Questões de Administração

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Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

De acordo com Gido e Clements (2011), um gestor de projetos ........ sabe o que ........ a ........ e cria um ambiente ........ no qual as pessoas trabalham como parte de uma equipe de alto ........ e são ........ a se superar.

  • A. competente – atrapalha – eficiência – tranquilo – padrão – obrigadas
  • B. estimulador – amplia – motivação – estável – mérito – autorizadas
  • C. competente – motiva – equipe – incentivador – desempenho – estimuladas
  • D. motivador – emociona – equipe – acolhedor – gabarito – levadas
  • E. atualizado – melhora – criatividade – estimulador – nível – estimuladas

A utilização do sistema 5S objetiva melhorar as condições do ambiente de trabalho e, assim, diminuir o desperdício, o número de acidentes, e melhorar a produtividade. Sabendo-se que a cada palavra do 5S corresponde uma determinada intenção ou senso, associe corretamente o bloco inferior ao superior.

PALAVRAS

1. Seiton

2. Seiketsu

3. Seiri

4. Shitsuke

5. Seisou

SENSOS

( ) Senso de limpeza

( ) Senso de utilização ou descarte

( ) Senso de ordenação

( ) Senso de autodisciplina ou manutenção

( ) Senso de higiene

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
  • B. 4 – 1 – 3 – 5 – 2.
  • C. 5 – 3 – 1 – 4 – 2.
  • D. 5 – 1 – 2 – 4 – 3.
  • E. 2 – 3 – 5 – 1 – 4.

Um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração é o chamado enfoque contingencial – cuja perspectiva pode ser resumida pela proposição “não existe uma única melhor forma de organizar”. Entre as contribuições fundamentais do enfoque contingencial estão:

  • A. a formulação do conceito de campo organizacional;
  • B. a proposição dos princípios gerais da administração;
  • C. o reconhecimento da organização informal;
  • D. a diferenciação entre modelo mecânico e modelo orgânico de organização;
  • E. a incorporação da dimensão simbólica na análise do ambiente organizacional.

A respeito do Método dos Incidentes Críticos usado para avaliar o desempenho, é correto afirmar que ele

  • A. se baseia no fato de que no comportamento humano não existem características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracassos).
  • B. se baseia na expectativa de que no comportamento humano existem algumas circunstâncias que podem, ou não, levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • C. se baseia na suposição de que no comportamento humano podem existir características intrínsecas que tendem a levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • D. tem por base a circunstância de que no comportamento humano existem características que não podem levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • E. se tem por base a circunstância de que no comportamento humano existem características que não podem levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).

O comprometimento com a organização pode ser compreendido como vínculo que articula cognição e afeto e ação. Por ação compreende-se o conjunto de comportamentos manifestos em prol da

  • A. crença aos valores empresariais.
  • B. organização.
  • C. identificação com os métodos de trabalho.
  • D. obediência manifesta.
  • E. aceitação de todas práticas corporativas.

As dimensões do modelo tridimensional do comprometimento organizacional foram definidas como componentes, sendo eles

  • A. afetivo, de continuação e normativo.
  • B. crença, esforço e vínculo.
  • C. orgulho, pertencimento e estabilidade.
  • D. oportunidades, remuneração e objetivos.
  • E. missão, valores e sinergia.

Na organização, o desempenho administrativo está relacionado fortemente com as habilidades do Administrador. Assinale a afirmativa que caracteriza habilidade conceitual.

  • A. É o desempenho de atividades ou trabalhos especializados dentro das organizações.
  • B. É a capacidade de assimilar as complexidades da organização de forma global e alavancar o ajustamento do comportamento dos participantes.
  • C. Refere-se ao tratamento com pessoas no sentido de compreender suas atitudes e motivações, conduzindo a liderança.
  • D. Relaciona-se à consideração acurada das implicações de todos os elementos conhecidos de um problema.

“A miopia gerencial e arrogante e a resistência à mudança que paira em grande parte no sistema produtivo devem dar lugar à aprendizagem, ao conhecimento, ao pensar, ao refletir e ao resolver os desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos” (Vitor da Fonseca, na obra “Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva.”). O autor, embora português, relata uma realidade que é muito semelhante à brasileira. A compreensão dessa afirmativa deve gerar consequências na gestão organizacional e nas estratégias corporativas, envolvendo a competência de gestão:

  • A. do imprevisível e da excelência;
  • B. sistemática da rotina;
  • C. focada na redução de custos;
  • D. direcionada para a manutenção;
  • E. situada na perspectiva de trabalho seguro e estável.

Os autores estruturalistas - como Blau, Etzioni, Thompson e outros - trouxeram importantes aportes para o desenvolvimento do campo teórico da administração. Entre as contribuições trazidas, o estruturalismo apontou que os conflitos organizacionais não são disfuncionais, mas sim processos sociais fundamentais, propulsores da mudança e do desenvolvimento. Esses conflitos têm origem nos interesses e racionalidades divergentes dos grupos, gerando tensões e dilemas que não podem ser eliminados, pois são inerentes às relações de produção e constituintes da dinâmica organizacional. Um dos dilemas básicos na organização é o que ocorre entre:

  • A. organização especializada e organização não especializada;
  • B. escolha racional e racionalidade limitada;
  • C. burocracia representativa e burocracia autocrática;
  • D. incentivos mistos e incentivos monetários;
  • E. disciplina burocrática e especialização profissional.

As cinco etapas compreendidas pela metodologia Seis Sigma são:

  • A. verificar, quantificar, estruturar, implantar e melhorar.
  • B. identificar, rotular, medir, preparar e controlar.
  • C. analisar, descrever, programar, implantar e ratificar.
  • D. descrever, quantificar, estruturar, retificar e melhorar.
  • E. definir, medir, analisar, melhorar e controlar.
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