Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As macroestratégias, equivalentes à conduta que a empresa vai escolher perante o ambiente, tendo em vista a sua missão e seus propósitos, bem como o resultado do diagnóstico estratégico, se enquadram na forma de estratégia quanto à

  • A. amplitude.
  • B. concentração.
  • C. fronteira.
  • D. qualidade dos resultados.

Uma abordagem sistêmica do mundo corporativo permite compreender que a área de pedagogia empresarial e a área de comunicação estão intrinsecamente relacionadas. Um exemplo de elemento contextual que tem gerado importantes mudanças tanto na comunicação quanto na pedagogia empresarial é:

  • A. a aceitação das antigas estruturas organizacionais;
  • B. a manutenção das competências prioritárias dos empregados;
  • C. o alinhamento da tecnologia da informação à estratégia do negócio;
  • D. a modelagem dos meios e canais tradicionais utilizados nas empresas;
  • E. o foco nos ruídos produzidos pelo emissor das mensagens internas.

Porter, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas, identificou três estratégias genéricas que são adotadas pelas empresas. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.

I. Enquanto as estratégias de “enfoque” e “diferenciação” operam no âmbito de toda a indústria, a posição de “baixo custo” se concentra em determinado segmento do mercado.

II. A estratégia de baixo custo demanda forte investimento em pesquisa e desenvolvimento para atingir a liderança pretendida.

III. A estratégia de diferenciação contempla mais fortemente a avaliação e os incentivos subjetivos às metas quantitativas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com relação à Teoria Geral de Sistemas (TGS), analise as afirmativas a seguir.

I. No modelo sociotécnico de Tavistok a organização é concebida como um sistema fechado com dois subsistemas.

II. A TGS contraria a ideia de organização como um sistema fechado, determinístico e protegido de influências externas.

III. Os sistemas fechados, no processo de entropia negativa, renovam as energias necessárias à sua sobrevivência.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A estratégia consiste

  • A. na elaboração de planos, programas e projetos para a implementação das estratégias das organizações.
  • B. em planos capazes de serem executados, ou seja, compreende as metas e tarefas específicas.
  • C. no mapeamento e alinhamento dos objetivos da organização e de seus planos táticos e operacionais, ajustando a percepção do ambiente interno sob as influências do ambiente externo.
  • D. na resolução de problemas de determinado setor, tais como saúde pública, habitação, educação e segurança pública.
  • E. nas estratégias deliberadas, pretendidas, emergentes, realizadas e não realizadas de uma organização.

Em relação ao Conflito nas Organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O conflito na visão das relações humanas é um processo natural nos grupos e organizações.

( ) Na visão interacionista, procura-se encorajar os dirigentes do grupo a manter constantemente um nível mínimo de conflito.

( ) A técnica de resolução de conflitos que se relaciona ao não enfrentamento diz respeito a minimizar as diferenças entre as partes conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.

( ) A utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito refere-se à técnica de estimulação de conflito denominada comunicação.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, V, V
  • B. F, V, F, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, F, V, V

A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:

  • A. homem social;
  • B. homo economicus;
  • C. homem organizacional;
  • D. homem funcional;
  • E. homem complexo.

O processo de comunicação nas organizações está sujeito a algumas barreiras que podem dificultar, ou mesmo impedir, que haja uma compreensão efetiva das mensagens veiculadas. Os três tipos de barreiras são:

  • A. barreiras legais, barreiras sociais e barreiras comportamentais.
  • B. barreiras pessoais, barreiras comunicacionais e barreiras entre níveis hierárquicos.
  • C. barreiras físicas, barreiras tradicionais e barreiras tecnológicas.
  • D. barreiras pessoais, barreiras físicas e barreiras semânticas.
  • E. barreiras tecnológicas, barreiras sociais e barreiras legais.

Em uma situação de crise de imagem, os profissionais do departamento de comunicação devem aconselhar o assessorado a

  • A. deixar a crise seguir seu rumo, confiando na pouca memória do público e na possibilidade de rapidamente outra crise tomar os noticiários.
  • B. aumentar as verbas publicitárias, de modo a conquistar a simpatia dos repórteres dos veículos de comunicação.
  • C. fugir do enfrentamento com a imprensa, para evitar que a empresa se torne a principal fonte de informações sobre o caso.
  • D. fugir do enfrentamento com a imprensa, para evitar que a empresa se torne a principal fonte de informações sobre o caso.
  • E. construir uma relação sólida com a imprensa por meio do oferecimento de informações exclusivas e brindes promocionais.

As necessidades humanas listadas a seguir foram hierarquizadas por A. Maslow, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Necessidades fisiológicas
  • B. Necessidades de segurança
  • C. Necessidades sociais
  • D. Necessidades espirituais
  • E. Necessidades de autorrealização
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...