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Administração - Abordagens Neoclássicas da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A administração por objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. As características principais da doutrina da APO incluem o(a)
fraca participação dos órgãos de assessoramento.
Administração - Abordagens Neoclássicas da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A administração por objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. As características principais da doutrina da APO incluem o(a)
ênfase na mensuração e no controle de resultados.
São modos de administração de conflitos:
confrontação ou solução do problema, descomprometimento, realimentação, prevalência e retirada.
confrontação ou solução do problema, comprometimento, acomodação, prevalência e retirada.
redefinição de equipes, comprometimento, acomodação, omissão e recomposição.
confrontação ou acomodação, comportamento situacional, conciliação, cisão e retirada.
solução do problema por autoridade, compreensão, conversação, prevalência e predominância adaptativa.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2001
No processo organizacional é possível identificar quatro funções essenciais: planejamento, organização, direção e controle. Indique a seguir a opção correta.
A função de planejamento tem por objetivo pensar o passado da organização, com base em dados históricos e/ou a construção de cenários de modo a possibilitar a definição de objetivos e estratégias.
Um dos objetivos da função controle é acompanhar e avaliar os resultados alcançados, comparando o planejado com o executado de modo a corrigir rumos sempre que necessário.
A função de direção refere-se aos aspectos formais da organização, cujos principais temas são motivação, liderança, comunicação, sistema de recompensas.
A função de controle pode ser entendida como acompanhamento e avaliação. O acompanhamento ocorre no final do processo de execução, enquanto a avaliação ocorre durante o processo.
A função organização refere-se ao levantamento de oportunidades e ameaças para definição de objetivos e metas.
A cada dia a sociedade e o Estado vão formulando maneiras mais adequadas para a execução de atividades governamentais. O texto abaixo define um instrumento de ação do governo.
"Meio pelo qual a administração delega a execução de um serviço público a um agente particular, para que esse o explore por sua conta e risco, no prazo e nas condições ajustadas, mediante remuneração por tarifa, cobrada dos usuários". Essa definição corresponde aUma organização pode ser estruturada segundo diferentes critérios de departamentalização. Se a intenção da organização é estruturar-se para o atendimento das necessidades do seu público-alvo, ela deve optar pelo critério de departamentalização
funcional em todos os níveis da hierarquia organizacional.
matricial no nível operacional da hierarquia organizacional.
por produto em todos os níveis da hierarquia organizacional.
por cliente nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.
por projeto nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.
"A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência " (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.
A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.
A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.
A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.
A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.
A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Na primeira metade do século XX prevaleceram os ideais burocráticos cujas crenças eram a possibilidade de controle administrativo sobre a realidade e o racionalismo baseado na ordem, uniformidade e padronização o que deu origem a estruturas rígidas e estáticas. Indique a opção que identifica o rompimento com essas idéias.
A abordagem clássica de administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo regras genéricas de funcionamento e adotando a descentralização administrativa.
A abordagem humanística da administração percebe o indivíduo como recurso organizacional, motivando-o através de recompensas de cunho material.
A abordagem contingencial da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, adotando práticas voltadas para eficácia e flexibilidade.
A abordagem sistêmica da administração percebe a organização como um sistema técnico e fechado, estabelecendo o estudo de mercado como primordial.
A abordagem weberiana da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo recompensas financeiras como forma de motivação.
Um consultor alinhado com as idéias da readministração estará preocupado em:
estudar o mercado, expectativas dos clientes, tecnologia dos fornecedores e forças políticas; a importância dos objetivos a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar demonstrativos contábeis e resultados financeiros.
estudar o mercado interno e externo de produtos importados; a importância da missão a curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de desempenho de eficiência.
estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância dos objetivos de curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.
estudar o contexto organizacional, os ambientes culturais internos; a importância da missão a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar balanços e balancetes; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.
estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância da missão; a cultura e o clima organizacional que afetam os recursos humanos, seu desenvolvimento e desempenho; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar processos e estruturas; analisar indicadores de desempenho e resultados sociais alcançados.
Planejar é o ato de escolher, entre diferentes opções, por aquelas que proporcionem o alcance de uma determinada finalidade. Esta função, inerente ao trabalho de qualquer gerente, foi evoluindo no tempo, adaptando-se às exigências de uma ambiência cada vez mais turbulenta. Assinale a opção que melhor contempla elementos que, ao serem considerados, denotam visão estratégica da empresa.
Ambiência estável, sujeita a escassez. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Visão reativa do futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva centralizadora do planejamento com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.
Ambiente sujeito a descontinuidade. Dificuldade em exercer um controle sobre os fatores externos. Futuro encarado como imprevisível. Gerências inovadoras e adaptáveis. Perspectiva descentralizadora e não burocrática do planejamento.
Ambiente externo relativamente estável. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Previsibilidade sobre o futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva voltada para a análise racional e o prognóstico sobre produtos e serviços a serem postos no mercado.
Ambiente sujeito a continuidade. Possibilidade de exercer um controle sobre os fatores externos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva de desconcentração e normatização do planejamento.
Ambiente instável sujeito a turbulência. Impossibilidade de exercer um controle sobre os fatores internos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva de concentração, com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.
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