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Com a diminuição do papel do Estado, a crise econômica e o aumento da exclusão social as empresas têm assumido outras funções que não só a produção e comercialização de bens. Assinale a opção que descreve corretamente o conceito de responsabilidade social.
As empresas têm patrocinado competições esportivas entre seus funcionários e criado associações recreativas como forma de melhorar o relacionamento entre subordinados e chefias e de aumentar a sinergia dos grupos.
As empresas têm desenvolvido sistemas de avaliação de desempenho e de premiação como bônus e viagens para os funcionários que superarem as metas estabelecidas.
As empresas têm investido direta ou indiretamente em projetos culturais, na prestação de serviços para melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, familiares e da comunidade, e em projetos voltados para recuperação e conservação do meio ambiente.
As empresas têm investido em planos de saúde, creches, ticket refeição e de transporte, seguro de vida e previdência, como forma de assegurar melhor qualidade de vida a seus empregados e familiares.
As empresas têm investido na formação e na capacitação de seus funcionários e dependentes, de forma a mantê-los qualificados, garantir sua empregabilidade e melhorar a renda familiar.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
"Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias" (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.
concentrar-se nos objetivos - reinventar - jogar fora o que existe - imprimir a especialização de tarefas
pensar nos objetivos - jogar fora o que existe - atuar de forma gradual e incremental - rever a forma de chegar ao produto final
concentrar-se no que existe - reinventar - agir de forma incremental - rever o como fazer segundo a visão de sistemas
concentrar-se nos objetivos - reinventar - destruir o antigo - fazer segundo a visão de sistemas
pensar nos objetivos - agir de forma incremental - concentrar-se no que existe - rever a forma de chegar ao produto final
Eficiência, eficácia e efetividade são algumas das medidas utilizadas para avaliar o desempenho gerencial tanto no setor privado como no setor público. Assinale a opção que define corretamente cada uma das medidas citadas.
Por eficiência se entende a relação entre objetivos organizacionais planejados e realizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.
Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar se os objetivos foram alcançados.
Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.
Por eficiência se entende a relação entre necessidades da comunidade e os resultados alcançados pela ação organizacional. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os gastos com a produção versus resultados alcançados.
Por eficiência se entende a relação entre os gastos realizados e o valor da produção. A eficácia permite avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade. A efetividade visa avaliar se os objetivos da comunidade foram alcançados.
Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das definições de administração.
( ) Campo de estudo em que se analisa o funcionamento das organizações e se busca formas de melhorar seu desempenho.
( ) Ação de alocar recursos, orientar e supervisionar pessoas com objetivo de alcançar um fim ou fins que garantam a sobrevivência de uma organização.
( ) Designação dada aos dirigentes de uma organização.
( ) Local nas organizações onde se tomam providências administrativas, como as relativas a aspectos legais e registros.
Assinale a opção que responde corretamente à questão.
Em consonância com a realidade social e na busca de maior eficácia as empresas têm procurado formas mais democráticas de administração, criando novas bases para o desenvolvimento de práticas participativas.(Paulo Roberto Motta, 1991)
Assinale a opção que descreve corretamente a participação direta do indivíduo nas decisões da empresa.A participação direta se faz por eleição de representantes que agem em nome dos funcionários influenciando decisões voltadas para a coletividade dos membros, através da participação em comitês.
A participação direta se faz por eleição de representantes que decidem pelo indivíduo que tarefas realizar, de modo a aumentar a distribuição de informação e de poder, valendo-se da participação em comissões.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a centralização da informação e do poder, seja através dos círculos de qualidade ou processos grupais de decisão.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para a solução de problemas que dizem respeito à coletividade dos seus membros, seja através de comitês ou comissões paritárias.
A participação direta se faz por decisões tomadas pelo indivíduo no nível da tarefa voltadas para autonomia local e melhor distribuição da informação seja através do planejamento participativo ou círculos de qualidade.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Imagine que você seja um consultor e é chamado a aumentar a produtividade de uma organização. Seu desejo é aplicar princípios descritos pela Escola Clássica e pela Escola de Relações Humanas. Assinale a seguir a opção que não expressa princípios de ambas as teorias.
Estudo de tempos e movimentos visando a racionalização do trabalho, seleção dos empregados pela gerência e treinamento comportamental das chefias.
Seleção dos empregados pela gerência visando adequação do homem ao cargo, estímulo à organização informal e remuneração com base na produção.
Estabelecimento de remuneração com base na produção visando remunerar o empregado mais produtivo, centralização das decisões e estímulo à organização informal.
Treinamento comportamental das chefias para atuarem como líderes visando a uma relação mais produtiva, melhoria da comunicação entre empregados e chefias e estímulo à organização informal.
Pagamento dos empregados segundo a complexidade das tarefas visando a um tratamento justo, definição da unidade de comando e treinamento comportamental das chefias.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
O papel do gerente nas organizações pode ser visto de diferentes formas tais como funções, papéis, habilidades e níveis hierárquicos. Identifique a opção que indica corretamente as funções gerenciais segundo Fayol e os papéis gerenciais segundo Mintzberg.
Segundo os princípios das equipes de alto desempenho, elas
são multifuncionais, sem especificação rígida de tarefas.
Segundo os princípios das equipes de alto desempenho, elas
baseiam-se no aprendizado contínuo, visando à detecção e à correção de erros.
Tomando por base o processo de controle, identifique a opção que apresenta, de forma seqüencial, as fases deste processo.
Definição da meta; padrão de medida; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.
Identificação do problema; medidas corretivas; padrão de medida; e comparação entre planejado e executado.
Definição da meta; identificação do problema; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.
Identificação do problema; padrão de medida; medidas corretivas; e decisão e ação.
Padrão de medida; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e identificação do problema.
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