Questões de Administração

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Com relação às etapas para elaboração do planejamento estratégico, assinale a opção correta.

  • A. Na primeira etapa do planejamento estratégico, são verificados os acertos e as falhas da implementação ou da estratégia em relação aos objetivos.
  • B. As etapas de um plano estratégico não possuem limite de tempo, visto que as estratégias podem ser alteradas durante a sua execução.
  • C. Independentemente da organização e da metodologia adotada, a sequência de etapas para elaboração de um plano estratégico é rígida e sem variações.
  • D. As etapas do plano estratégico devem ter início e fim, além de não serem concorrentes ou paralelas no cômputo total.
  • E. A orientação adotada por uma organização e a sua função são repensadas na etapa de avaliação da estratégia vigente.

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

  • A. procura a melhor maneira para qualificar seus líderes e toda equipe de servidores públicos, a partir de perfis correlatos.
  • B. delimita seus objetivos, metas, missão e visão de futuro, qualificando o seu pessoal com foco nas tendências burocráticas organizacionais.
  • C. qualifica as equipes de servidores públicos para desenvolver suas funções adequadamente.
  • D. identifica com precisão as lacunas funcionais retardadoras ou bloqueadoras dos objetivos estratégicos, com foco nos resultados e no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes desejáveis às equipes de servidores públicos.
  • E. delimita seus objetivos, metas, missão e visão organizacional com foco na avaliação de desempenho.

No que se refere ao planejamento estratégico de TI e ao balanced scorecard (BSC), assinale a opção correta.

  • A. O BSC reflete o equilíbrio entre os objetivos de curto e de longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, pois suas perspectivas são clientes, financeira, objetivos internos e conhecimento.
  • B. O BSC é um método desenvolvido especificamente para o planejamento da área de TI de uma empresa e tem implicações diretas na definição de sistemas de informação com impacto estratégico.
  • C. O BSC é um método utilizado para medição e gestão das ações empresariais, portanto não deve ser utilizado juntamente com o planejamento estratégico de TI.
  • D. O mapa estratégico de TI desenvolvido por intermédio do BSC é mais estratégico para as áreas de negócio da empresa que para o planejamento estratégico.
  • E. A formulação do BSC é orientada à estratégia, sendo útil para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e associar objetivos e medidas, planejar, estabelecer metas e alinhar expectativas, inclusive para um plano estratégico de TI.

Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando

  • A. uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo.
  • B. uma maior iniciativa e a criatividade do profissional.
  • C. uma competição constante entre os colaboradores internos.
  • D. a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima.
  • E. a redução do absenteísmo.

A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional

  • A. na medida em que apoia a necessidade de coerência interna, destacando os valores dos indivíduos e o compromisso dos servidores com os resultados da organização pública.
  • B. pois a elaboração de uma meta ideal, mesmo que seja inviável na aplicabilidade, motiva os servidores para o trabalho.
  • C. pelo resultado individual comparativo de cada servidor público e a remuneração financeira de seus vencimentos mensais.
  • D. na justa necessidade de proporcionar um ambiente favorável para mensurar as competências internas.
  • E. de forma genérica, pois acomoda todos os servidores públicos frente às suas reponsabilidades.

Segundo a teoria de Maslow, o comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos, tornando-se assim fontes de motivação. Quanto a Pirâmide de Maslow, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Necessidades humanas podem ser dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, formando uma pirâmide onde a base são as necessidades fisiológicas.
  • B. O nível básico da pirâmide é o atendimento das necessidades básicas.
  • C. A medida que necessidades de níveis menores vão sendo satisfeitas, outras de nível mais elevados guiam o comportamento do indivíduo.
  • D. Mesmo que uma necessidade seja atendida, ela continua sendo motivadora do comportamento.
  • E. O nível mais elevado da pirâmide é a auto realização, o sucesso pessoal.

O Planejamento Estratégico Organizacional possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação desta com o seu ambiente. Normalmente, é uma responsabilidade do nível institucional da organização e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos. Julgue os itens a seguir em relação ao tema.

I- Existe metodologia universal para o desenvolvimento do planejamento estratégico. Esta metodologia deve considerar que as organizações são similares em relação ao ambiente e afetadas igualmente pelas incertezas futuras.

II- Depois de formalizado, o planejamento deve ser seguido a risca, não podendo ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

III- A análise de SWOT (Debilidades, Oportunidades, Forças e Ameaças) é uma maneira eficiente de identificar os pontos fortes e fracos (internos) de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no ambiente de atuação.

(E) A definição da missão é fundamental para os stakeholders de uma organização, uma vez que estes não participam do organograma interno.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

A departamentalização é entendida como o agrupamento de acordos, com um critério específico de homogeneidade, das atividades organizacionais e seus correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades internas. Assinale a alternativa incorreta sobre as vantagens da departamentalização organizacional.

  • A. A departamentalização é indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.
  • B. A departamentalização permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
  • C. A departamentalização permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades e exigências dos canais de mercado e distribuição.
  • D. A departamentalização facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto final. Assim, as diversas atividades de departamento tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal dos processos finalísticos.
  • E. A departamentalização facilita a inovação, já que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto final.

Um indicador de eficiência é aquele que:

  • A. Expressa a utilização dos limites da empresa.
  • B. Expressa o aumento da satisfação dos clientes (internos ou externos).
  • C. Expressa o aumento dos resultados em função da utilização dos recursos.
  • D. Expressa a melhor utilização de um recurso.

Pedro Ramalho, diretor administrativo, recebeu a incumbência de implantar um plano motivacional para sua equipe, baseado na teoria de McClelland. Ele deverá promover ações

  • A. para atenderem às necessidades de realização, de poder e de afiliação.
  • B. para satisfazerem às necessidades financeiras de segurança e de autorrealização.
  • C. de melhoria das condições físicas de trabalho, de estabilidade no emprego e capacitações.
  • D. de capacitações, estabelecer objetivos difíceis e metas desafiadoras.
  • E. desafiadoras, constantes feedbacks e recompensas financeiras.
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