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Uma das bases para a formulação da estratégia é a análise das:
organizações e seus objetivos;
vantagens competitivas e o ramo do negócio;
ameaças e oportunidades do ambiente;
consultas aos clientes internos;
tendências e necessidade de decisões.
A teoria que sustenta que a motivação individual e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a ele pertinentes denomina-se
Douglas McGregor preocupou-se em distinguir duas concepções opostas de administração, denominadas Teoria "X" e Teoria "Y". De acordo com a Teoria "Y", supõe-se que
o homem tem uma hierarquia de necessidades que vão das básicas às de auto-realização.
o homem é essencialmente preguiçoso e deve ser estimulado por incentivos externos.
os homens rendem melhor quando devidamente pressionados pelos seus superiores.
o potencial intelectual do ser humano médio está longe de ser totalmente utilizado.
O estudioso que preconizou a divisão das funções do administrador e estudou isoladamente a função administrativa, por entender que essa função existe em toda e qualquer empresa, sendo, portanto, universal, além de ser considerado, por isso, o verdadeiro pai da administração, foi:
René Descartes;
Frederick Taylor;
Henry Gantt;
Stephen Robbins;
Henri Fayol.
O princípio da classificação que permite a intercambialidade de sobressalentes e demais materiais de consumo é:
Uma instituição pública municipal de porte médio, dedicada ao atendimento à população de rua, vinha enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetiva no desempenho de sua missão institucional. A instituição conta com um quadro de funcionários de grande competência e, pela proximidade com o cliente final, o feedback do trabalho dos funcionários é automático. Um novo prefeito assumiu, com a promessa de fazer mudanças na instituição. Avaliando que a liderança da instituição não é eficaz, o prefeito substituiu os líderes antigos, orientados para as pessoas, por líderes orientados para a tarefa. Ao fim de dois anos, nenhum impacto significativo pôde ser observado no desempenho da instituição.
No contexto descrito, de acordo com as abordagens contemporâneas de liderança, é provável que tenha ocorrido o seguinte:
A figura abaixo representa um instrumento conhecido como grade gerencial, proposto por Blake e Mouton.
As letras A, B, C, D e E representam os cinco principais estilos de liderança identificados pelo modelo de Blake e Mouton. Sobre esses tipos de liderança, é correto afirmar que:
"Estrutura formal, objeto de grande parte de estudos das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma".
(Trecho extraído do livro " Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial" de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, 11 ed. São Paulo. Atlas, 2000, p. 82)
Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como uma das características da organização formal.
distribuição da autoridade e de responsabilidade
Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de oito pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade pelo controle dos próprios horários.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
Herbert Simon contrapôs a idéia do homos economicus, que considerava ser uma concepção passiva, com o que denominou "homem administrativo". Com esse conceito procurava mostrar que
o comportamento humano na organização não é pautado apenas pelos aspectos materiais e recompensas financeiras.
o indivíduo administra suas emoções dentro da organização de forma diferente do que faz em sua vida privada.
as decisões do indivíduo na organização são tão mais programadas quanto maior é o nível hierárquico.
a emoção e a intuição são mais importantes que a racionalização no processo decisório empresarial.
no processo de tomada de decisão na organização não são consideradas todas as alternativas possíveis, buscando-se apenas uma decisão satisfatória.
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