Questões de Administração

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Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo na ordem em que aparecem.

O ........ de competências ........ (core competences) desenvolvido por Hamel e Prahalad trata das competências sob uma perspectiva .........: a ........

  • A. conceito – essenciais – abrangente – corporativa
  • B. modelo – básicas – organizacional – corporativa
  • C. programa – essenciais – limitada – grupal
  • D. conjunto – básicas – pessoal – individual
  • E. desenvolvimento – específicas – abrangente – departamental

Em períodos de crise fiscal, torna-se fundamental assegurar a implementação do planejamento e o alcance dos objetivos estabelecidos pela organização, ganhando destaque a função do controle. Sobre os mecanismos de controle administrativo, é correto afirmar:

  • A. Balanços contábeis são instrumentos de controle tático, que permitem monitorar e controlar as despesas programadas e efetuadas em cada exercício contábil, apontando desvios e a necessidade de medidas corretivas.
  • B. O ciclo PDCA, conhecido como ciclo da melhoria contínua, é um instrumento de planejamento estratégico da organização, que tem como objetivo principal maximizar a eficiência dos resultados, em busca da excelência do negócio.
  • C. O controle de qualidade, buscando assegurar que materiais, produtos e serviços alcancem padrões elevados, melhora a produtividade da empresa, sendo considerado, portanto, um tipo de controle operacional.
  • D. A contabilidade de custos é um tipo de controle operacional, que envolve informações sobre a distribuição e análise de curto prazo dos custos de uma unidade organizacional.
  • E. A programação just-in-time (JIT) é uma ferramenta tática da organização, possibilitando reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho por meio do controle de estoque.

Para oferecer um melhor atendimento às demandas dos cidadãos, as organizações públicas têm, dentre outros desafios, o de mapear e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores, alinhando-os às estratégias organizacionais. Esse processo é conhecido como

  • A. Gestão da Mudança.
  • B. Administração por Objetivos.
  • C. Gestão de Resultados.
  • D. Gestão por Competências.
  • E. Empowerment.

Para melhorar o desempenho de um processo, é INCORRETO

  • A. eliminar burocracia.
  • B. assegurar agregação de valor.
  • C. reduzir o ciclo de tempo.
  • D. tornar os fornecedores parceiros.
  • E. aumentar a complexidade de um processo.

Na administração de processos, há dois tipos de fluxograma: vertical e horizontal. Eles são indicados para representação, respectivamente, do fluxo de

  • A. rotinas e procedimentos.
  • B. procedimentos e pessoas.
  • C. pessoas e procedimentos.
  • D. procedimentos e rotinas.
  • E. pessoas e rotinas.

O planejamento dos programas e projetos visando a alcançar as estratégias de uma determinada organização é chamado de Planejamento

  • A. Operacional.
  • B. Regional.
  • C. Estratégico.
  • D. Global.
  • E. Tático.

Sobre os estilos de comportamento de um líder em relação aos seus liderados, analise as afirmativas a seguir.

I. A liderança liberal deixa os funcionários à vontade para a tomada de decisão.

II. A liderança autoritária centraliza as decisões e impõe sua vontade sobre o grupo.

III. A liderança autocrática hierarquiza as funções e estimula as competências individuais.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Na comunicação interpessoal há uma troca de mensagens:

  • A. Entre duas ou mais pessoas, que trocam entre si as funções de controle das mensagens escritas.
  • B. Entre duas ou mais pessoas, que trocam entre si as funções de controle e avaliação das mensagens.
  • C. Entre duas ou mais pessoas, que trocam entre si as funções de emissor e de receptor das mensagens.
  • D. Entre pessoas, que trocam entre si as atividades de coordenação das mensagens.

Em relação ao termo Cultura Organizacional, marque o item que exprime conceitos e valores INCORRETOS sobre o tema:

  • A. A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional.
  • B. A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras.
  • C. A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
  • D. É o conjunto de costumes e realizações de um povo ou época, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto humano.

Chegado o momento da reunião em que se devem lançar os temas em discussão, não é prudente “largar as rédeas”, nem deixar que ela comece a se desenrolar para assuntos e áreas indesejadas e irrelevantes. É preciso controlar cada momento. Nos itens abaixo são apresentadas algumas regras importantes a serem cumpridas durante a reunião e as formas de como lidar com os comportamentos dos vários participantes. Marque o item onde NÃO estão representadas regras e atitudes que facilitam a condução de uma reunião produtiva:

  • A. Liberdade: deixe todos os participantes se manifestarem de forma livre.
  • B. Utilizar uma agenda: a agenda será uma linha de orientação durante o desenrolar da reunião.
  • C. Ter o material certo à mão: o ideal é colocar na mesa em frente ao lugar de cada participante uma folha com a ordem de trabalhos e um bloco onde eles poderão fazer anotações.
  • D. Evitar a dispersão: se for o líder ou moderador da reunião, esteja atento à discussão e volte aos pontos essenciais sempre que notar que há dispersão entre os participantes.
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