Escala gráfica, em que cada fator de desempenho recebe uma avaliação quantitativa.
  • B. Lista de verificação, no qual é utilizado um formulário de dupla entrada com fatores de avaliação previamente definidos e graduados.
  • C. Escolha forçada, baseado na observação e registro de comportamentos considerados extremos, tanto positivos, como negativos.
  • D. Incidentes críticos, no qual se compara pares binários de funcionários, apontando aquele que apresenta o melhor desempenho em situações desafiadoras.
  • E. Avaliação participativa por objetivos, que considera o estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes e subordinados.

Com relação aos custos de transação, analise as afirmativas a seguir.

I. Ocorrem à margem dos custos de produção.

II. Podem ser incrementados pelo oportunismo dos agentes econômicos.

III. São estabelecidos como função da tecnologia de produção utilizada.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Uma fabricante de massas alimentícias consome semanalmente uma média de 3000 quilos de farinha de trigo. A empresa compra a farinha de um moinho em lotes de 15000 quilos, a um preço de R$3,00 por quilo. Uma encomenda realizada junto ao moinho leva, em média, 3 semanas para ser recebida. A fim de se precaver contra eventuais oscilações de demanda, a fabricante de massas opera com um estoque de segurança de 9000 quilos de farinha de trigo. Os estoques máximo e médio de farinha de trigo na fabricante de massas são, respectivamente:

  • A. 9000 quilos e 7500 quilos;
  • B. 15000 quilos e 7500 quilos;
  • C. 24000 quilos e 16500 quilos;
  • D. 24000 quilos e 12000 quilos;
  • E. 27000 quilos e 14500 quilos.
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