Questões de Administração

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A cultura de uma organização está representada pelo padrões de comportamento, hábitos, tradições e relacionamentos compartilhados entre seus membros. Existem vários elementos que compõem a cultura organizacional, condicionando e, de certa forma, direcionando o desempenho das pessoas.

Um desses elementos e sua respectiva descrição estão apresentados em:

  • A. poder formal – expresso na comunicação assistemática, possibilitando relações de ajuda, compadrios e boatos, elementos existentes em todas as organizações.
  • B. mitos e tabus – elementos importantes para realizar, manter a imagem da organização e imprimir nas ações das pessoas o nível de sucesso organizacional desejado.
  • C. conjunto de normas – regras escritas ou não que direcionam a forma como as pessoas devem proceder em função dos objetivos da organização.
  • D. fluxo de processos – regras de negócio estabelecidas para direcionar o relacionamento da empresa com os clientes, de maneira formal.
  • E. crenças e valores – referem-se às proibições impostas aos membros da organização e orientações relativas a fatos já ocorridos na organização e que são tidos como inquestionáveis.

Uma empresa do setor elétrico foi constituída por seu sócio-fundador em 1954 que, no ano passado, se retirou da empresa e deixou como seu substituto o neto, que é formado em Administração de Empresas. Porém, antes de se retirar da organização, solicitou a um consultor que fizesse um levantamento das características de sua empresa.

Uma característica, que se refere à cultura da organização ressaltada pelo consultor, é a seguinte:

  • A. a estratégia competitiva da empresa está formulada a partir da análise da indústria em que está operando, representada pela dimensão estrutural do setor — tecnologia e instituições regulatórias.
  • B. a empresa opera em mercados já amadurecidos, com baixa taxa de expansão e consequente pequena demanda por novos investimentos, o que facilita a sua gestão.
  • C. o mercado tem muitos concorrentes nacionais e estrangeiros, sendo um negócio que, embora com baixa lucratividade, tem um mercado bem definido e fiel à empresa.
  • D. o fluxo de caixa da empresa é positivo, em função da carteira de clientes a qual é bastante grande, já que a empresa atua tanto no mercado de varejo quanto no atacado.
  • E. os empregados apresentam baixa iniciativa e pequena capacidade de realização por autodeterminação, sendo a responsabilidade das decisões e da resolução de problemas transferida aos líderes.

Em um órgão de governo, um gestor que autorizou uma licitação não pode assumir a auditoria desse processo administrativo, pois a assunção da auditoria contrariaria um princípio básico de controle interno essencial para sua efetividade.

Esse princípio é o de

  • A. interesse pessoal
  • B. impessoalidade
  • C. segregação de funções
  • D. administração imparcial
  • E. continuidade

Acerca da matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats) e de análise de cenários, julgue os próximos itens. De acordo com a matriz SWOT, as oportunidades, em uma empresa, são situações internas e controláveis, que, se forem adequadamente aproveitadas, poderão influenciar positivamente a empresa, levando-a a adquirir vantagem competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da matriz SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats) e de análise de cenários, julgue os próximos itens. A análise de cenários, principalmente o prospectivo, não objetiva eliminar as incertezas de eventos futuros na empresa, mas organizá-las e reduzi-las a um número administrável de opções.

  • C. Certo
  • E. Errado

O BSC, acrônimo do inglês Balanced Scorecard, tem como principal objetivo o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais de uma empresa. Ele é dividido em quatro dimensões, ou perspectivas de negócio. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.

  • A. Aplicações; informações; infraestrutura; e, pessoas.
  • B. Financeira; cliente; processos internos; e, aprendizado e crescimento.
  • C. Planejar; adquirir; suportar; e, monitorar.
  • D. Esclarecer; comunicar; planejar; e, melhorar.
  • E. Forças; fraquezas; oportunidades; e, ameaças.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, o planejamento é constituído por um complexo de instrumentos, cada um com uma função específica que, devidamente articulados, garantem a eficácia do processo. Nesse sentido,

  • A. regulamento e regimento são termos sinônimos, utilizados para denominar o instrumento organizacional que apresenta a constituição, as competências e atribuições da organização.
  • B. os objetivos são estabelecidos de modo específico, pelos diversos níveis hierárquicos da organização.
  • C. a articulação dos objetivos com as metas é feita por meio de regras, que especificam a sequência cronológica a ser seguida.
  • D. as políticas funcionam como guias para o fazer, ou seja, orientam a atividade rotineira de execução de rotinas.
  • E. o plano possibilita o controle da mudança, colaborando para que ele ocorra de modo ordenado e seja eficaz.

Analise as afirmações abaixo.

I. Envolve a organização como uma totalidade.

II. É um meio para alcançar objetivos organizacionais.

III. É orientada para o médio e curto prazo.

IV. É decidida no nível institucional da organização.

Referem-se a características da estratégia, APENAS

  • A. I, III e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

Tem por vantagens garantir plena utilização das habilidades técnicas das pessoas e permitir economia de escala pela utilização integrada de pessoas e produção. Trata-se da departamentalização por

  • A. serviços.
  • B. produtos.
  • C. clientes.
  • D. fases do processo.
  • E. funções.

O clima organizacional

  • A. é o fortalecimento do poder decisório nas mãos das pessoas da organização.
  • B. está, antes de tudo, ligado ao conceito de inovação.
  • C. representa o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos que distinguem uma organização das outras.
  • D. é a influência intencionalmente exercida pela organização ou grupo, por qualquer meio, sobre a conduta de seus funcionários.
  • E. reflete o comportamento organizacional a partir da percepção dos colaboradores.
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