Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os itens que se seguem. A estrutura organizacional estabelece a divisão do trabalho, a hierarquia e as linhas de comunicação entre pessoas e entre grupos na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Douglas McGregor preocupou-se em distinguir duas concepções opostas de administração, denominadas Teoria "X" e Teoria "Y". De acordo com a Teoria "Y", supõe-se que:

  • A.

    o homem é primariamente motivado por incentivos econômicos

  • B.

    o homem é essencialmente preguiçoso e deve ser estimulado por incentivos externos.

  • C.

    os objetivos individuais, em geral, se opõem aos objetivos da organização.

  • D.

    o homem é basicamente incapaz de autocontrole e autodisciplina.

  • E.

    o potencial intelectual do ser humano médio está longe de ser totalmente utilizado.

Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os itens que se seguem. A departamentalização funcional prevê o uso de critério geográfico para definição das unidades de trabalho da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O primeiro passo para implantação de um sistema da Qualidade é a formalização, pela alta direção, de sua política da qualidade que deve

  • A. transmitir a identidade da organização e ser amplamente difundida e debatida com todos os colaboradores.
  • B. ser elaborada por profissionais do escritório da Qualidade por tratar-se de uma referência permanente para os clientes.
  • C. nortear as recomendações para melhor conhecer as rotinas operacionais e gerenciais, visando ao cumprimento das ações corretivas.
  • D. registrar todos os processos para garantir que as informações e procedimentos necessários estejam alinhados aos objetivos organizacionais.
  • E. apresentar soluções para os problemas com produtos e processos para o tratamento de não conformidades potenciais e não conformidades já ocorridas.

Administrar é tomar decisões. Entre as principais decisões está o planejamento, o qual consite em:

  • A. alocar os recursos necessários;
  • B. executar os planos;
  • C. coordenar equipes;
  • D. determinar objetivos e recursos;
  • E. verificar os resultados.

Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os itens que se seguem. A departamentalização em que se consideram as etapas ou atividades estruturadas na produção é denominada de departamentalização por projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a análise da qualidade, pode-se lançar mão de algumas ferramentas difundidas pelo movimento da Qualidade Total. Uma destas ferramentas é o Benchmarking, que consiste em um(a)

  • A. abordagem estratégica que visa, através da análise do ambiente interno, à identificação de ameaças e oportunidades e de pontos fortes e fracos da organização.
  • B. método que favorece a avaliação e o controle do sistema da qualidade com os padrões especificados pelas normas.
  • C. agrupamento sequencial de passos ou atividades com um ou vários inputs e que termina por agregar algum valor ao consumidor direto e à organização.
  • D. abordagem de gestão empresarial que conduz à tão desejada excelência, utilizando-se de procedimentos de investigação que pretendem reunir e adaptar as respostas encontradas por outras organizações.
  • E. técnica de gestão para o controle de processos de melhoria contínua, evitando erros lógicos a partir de parcerias estabelecidas com outras empresas que também adotam a gestão da qualidade total.

A liderança é o processo de influenciar comportamentos através de estilos que são reconhecidos desde a antiguidade. Pode-se dizer que o estilo de liderança que busca a popularidade com os liderados é a:

  • A. demagogia;
  • B. democracia;
  • C. autocracia;
  • D. tirania;
  • E. teocracia.

Com relação a cultura, liderança e desempenho organizacional, julgue os próximos itens. Por meio da comunicação, a liderança exerce poder ao criar ou reforçar uma realidade organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um sistema de Qualidade Total deve utilizar-se de ferramentas de apoio. Uma delas é o “Just-in-time” que tem como propósito

  • A. prevenir os erros de estoque por meio da identificação e padronização de etiquetas dos produtos.
  • B. estabelecer padrões de estoque com base na não existência de erros e deficiências.
  • C. produzir e manter plenamente os estoques para atender às possíveis demandas do mercado.
  • D. eliminar totalmente os estoques, equilibrando a produção de acordo com o consumo e em níveis superiores de qualidade.
  • E. definir qualidade conforme as necessidades do cliente e sua completa satisfação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...