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Segundo os princípios das equipes de alto desempenho, elas
possuem padrão de liderança embasada na posição hierárquica do líder.
Segundo os princípios das equipes de alto desempenho, elas
embasam a motivação na consciência da relação de desempenho e recompensa.
Segundo os princípios das equipes de alto desempenho, elas
apresentam a visão compartilhada.A crença em que a liderança é nata e universal leva as empresas a aprimorarem seus mecanismos e instrumentos de seleção na identificação de líderes para assumirem funções gerenciais. Hoje se tem outra visão da liderança. Identifique a opção que caracteriza a liderança situacional.
A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.
A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.
A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um grupo sobre outro. Caracteriza-se por ser um processo individual baseado em punições e recompensas. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida pelo comprometimento com ideais comuns, busca de consenso e formação de alianças.
A liderança é um fenômeno grupal que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo coletivo compartilhado entre todos os membros de um grupo. O poder do líder é dado pelo cargo que ocupa, legitimando sua liderança. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.
A liderança é um fenômeno organizacional que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Caracteriza-se por ser um processo de reforço da autoridade sobre os membros do grupo. O poder do líder é dado pelo grupo que o legitima. Sua influência é mantida com base na submissão dos liderados às ordens dadas.
O conflito de interesses entre empregados e empregadores foi visto de forma diferente por cada escola/teoria da administração. Assinale a opção que indica corretamente como é entendido o conflito pela escola/teoria estruturalista.
O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores ganhariam com a distribuição dos ganhos de produção.
O conflito seria superado pela sua explicitação e possibilidade de provocar mudanças.
O conflito seria superado pelo estímulo à organização informal.
O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores buscavam alcançar o mesmo objetivo.
O conflito existia e devia ser minimizado por meio de uma liderança mais democrática.
O método no qual a previsão de consumo de materiais para o próximo período é obtida calculando-se a média dos valores de consumo nos n períodos anteriores é conhecido como
método do último período.
método da média móvel.
método da média com ponderação exponencial.
método dos mínimos quadrados.
método da projeção estatística.
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os itens que se seguem. A departamentalização tem sido considerada uma técnica de definição de estrutura organizacional ultrapassada, por isso vem sendo substituída pela abordagem contingencial, cujas premissas defendem a adoção de estruturas organizacionais holísticas.
A função administrativa que se refere ao relacionamento do administrador com os seus subordinados é o(a)
avaliação
organização
planejamento
direção
Acerca da função de organização e de seus processos, julgue os itens que se seguem. A função de organização prevê a distribuição de recursos organizacionais para o alcance de uma meta que tenha sido estabelecida na função de planejamento.
O manual que tem por finalidade enfatizar e caracterizar os aspectos formais das relações entre os diferentes departamentos da empresa, bem como estabelecer e definir os deveres e responsabilidades relacionados a cada chefia ou assessoria da empresa. Esta definição se aplica ao manual:
do empregado
de organização
de políticas e diretrizes
de normas e procedimentos
de instruções especializadas
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