Questões de Administração

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A tomada de decisão é um processo que engloba a identificação do problema, dos critérios, das técnicas utilizadas para elaborar, analisar e escolher alternativas e, ainda, verificar a eficácia da decisão. A teoria de decisão no ambiente contemporâneo tem se caracterizado pelo aumento da incerteza e pela complexidade das técnicas de decisão. Nesse contexto, o administrador tomador de decisões deve considerar

  • A. o reduzido número de atores no processo decisório, tendo cada um deles uma diferente perspectiva e interpretação dos eventos.
  • B. a existência de relações de poder que apoiam os atores envolvidos no processo decisório.
  • C. que os atores envolvidos no processo decisório possuem sistemas de valor semelhantes levando a objetivos comuns.
  • D. empreender a busca do equilíbrio entre as dimensões da racionalidade com a intuição no processo decisório.
  • E. que o conjunto de ações disponíveis são claramente definidas e bem delimitadas no processo decisório.

Dentre as principais funções atribuídas aos Escritórios de Gerenciamento de Projetos, é possível mencionar: o suporte a gestão dos projetos, disseminar e aperfeiçoar a metodologia de gerenciamento, suas ferramentas e documentos padrões, além de manter a memória técnica das ações levadas a efeito na organização. Paralelamente, os Escritórios de Gerenciamento de Projetos presentes nas organizações do setor público têm como principal objetivo

  • A. substituir os gestores no processo de tomada de decisão a respeito dos projetos estratégicos.
  • B. estabelecer padrões para a administração de projetos e auditar a sua aplicação.
  • C. monitorar o desempenho dos gestores de projetos no processo de tomada de decisão dos projetos estratégicos.
  • D. disponibilizar informações que contribuam no processo de tomada de decisão estratégica sobre projetos.
  • E. apoiar a contratação e seleção de gestores de projetos.

Na gestão de projetos, os indicadores devem constituir-se em prova de que a finalidade, o objetivo e as metas previstas foram alcançados. Os indicadores de finalidade podem ser mais genéricos, desde que seja possível mensurá-los ou indicar sua qualidade. Já os indicadores de metas devem, necessariamente, ser medidos. Um bom indicador deve ser

I. essencial ao projeto;

II. objetivamente verificável;

III. imputável ao projeto, direta ou indiretamente;

IV. comum a todos os níveis do projeto.

São corretos somente os itens

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. II e IV

O orçamento, a análise de custos e os demonstrativos financeiros são as três formas básicas de descrição dos custos do projeto. Em linhas gerais, os demonstrativos financeiros de um projeto, de qualquer tipo, devem assegurar

  • A. a demonstração da incidência, distribuição, margens de redução e gravames sobre as despesas previstas para o projeto.
  • B. a determinação do custo total do projeto em seus contornos mais amplos e as previsões de possíveis alterações contingenciais.
  • C. a possibilidade de efetivo controle dos custos do projeto nas etapas subsequentes à configuração.
  • D. a conversibilidade em relação aos mecanismos orçamentários das organizações com interesse no projeto de modo a viabilizar a interação entre ambos.
  • E. a indicação do montante de despesas e entradas de recursos financeiros ao longo da duração do projeto.

A matriz de estrutura lógica é um instrumento técnico amplamente utilizado em projetos, que resulta em um processo de planejamento orientado para o resultado que se pretende alcançar. A matriz de estrutura lógica descreve o percurso técnico necessário para o alcance de uma primeira visão geral da configuração de um projeto. Sua aplicação tem como propósito

I. permitir uma visão imediata, não detalhada, do objeto, das intenções e das condições do projeto;

II. indicar os meios de coordenação de atividades simultâneas e as atividades-chave do projeto;

III. hierarquizar os problemas evidenciados no contexto no qual o projeto se insere;

IV. indicar as situações e fatores externos que, estando fora do controle e da influência do projeto, podem alterar sua condição de viabilidade.

São corretas somente as afirmativas

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. II e IV

Acerca da gestão de qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens subsequentes. Caso se pretenda descrever graficamente os itens responsáveis pela maior parcela dos problemas no âmbito da recepção de um órgão público, poderá ser utilizada a ferramenta de gestão da qualidade denominada diagrama de Pareto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à gestão por competências, tendência na gestão de pessoas em diversas organizações do setor privado e público, bem como às demais tendências relacionadas à administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir. Conforme o conceito de competência enquanto mobilização de conhecimentos e habilidades orientada para resultados, o esforço do indivíduo motivado pode ser considerado o principal responsável pelo seu desempenho no ambiente de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à gestão por competências, tendência na gestão de pessoas em diversas organizações do setor privado e público, bem como às demais tendências relacionadas à administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir. A gestão por competências traz à tona a noção de que o desempenho de uma organização é fruto de interações deliberadamente previstas entre atributos estratégicos, estruturais, contextuais e relacionados às próprias competências organizacionais e individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à gestão por competências, tendência na gestão de pessoas em diversas organizações do setor privado e público, bem como às demais tendências relacionadas à administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir. Na gestão do desempenho humano em organizações, em razão da centralidade do feedback e da orientação comportamental, é necessário complementar os métodos de avaliação do desempenho com pesquisas sobre o contexto de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das funções de caráter estratégico desempenhadas por organizações públicas, julgue os próximos itens. O termo educação corporativa, adotado por unidades de gestão de pessoas, relaciona-se ao diagnóstico e ao planejamento de programas e de ações de aprendizagem direcionados por objetivos organizacionais de curto prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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