Questões de Administração

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Douglas McGregor foi um autor behaviorista que se preocupou em comparar dois estilos distintos de administrar, aos quais deu o nome de Teoria X e Teoria Y, e que levavam em consideração o comportamento humano nas organizações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O ser humano da Teoria X é indolente e egocêntrico. Falta-lhe ambição e trabalha o mínimo possível.

II. O ser humano da Teoria Y é naturalmente resistente às mudanças, mas tem potencial para assumir desafios.

III. Em ambos os casos (Teoria X e Teoria Y) o desempenho do ser humano varia em função dos incentivos financeiros.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Burns e Stalker, a partir de suas observações e pesquisas, propuseram uma classificação para as organizações, utilizada na atualidade, que estabelece os conceitos de organizações mecanísticas (ou mecanicistas) e organizações organísmicas (ou orgânicas).

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A. Empresas mecanicistas reúnem características de divisão do trabalho e flexibilidade de atuação.
  • B. Nas empresas orgânicas há o predomínio da comunicação e interação laterais sobre as verticais.
  • C. A organicidade pressupõe informação ascendente filtrada e decisão descendente e amplificada.
  • D. Amplitude de controle expandida caracteriza as organizações mecanicistas e sua linha hierárquica.
  • E. As empresas orgânicas e as mecanicistas se equivalem quanto à forma de reagir ao ambiente.

Os conceitos e abordagens sobre liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, sofrendo alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional. Nesse sentido,

I. A primeira abordagem sobre liderança descreve o líder como aquele que possui características que os diferencia dos não lideres, entre as quais traços físicos.

II. Entre as teorias de estilo de liderança, também chamadas teorias comportamentais, pode-se citar a preconizada por Likert, que identifica apenas dois estilos: autocrático e democrático.

III. A Teoria do Recurso Cognitivo, desenvolvida por Fiedler e Joe Garcia, pode ser citada como exemplo de Teoria Situacional e enfatiza a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I.
  • C. II.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Uma contribuição instrumental aplicável ao diagnóstico de cultura é de Porto e Tamayo, que construíram uma Escala de Valores Relativos ao Trabalho (EVT). Essa escala tem como base a teoria de valores humanos de Schwartz aplicada ao mundo do trabalho e é dividida em quatro fatores:

  • A. eficiência; criatividade; inovação e respeito ao servidor.
  • B. segurança no trabalho; relações interpessoais; status e dinheiro.
  • C. eficácia; inovação; respeito ao servidor e status.
  • D. realização no trabalho; relações sociais; prestígio e estabilidade.
  • E. qualidade no trabalho; segurança no trabalho; relações de poder e respeito a hierarquia.

Sobre os Níveis da Administração, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É de competência da alta administração da organização desenvolver políticas, estratégias e estabelecer metas para a organização como um todo.
  • B. A média administração se responsabiliza pela direção e coordenação das tarefas definidas pelos administradores de primeiro nível.
  • C. Os níveis administrativos classificam-se também em estratégico, tático e operacional.
  • D. O gerente de nível médio é o responsável direto pela produção de bens e serviços, podendo ser gerente de vendas, chefe de seção ou supervisor de produção.

Um laboratório tem sua estrutura organizada, no primeiro nível, em três divisões: cosméticos, medicamentos e higiene pessoal. Como todas as divisões estão localizadas no mesmo polo industrial e a logística utilizada é praticamente a mesma, o presidente da empresa quer rever essa estrutura, de forma a favorecer economias de escala e o uso mais eficiente dos recursos. Para isso, o presidente quer alterar a estrutura atual de divisional para funcional. Entre as possíveis desvantagens da estrutura funcional em relação à divisional, estão:

  • A. dificuldades para a comunicação e coordenação dentro das áreas funcionais; lentidão no processo decisório;
  • B. piora do clima organizacional; menor especialização técnica;
  • C. redução da capacidade de resposta ao mercado; dificuldades de responsabilização em caso de problemas;
  • D. visão limitada dos objetivos organizacionais; descentralização do processo decisório;
  • E. duplicidade de funções; dificuldade de controle.

Sobre as estruturas organizacionais, considere:

I. O grupamento das atividades de uma entidade em órgãos é efetuado de acordo com critérios de departamentalização que, entre outros, podem ser: por produtos, por clientes ou por área geográfica.

II. Dentre as relações formais verificadas na estrutura organizacional de uma instituição, pode-se citar a autoridade de linha, ou seja, aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados.

III. A denominada estrutura matricial, descrita por Fayol, pressupõe, no primeiro nível de departamentalização, as funções de produção, comercialização, finanças e administração.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e III.
  • B. I e III.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. I.

A XYZ é uma fabricante de produtos eletrodomésticos. Recentemente, a área de marketing propôs uma alteração em um dos principais produtos da empresa, que representará uma inovação significativa no mercado. No entanto, essa alteração exige um investimento significativo, envolvendo mudanças no projeto do produto e na linha de produção, além de investimentos em marketing. O presidente da empresa acredita no potencial da proposta e gostaria de “renovar os produtos e a imagem da empresa”, mas considera que os riscos envolvidos não são desprezíveis. Assim, o presidente gostaria de criar um grupo dedicado a estudar e viabilizar a inovação no produto, sob a responsabilidade do gerente de marketing, que contasse com a participação de pessoas da área de produção e da área financeira da empresa. Para tal, o presidente deveria adotar uma estrutura:

  • A. em equipe, com autoridade funcional para o gerente de marketing;
  • B. divisional, com autoridade de projeto para o gerente de marketing;
  • C. em linha, com autoridade funcional para o gerente de marketing;
  • D. em staff, com autoridade funcional para o gerente de marketing;
  • E. matricial, com autoridade de projeto para o gerente de marketing.

Em relação aos Ambientes Organizacionais, assinale a afirmativa que define o ambiente sociocultural da organização.

  • A. São as mudanças de estado que refletem na situação econômica, como taxas de inflação, desemprego, juros, crescimento do produto interno.
  • B. É o crescimento no ambiente externo que influencia o uso do conhecimento e de técnicas da organização na produção de produtos e serviços e de outras atividades.
  • C. É uma infinidade de leis e autoridades do ambiente externo que exercem forte influência na organização.
  • D. São as mudanças, como ocorrem em comportamento de consumo e estilos de vida, que afetam as ações de uma organização e a demanda por seus produtos e serviços.

As organizações de trabalho em geral sistematizam sua estrutura e suas atividades. Uma das sistematizações organizacionais que mais interessa ao pedagogo empresarial é aquela que diz respeito ao desenho de cargos, pois o desenvolvimento de competências dos funcionários está diretamente relacionado a tal sistematização. Vários modelos são utilizados para essa sistematização, com destaque para os modelos clássico, humanístico e contingencial. São características do modelo contingencial:

  • A. ênfase na tarefa e na tecnologia;
  • B. busca de eficiência por meio do método e da racionalização do trabalho;
  • C. busca da eficiência por meio da satisfação e da interação das pessoas;
  • D. recompensas salariais e materiais;
  • E. dinamismo e contínua mudança e revisão do cargo.
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