Questões de Administração

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A administração por objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. As características principais da doutrina da APO incluem o(a)

fraca participação dos órgãos de assessoramento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A administração por objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. As características principais da doutrina da APO incluem o(a)

ênfase na mensuração e no controle de resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

São modos de administração de conflitos:

  • A.

    confrontação ou solução do problema, descomprometimento, realimentação, prevalência e retirada.

  • B.

    confrontação ou solução do problema, comprometimento, acomodação, prevalência e retirada.

  • C.

    redefinição de equipes, comprometimento, acomodação, omissão e recomposição.

  • D.

    confrontação ou acomodação, comportamento situacional, conciliação, cisão e retirada.

  • E.

    solução do problema por autoridade, compreensão, conversação, prevalência e predominância adaptativa.

No processo organizacional é possível identificar quatro funções essenciais: planejamento, organização, direção e controle. Indique a seguir a opção correta.

  • A.

    A função de planejamento tem por objetivo pensar o passado da organização, com base em dados históricos e/ou a construção de cenários de modo a possibilitar a definição de objetivos e estratégias.

  • B.

    Um dos objetivos da função controle é acompanhar e avaliar os resultados alcançados, comparando o planejado com o executado de modo a corrigir rumos sempre que necessário.

  • C.

    A função de direção refere-se aos aspectos formais da organização, cujos principais temas são motivação, liderança, comunicação, sistema de recompensas.

  • D.

    A função de controle pode ser entendida como acompanhamento e avaliação. O acompanhamento ocorre no final do processo de execução, enquanto a avaliação ocorre durante o processo.

  • E.

    A função organização refere-se ao levantamento de oportunidades e ameaças para definição de objetivos e metas.

A cada dia a sociedade e o Estado vão formulando maneiras mais adequadas para a execução de atividades governamentais. O texto abaixo define um instrumento de ação do governo.

"Meio pelo qual a administração delega a execução de um serviço público a um agente particular, para que esse o explore por sua conta e risco, no prazo e nas condições ajustadas, mediante remuneração por tarifa, cobrada dos usuários".

Essa definição corresponde a

  • A. Pagamento em troca de serviços
  • B. Privatização
  • C. Contrato de risco
  • D. Contrato de gestão
  • E. Contrato de concessão

Uma organização pode ser estruturada segundo diferentes critérios de departamentalização. Se a intenção da organização é estruturar-se para o atendimento das necessidades do seu público-alvo, ela deve optar pelo critério de departamentalização

  • A.

    funcional em todos os níveis da hierarquia organizacional.

  • B.

    matricial no nível operacional da hierarquia organizacional.

  • C.

    por produto em todos os níveis da hierarquia organizacional.

  • D.

    por cliente nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.

  • E.

    por projeto nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.

"A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência " (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.

  • A.

    A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.

  • B.

    A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.

  • C.

    A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.

  • D.

    A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.

  • E.

    A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.

Na primeira metade do século XX prevaleceram os ideais burocráticos cujas crenças eram a possibilidade de controle administrativo sobre a realidade e o racionalismo baseado na ordem, uniformidade e padronização o que deu origem a estruturas rígidas e estáticas. Indique a opção que identifica o rompimento com essas idéias.

  • A.

    A abordagem clássica de administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo regras genéricas de funcionamento e adotando a descentralização administrativa.

  • B.

    A abordagem humanística da administração percebe o indivíduo como recurso organizacional, motivando-o através de recompensas de cunho material.

  • C.

    A abordagem contingencial da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, adotando práticas voltadas para eficácia e flexibilidade.

  • D.

    A abordagem sistêmica da administração percebe a organização como um sistema técnico e fechado, estabelecendo o estudo de mercado como primordial.

  • E.

    A abordagem weberiana da administração percebe a turbulência do ambiente organizacional, estabelecendo recompensas financeiras como forma de motivação.

Um consultor alinhado com as idéias da readministração estará preocupado em:

  • A.

    estudar o mercado, expectativas dos clientes, tecnologia dos fornecedores e forças políticas; a importância dos objetivos a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar demonstrativos contábeis e resultados financeiros.

  • B.

    estudar o mercado interno e externo de produtos importados; a importância da missão a curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de desempenho de eficiência.

  • C.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância dos objetivos de curto prazo; as políticas de recursos humanos e como suas práticas afetam o desempenho individual; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar somente os processos de planejamento e controle; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.

  • D.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes culturais internos; a importância da missão a curto prazo; as funções do sistema de recursos humanos que afetam as relações interpessoais; tão só, a administração de estoques e recursos financeiros; examinar balanços e balancetes; analisar indicadores de eficiência e eficácia organizacional.

  • E.

    estudar o contexto organizacional, os ambientes cultural, político, social e legal; a importância da missão; a cultura e o clima organizacional que afetam os recursos humanos, seu desenvolvimento e desempenho; a administração dos recursos físicos, financeiros e informacionais; examinar processos e estruturas; analisar indicadores de desempenho e resultados sociais alcançados.

Planejar é o ato de escolher, entre diferentes opções, por aquelas que proporcionem o alcance de uma determinada finalidade. Esta função, inerente ao trabalho de qualquer gerente, foi evoluindo no tempo, adaptando-se às exigências de uma ambiência cada vez mais turbulenta. Assinale a opção que melhor contempla elementos que, ao serem considerados, denotam visão estratégica da empresa.

  • A.

    Ambiência estável, sujeita a escassez. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Visão reativa do futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva centralizadora do planejamento com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

  • B.

    Ambiente sujeito a descontinuidade. Dificuldade em exercer um controle sobre os fatores externos. Futuro encarado como imprevisível. Gerências inovadoras e adaptáveis. Perspectiva descentralizadora e não burocrática do planejamento.

  • C.

    Ambiente externo relativamente estável. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Previsibilidade sobre o futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva voltada para a análise racional e o prognóstico sobre produtos e serviços a serem postos no mercado.

  • D.

    Ambiente sujeito a continuidade. Possibilidade de exercer um controle sobre os fatores externos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva de desconcentração e normatização do planejamento.

  • E.

    Ambiente instável sujeito a turbulência. Impossibilidade de exercer um controle sobre os fatores internos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva de concentração, com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

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